TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical
Publicado em 4//04/2016, 10:00
452
Facebook Share Button
A tríade o poeta, a canção e o tempo é que conduz o musical. Cinquenta anos de uma carreira de sucesso e com composições que fazem um retrato multifacetado da sociedade, com suas alegrias, mazelas, sonhos, desejos, amores, conquistas e superações.

As composições de Gil guiam o conteúdo das cenas: são 11 blocos temáticos que falam sobre o movimento tropicalista, sertão, negritude, ditadura, amor, religiosidade, tecnologia, futurismo.

O tempo passa e as suas composições continuam atuais. O tempo de suas músicas é o da delicadeza, que alimenta a alma e o coração, mas também promove reflexões sobre o que nos cerca.

O objetivo não é contar uma história biográfica e sim transmitir ao público a essência de suas criações e assim pontuar a carreira musical do cantor e compositor, recheada de pérolas.

A ¨vida e a morte” pulsam em todo espetáculo. Vida que é sinônimo de música e morte que não só o ¨deixar de existir, mas a morte ¨na vida, no sol, no ar¨, como diz a canção Não Tenho Medo da Morte.

O objetivo do diretor Gustavo Gasparani é mostrar a poesia das composições de Gil. Conseguiu alcançar essa ideia com louvor com a ajuda de uma direção musical que potencializa no palco a genialidade de Gil (através do talento do elenco para o canto e para a execução dos instrumentos).

Os atores falam sobre a influência da obra do compositor em sua carreira e vida pessoal. Uma ideia que traz ao espetáculo mais emoção e mostra o quanto as criações de Gil são importantes para a história de nossa cultura.

Formam o elenco oito excelentes atores/músicos, que interpretam 55 sucessos de Gil e tocam diferentes tipos de instrumentos em cena.
As letras de várias músicas também são faladas pelos atores, reforçando o caráter poético da encenação.

O canto ecoa pelo teatro e contribui para que a poesia de Gil guie as cenas. Impressionante como o elenco tem energia e talento para aguentar mais de duas horas de espetáculo.

Energia que brota da voz, do corpo e dos vários instrumentos, já que todos são multi-instrumentistas em cena, mas nem todos são músicos profissionais, entretanto, dominam com competência a execução das músicas).

O musical salienta também o caráter tecnológico de obras de Gil, que pode ser visto em diversas composições, entre elas, Pela Internet. Além disso, trabalha com o tema do desenvolvimento eletrônico em Lunik, Cérebro Eletrônico, Vitrines, Futurível, Parabolicamará, Expresso 2222, Banda Larga Cordel e Máquina de Ritmo. Nem todas estão no musical, mas num certo momento o caráter tecnológico e visionário de Gil está presente.

O cenário valoriza a brasilidade do grande ícone de nossa MPB e conta com projeções em vídeo que contribuem para ambientar os blocos com destaque para as imagens do artista e foto de seus álbuns, e ressaltam a ligação de Gil com o universo tecnológico.

O figurino mistura informações dos anos 60 e 70, com modernidade, evidenciando a personalidade despojada de Gil, com destaque para o Tropicalismo quando incorporou o visual hippie.

Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical é a valorização do passado (com as suas criações), o presente (cinquenta anos de carreira e a agenda lotadas de shows ao lado de Caetano Veloso - turnê Dois amigos, Um século de música - e o futuro, que vislumbra muita produtividade desse cantor/compositor/poeta/filósofo, um senhor de 75 anos de vida e 50 anos de carreira artística que honra a nossa MPB.


Blocos temáticos

1) Abertura – O compositor me disse
2) Impressões à beira do cais
3) E o mar virou sertão
4) Os anos de chumbo e a Tropicália
5) A paz invadiu o meu coração
6) Negritude e fé – Refavela
7) Negritude e fé – o canto dos orixás
8) A raça humana – dois mil e Gil: uma odisseia no espaço

9) O poeta, a canção e o tempo
10) Refestança – Gil de todos os ritmos
11) A lata do poeta – metáfora


Serviço:
Período: 18 de março a 15 de maio de 2016
Horários: Quinta e Sexta às 21h00; Sábado às 21h30; Domingo às 18h
Local: Teatro Procópio Ferreira (Rua Augusta, 2823 – Jardins, São Paulo)
Duração: 105 min
Capacidade: 636 lugares
Preços dos Ingressos: Setor 1 - R$120,00; Setor 2 - R$50,00. Vendas pela bilheteria do teatro ou no site www.ingressorapido.com.br. Mais informações no telefone (11) 3083-4475.
Classificação: 12 anos

Ficha Técnica:
Autoria e Direção Geral: Gustavo Gasparani
Produção Geral: Sandro Chaim
Direção Musical e Arranjos: Nando Duarte
Direção de Movimento e Coreografia: Renato Vieira
Cenografia: Helio Eichbauer

Figurino: Marcelo Olinto
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Videografismo: Thiago Stauffer / Studio Prime
Preparação e Arranjos Vocais: Maurício Detoni
Assistente de Direção: Pedro Rothe
Cenógrafa Assistente e Produtora de Cenografia: Marieta Spada
Assistente de Coreografia: Marluce Medeiros
Figurinista assistente e Produtor de Figurino: Almir França
Visagismo: Marcio Mello
Assistente de Iluminação: Darihel de Souza
Cenotécnico: André Salles
Direção de Produção: Giba Ka
Gerente de Produção: Paula Rollo
Produção Executiva: Felipe Argollo
Assistente de Produção: Débora Rocha
Assessoria de Imprensa: Ju Mattoni Comunicação
Elenco: Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima, Rodrigo Lima
Produtores Associados: Sandro Chaim e Rose Dalney
Apresentado por: Ministério da Cultura, Governo de São Paulo e Secretaria da Cultura
Lei de Incentivo à Cultura, Proac SP
Patrocínio: Sulamérica, Sem Parar e Atlas Schindler
Apoio: Aberflex, Cia Tech, JSL

Transportadora Oficial: Avianca
Promoção: Globo
Realização: Miniatura 9, Chaim Produções, Governo de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal Pátria Educadora
https://www.facebook.com/GilbertoGilAqueleAbraco/?fref=ts
Clique nas imagens para ampliar:

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS