TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Rama Kryia Produções está com duas produções que têm como foco a doutrina espírita: Um Amor de Renúncia e O Amor Venceu
Publicado em 25/01/2016, 23:00
435
Facebook Share Button
A direção é de Lucienne Cunha, que concedeu entrevista para o De olho na cena

Um Amor de Renúncia completa cinco anos em cartaz. Leva para o palco o texto adaptado por Alberto Centurião do romance Renúncia .psicografado por Chico Xavier. A direção é de Lucienne Cunha e a trilha sonora é assinada por Markinhos Moura. O espetáculo acontece aos domingos, às 18hs, no Teatro Santo Agostinho.

Na montagem, que conta com cinco cenários e figurinos que recriam o século XVII, o público acompanha a saga familiar de Madalena Vilamil e sua filha Alcione ao longo de quatro décadas e fala do amor impossível de Alcione e Padre Carlos, numa época em que Santa Inquisição imperava na Espanha e na França.

Também no Teatro Santo Agostinho, a companhia está em cartaz com Um dos maiores sucessos literários de Zíbia Gasparetto, O Amor Venceu, sempre aos domingos, às 20h00.

A adaptação é de Renato Modesto (Prêmio SESI de Dramaturgia de 1996), a direção também é de Lucienne Cunha. Participação especial do ator Paulo Goulart em gravação de voz.

O espetáculo, que está em cartaz há 20 anos no Brasil, já viajou para mais de 240 cidades, de quase todos os estados do País e já foi visto por mais de 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) espectadores.

Em cena são mais de 100 figurinos, num elenco de 11 atores, que interpretam quase 20 personagens.

O Egito antigo é o pano de fundo de uma intrigante história de amor que envolve quatro jovens e se passa em 1.200 a.C.

Sobre a Rama Kriya

Em atividade desde 1992, a Rama Kriya Produções, produtora teatral e musical traz espetáculos como Tropicanalha Uma Comedia Corrupta e O Casamento da Dona Baratinha” ambos de Aziz Bajur / Laços Eternos, O Amor Venceu” (há 20 anos em cartaz) e O Advogado de Deus de Zíbia Gasparetto / Renúncia, de Chico Xavier/ É Impossível Morrer” de Ricardo O. Forni e Um Amor de Renúncia. Brás Cubas, adaptado da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, está em fase final de ensaio e Esmeralda, adaptado da obra homônima de Zíbia Gasparetto, está em fase de pré-produção com estréia prevista para maio de 2016.

Na linha de shows a Rama Kriya já atuou com renomados artistas como Jair Rodrigues, Peninha, Vanusa, Rosana, Markinhos Moura, Edith Veiga, Roberto Luna, Cauby Peixoto, Lana Bitencourt, Claudete Soares, Leila Silva, Noite Ilustrada, Rick e Renner, Sergio Reis, entre outros, além de ser responsável pelo show anual intitulado “ETERNAMENTE ELIS”, homenagem a Elis Regina que em 2010 foi realizado por Luis Carlos Miele.

Ficha Técnica
Um Amor de Renúncia
Elenco:
Valdir Ramos
Thalita Drodowsky
Giu Fortes
Direção – Lucienne Cunha
Produção: Rama Kriya Produções Ltda
Produção Executiva: Tay Lopes
Aaptação: Alberto Centurião
Figurinos: Alexandre Medeiros

Trilha: Markinhos Moura
Som: Will Izidio
Luz: Gil Teixeira
Contra regra/ tec. de palco: Gilberto Gonçalves
Assessoria de Imprensa: C Rolim Imprensa
https://www.facebook.com/umamorderenunciaoficial/

Serviço:
Teatro Santo Agostinho - Rua Apeninos, 118 (próximo ao metrô Vergueiro) - Liberdade
Tel: 3209-4858
Temporada: 27 de março
Data: Domingos, às 18hs
Duração: 1h15m
Ingressos na bilheteria: R$ 50,00 (inteira), R$ 25,00 (meia entrada)
Compras antecipadas pelo site Ingresso Rápido
Horário da bilheteria do Teatro Santo Agostinho – De quarta a domingo das 15hs as 20hs
O teatro tem Hall Bar Café, Estacionamento, Acesso para deficientes, Ar condicionado
Classificação: Livre
Capacidade: 690 lugares
NANDA ROVERE: A receptividade do público para as peças com histórias espíritas é ótima e a dos patrocinadores e dos teatros?

ENTREVISTA

LUCIENNE CUNHA:Patrocinador só no nosso sonho rsrsrsr não entendo o porquê...parece que estamos fazendo algo criminoso e na verdade é um espetáculo que fala de amor, de paz de solidariedade....é uma inversão de valores estranha... quando se tem uma peça que mostra a ‘bunda’ e um ‘corno’ aí o empresário apóia....rsrs... nunca produzi com dinheiro de ninguém....nunca consegui um único patrocinador....

NR: Fale do processo de criação das montagens ‘Um Amor de Renúncia’ e ‘O Amor Venceu’, respectivamente, ambientadas no século XVII, em especial a Santa Inquisição e no Egito antigo?

LC: ‘Um Amor de Renúncia’ é uma linda história de amor e emociona muito o público. O processo foi incrível e meu maior inspirador na construção das cenas foi o mestre Tom Jobim! Ouvia a obra nos ensaios, nas leituras e me inspirava.
‘O Amor Venceu’, na verdade, segui os passos da primeira direção que foi de Barbara Bruno (filha de Paulo Goulart e Nicete Bruno). Ela dirigiu e estreou em 1995, eu peguei a produção em 1996 e conservei a direção, mas, claro fiz cenários novos, aumentei figurinos e com isso a peça sofreu mudanças cênicas...mas, mudanças para melhor!

NR: E a elaboração dos vários cenários e figurinos de época? Pelo que li sobre as peças eles chamam bastante a atenção do público.
LC: Sem dúvida...o público gosta de ver um belo cenário, belos figurinos e isso tudo enchem os olhos da platéia...e quando se trata de figurinos de época fica ainda melhor... Confeccionar cenários e figurinos de época demanda muito estudo e trabalho mais o resultado final é maravilhoso!

NR:: Fale um pouco sobre a história e sobre o recorte da adaptação de Alberto Centurião para ‘Um Amor de Renúncia’.
LC: O original chama-se Renúncia e conta a história de três mulheres : a avó Margarida, a filha Madalena e a neta Alcíone. É uma trama maravilhosa, incrível mesmo! ‘Um Amor de Renúncia’ conta somente a história de Alcione e seu amor impossível por um Padre.
Essa adaptação de Alberto Centurião é considerada uma das melhores adaptações de obras espíritas para o teatro, segundo os dramaturgos.
É muito difícil recortar um texto e ele não se perder, não perder a essência, mas, o Centurião fez um recorte impecável na história e o resultado é visto no palco e na emoção do público.

NR:: ‘O Amor Venceu’ está em cartaz faz 20 anos numa época em que cada vez mais os espetáculos saem rapidinho de cartaz...Na sua opinião, o que garante esse sucesso?

LC: Um bom trabalho com profissionais competentes, trilha sonora, cenário e figurinos bem compostos, uma história linda de amor e sem dúvida, o principal, ZIBIA GASPARETTO

NR:: Vcs já trabalharam com diversos artistas renomados do teatro na música e no teatro, além de viajarem pelo Brasil. Como é manter uma companhia por tantos anos e estabelecer parceria com tantos artistas de talento?
LC: Manter uma Produtora como a nossa é realmente ‘matar um leão por dia’! A Rama kriya produz teatro, cinema e shows.
Mantém mais de 80 pessoas trabalhando todos os dias, alem, é claro, de mobilizar a imprensa, os teatros, as prefeituras das cidades por onde passamos. Confesso que não é fácil mesmo, mas, somos gratos pois fazemos o que gostamos!!
No entanto, eu gostaria muito que alguém pudesse colaborar, patrocinar nossos espetáculos. Para você ter uma ideia, estamos na Lei Rouanet com O AMOR VENCEU e nós já enviamos proposta para 270 empresas e até agora nada!! Não conseguimos sequer falar com o responsável e tudo isso porque na nossa companhia não temos nenhum ator de renome, embora os atores sejam extremamente talentosos ! Esse mundo é assim. Difícil viu !?! Se alguma empresa me recebesse e apoiasse a Rama Kriya através da Lei Rouane, empregaríamos muito mais gente.

NR:: E a decisão de encenar textos espíritas. Todos os integrantes do grupo seguem a doutrina espírita?

LC: Não, claro que não !! rsrsrs Alias, minha protagonista do ‘Um Amor de Renúncia’ é evangélica da Universal rsrs. A Rama Kriya já teve em seu elenco católicos, budistas, espíritas, ateus, enfim, fazemos arte e isso une todos independente de credo religioso,alias,deveria ser sempre assim, não acha?

NR:: Qual o significado do nome Rama Kriya?
LC: Kryia - Criar Amor, é uma palavra hindu...existe o Deus Rama...incrível.

NR: Qual a importância da obra psicografada por Chico Xavier e o que vc pode falar desse homem tão evoluído e tão importante para o reconhecimento da doutrina espírita?

LC: Vou te responder com uma resposta do Padre Fabio de Melo
“O Chico Xavier é um homem que merece nosso respeito. Eu posso não concordar com os principio teológicos, mas eu não posso negar que aquele homem só fez o bem. Mas o respeito pelo humano, pelo homem que foi, que tinha sensibilidade profunda com as pessoas, um ser humano que fez diferença em seu tempo porque foi um homem absolutamente ligado a gestos de caridade, gestos de amor. Eu não contesto gestos de caridade. É possível contestar um gesto de amor?” Padre Fábio de Melo
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS