TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

Playground traz um olhar contemporâneo sobre a condição humana
Publicado em 11/04/2016, 07:00
436
Facebook Share Button
Playground, texto do norte-americano Rajiv Josef, acompanha a vida de dois jovens em vários momentos da vida, desde a infância na escola até a maturidade, no período de 30 anos.

A direção é de Marco Antonio Pâmio, ator de talento reconhecido, que tem assinado direções com a aprovação do público e crítica. Os trabalhos mais recentes são Consertando Frank, Propriedades Condenadas e Assim é (se lhe parece), prêmio APCA/15 de melhor direção.

No elenco, estão Mateus Monteiro e Lara Hassum. Monteiro, ator e dramaturgo, atuou em Ópera do Malandro, direção de Kléber Montanheiro; Bull, direção de Eduardo Muniz e Flávio Tolezani; Procurando Firme, infantil dirigido por Kleber Montanheiro, Na Zona de Guerra, direção de André Garolli, entre outros.

Lara, atriz e cantora, atuou em Trilogia do Fim, direção de Hudson Senna; e Senhora dos Afogados, direção de Zé Henrique de Paula. Integra a Cia D’Alma de Teatro, sob a direção de Sandra Corveloni.

A vida dos personagens, Karin e Daniel, é complicada. Ele faz estripulias e está sempre se machucando, algumas vezes gravemente, outras não. A moça tem problemas com os pais, sempre tem dores no estômago e sofre de um transtorno, ela se corta (automutilação).

Os jovens vivem uma mistura de amor e amizade, ficam anos sem se ver, mas em situações-limite eles sentem falta um do outro. São pessoas solitárias, que não conseguem encontrar a felicidade.

A peça propõe uma reflexão sobre a condição humana, suas alegrias e tristezas, através de jovens que têm problemas psicológicos e nesses encontros esporádicos expõem as suas almas. Buscam a felicidade, mas estão sempre vivendo dramas físicos e sentimentais.

Como existem diversas mudanças de tempos e de espaços, e o autor nas rubricas informa que os atores precisam trocar os figurinos em cena, resolver a passagem do tempo não é uma tarefa fácil. Pâmio, som competência e sensibilidade, conseguiu dar dinamismo à encenação e as trocas de roupas colaboram para enfatizar as transformações dos jovens nas passagens de tempo.

Os diálogos são impactantes, bem construídos, com falas dramáticas, mas com muitos momentos de humor. Karina tem um comportamento depressivo, mas Daniel não deixa se abater com os acidentes que sofre (não se corta, mas também tem um certo prazer com a dor).

Pâmio guia com competência os atores, que estão em plena sintonia, dão veracidade aos personagens e ainda tem a incumbência de modificar os objetos de cena.

O diretor seguiu um caminho que privilegia o texto e a interpretação dos atores, mas que traz a trilha sonora e a luz como elementos essenciais para pontuar as emoções dos personagens e as passagens dos anos.

Respeitando o caráter impactante da obra, Pâmio imprime delicadeza na encenação, sem deixar de lado a força do texto, e ressalta a humanidade presente no texto, nesse relacionamento intenso entre os jovens.


Ficha Técnica:
Texto: Rajiv Joseph. Direção: Marco Antônio Pâmio. Assistente de Direção: Gonzaga Pedrosa. Cenário e Figurino: Cassio Brasil. Assistente de Figurino: Júnior Santana. Iluminação: Aline Santini. Trilha Sonora: Gregory Slivar. Elenco: Lara Hassum e Mateus Monteiro. Produção Executiva: Larissa Barbosa. Direção de Produção: André Canto. Produtores Associados: Lara Hasum e Mateus Monteiro. Produção: Canto Produções.

Serviço:
Viga Espaço Cênico – Rua Capote Valente, 1232
Sala Viga
Temporada de 24 apresentações de 08/04 a 29/05.
Estreia: 08/04/2016
Sextas às 21h30, sábados às 21h e domingos às 19h
Ingressos: R$ 40,00
Duração: 80 minutos
Censura: 12 anos
Lotação: 80 lugares

Já tive o privilégio de entrevistar o Pâmio:
http://arteessenciadavida.blogspot.com.br/2014/04/entrevista-com-o-diretor-marco-antonio.html
Clique nas imagens para ampliar:

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS