A direção é de Lucienne Cunha, que concedeu entrevista para o De olho na cena
Um Amor de Renúncia completa cinco anos em cartaz. Leva para o palco o texto adaptado por Alberto Centurião do romance Renúncia .psicografado por Chico Xavier. A direção é de Lucienne Cunha e a trilha sonora é assinada por Markinhos Moura. O espetáculo acontece aos domingos, às 18hs, no Teatro Santo Agostinho.
Na montagem, que conta com cinco cenários e figurinos que recriam o século XVII, o público acompanha a saga familiar de Madalena Vilamil e sua filha Alcione ao longo de quatro décadas e fala do amor impossível de Alcione e Padre Carlos, numa época em que Santa Inquisição imperava na Espanha e na França.
Também no Teatro Santo Agostinho, a companhia está em cartaz com Um dos maiores sucessos literários de Zíbia Gasparetto, O Amor Venceu, sempre aos domingos, às 20h00.
A adaptação é de Renato Modesto (Prêmio SESI de Dramaturgia de 1996), a direção também é de Lucienne Cunha. Participação especial do ator Paulo Goulart em gravação de voz.
O espetáculo, que está em cartaz há 20 anos no Brasil, já viajou para mais de 240 cidades, de quase todos os estados do País e já foi visto por mais de 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) espectadores.
Em cena são mais de 100 figurinos, num elenco de 11 atores, que interpretam quase 20 personagens.
O Egito antigo é o pano de fundo de uma intrigante história de amor que envolve quatro jovens e se passa em 1.200 a.C.
Sobre a Rama Kriya
Em atividade desde 1992, a Rama Kriya Produções, produtora teatral e musical traz espetáculos como Tropicanalha Uma Comedia Corrupta e O Casamento da Dona Baratinha” ambos de Aziz Bajur / Laços Eternos, O Amor Venceu” (há 20 anos em cartaz) e O Advogado de Deus de Zíbia Gasparetto / Renúncia, de Chico Xavier/ É Impossível Morrer” de Ricardo O. Forni e Um Amor de Renúncia. Brás Cubas, adaptado da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, está em fase final de ensaio e Esmeralda, adaptado da obra homônima de Zíbia Gasparetto, está em fase de pré-produção com estréia prevista para maio de 2016.
Na linha de shows a Rama Kriya já atuou com renomados artistas como Jair Rodrigues, Peninha, Vanusa, Rosana, Markinhos Moura, Edith Veiga, Roberto Luna, Cauby Peixoto, Lana Bitencourt, Claudete Soares, Leila Silva, Noite Ilustrada, Rick e Renner, Sergio Reis, entre outros, além de ser responsável pelo show anual intitulado “ETERNAMENTE ELIS”, homenagem a Elis Regina que em 2010 foi realizado por Luis Carlos Miele.
Ficha Técnica
Um Amor de Renúncia
Elenco:
Valdir Ramos
Thalita Drodowsky
Giu Fortes
Direção – Lucienne Cunha
Produção: Rama Kriya Produções Ltda
Produção Executiva: Tay Lopes
Aaptação: Alberto Centurião
Figurinos: Alexandre Medeiros
Trilha: Markinhos Moura
Som: Will Izidio
Luz: Gil Teixeira
Contra regra/ tec. de palco: Gilberto Gonçalves
Assessoria de Imprensa: C Rolim Imprensa
https://www.facebook.com/umamorderenunciaoficial/
Serviço:
Teatro Santo Agostinho - Rua Apeninos, 118 (próximo ao metrô Vergueiro) - Liberdade
Tel: 3209-4858
Temporada: 27 de março
Data: Domingos, às 18hs
Duração: 1h15m
Ingressos na bilheteria: R$ 50,00 (inteira), R$ 25,00 (meia entrada)
Compras antecipadas pelo site Ingresso Rápido
Horário da bilheteria do Teatro Santo Agostinho – De quarta a domingo das 15hs as 20hs
O teatro tem Hall Bar Café, Estacionamento, Acesso para deficientes, Ar condicionado
Classificação: Livre
Capacidade: 690 lugares
NANDA ROVERE: A receptividade do público para as peças com histórias espíritas é ótima e a dos patrocinadores e dos teatros?
ENTREVISTA
LUCIENNE CUNHA:Patrocinador só no nosso sonho rsrsrsr não entendo o porquê...parece que estamos fazendo algo criminoso e na verdade é um espetáculo que fala de amor, de paz de solidariedade....é uma inversão de valores estranha... quando se tem uma peça que mostra a ‘bunda’ e um ‘corno’ aí o empresário apóia....rsrs... nunca produzi com dinheiro de ninguém....nunca consegui um único patrocinador....
NR: Fale do processo de criação das montagens ‘Um Amor de Renúncia’ e ‘O Amor Venceu’, respectivamente, ambientadas no século XVII, em especial a Santa Inquisição e no Egito antigo?
LC: ‘Um Amor de Renúncia’ é uma linda história de amor e emociona muito o público. O processo foi incrível e meu maior inspirador na construção das cenas foi o mestre Tom Jobim! Ouvia a obra nos ensaios, nas leituras e me inspirava.
‘O Amor Venceu’, na verdade, segui os passos da primeira direção que foi de Barbara Bruno (filha de Paulo Goulart e Nicete Bruno). Ela dirigiu e estreou em 1995, eu peguei a produção em 1996 e conservei a direção, mas, claro fiz cenários novos, aumentei figurinos e com isso a peça sofreu mudanças cênicas...mas, mudanças para melhor!
NR: E a elaboração dos vários cenários e figurinos de época? Pelo que li sobre as peças eles chamam bastante a atenção do público.
LC: Sem dúvida...o público gosta de ver um belo cenário, belos figurinos e isso tudo enchem os olhos da platéia...e quando se trata de figurinos de época fica ainda melhor... Confeccionar cenários e figurinos de época demanda muito estudo e trabalho mais o resultado final é maravilhoso!
NR:: Fale um pouco sobre a história e sobre o recorte da adaptação de Alberto Centurião para ‘Um Amor de Renúncia’.
LC: O original chama-se Renúncia e conta a história de três mulheres : a avó Margarida, a filha Madalena e a neta Alcíone. É uma trama maravilhosa, incrível mesmo! ‘Um Amor de Renúncia’ conta somente a história de Alcione e seu amor impossível por um Padre.
Essa adaptação de Alberto Centurião é considerada uma das melhores adaptações de obras espíritas para o teatro, segundo os dramaturgos.
É muito difícil recortar um texto e ele não se perder, não perder a essência, mas, o Centurião fez um recorte impecável na história e o resultado é visto no palco e na emoção do público.
NR:: ‘O Amor Venceu’ está em cartaz faz 20 anos numa época em que cada vez mais os espetáculos saem rapidinho de cartaz...Na sua opinião, o que garante esse sucesso?
LC: Um bom trabalho com profissionais competentes, trilha sonora, cenário e figurinos bem compostos, uma história linda de amor e sem dúvida, o principal, ZIBIA GASPARETTO
NR:: Vcs já trabalharam com diversos artistas renomados do teatro na música e no teatro, além de viajarem pelo Brasil. Como é manter uma companhia por tantos anos e estabelecer parceria com tantos artistas de talento?
LC: Manter uma Produtora como a nossa é realmente ‘matar um leão por dia’! A Rama kriya produz teatro, cinema e shows.
Mantém mais de 80 pessoas trabalhando todos os dias, alem, é claro, de mobilizar a imprensa, os teatros, as prefeituras das cidades por onde passamos. Confesso que não é fácil mesmo, mas, somos gratos pois fazemos o que gostamos!!
No entanto, eu gostaria muito que alguém pudesse colaborar, patrocinar nossos espetáculos. Para você ter uma ideia, estamos na Lei Rouanet com O AMOR VENCEU e nós já enviamos proposta para 270 empresas e até agora nada!! Não conseguimos sequer falar com o responsável e tudo isso porque na nossa companhia não temos nenhum ator de renome, embora os atores sejam extremamente talentosos ! Esse mundo é assim. Difícil viu !?! Se alguma empresa me recebesse e apoiasse a Rama Kriya através da Lei Rouane, empregaríamos muito mais gente.
NR:: E a decisão de encenar textos espíritas. Todos os integrantes do grupo seguem a doutrina espírita?
LC: Não, claro que não !! rsrsrs Alias, minha protagonista do ‘Um Amor de Renúncia’ é evangélica da Universal rsrs. A Rama Kriya já teve em seu elenco católicos, budistas, espíritas, ateus, enfim, fazemos arte e isso une todos independente de credo religioso,alias,deveria ser sempre assim, não acha?
NR:: Qual o significado do nome Rama Kriya?
LC: Kryia - Criar Amor, é uma palavra hindu...existe o Deus Rama...incrível.
NR: Qual a importância da obra psicografada por Chico Xavier e o que vc pode falar desse homem tão evoluído e tão importante para o reconhecimento da doutrina espírita?
LC: Vou te responder com uma resposta do Padre Fabio de Melo
“O Chico Xavier é um homem que merece nosso respeito. Eu posso não concordar com os principio teológicos, mas eu não posso negar que aquele homem só fez o bem. Mas o respeito pelo humano, pelo homem que foi, que tinha sensibilidade profunda com as pessoas, um ser humano que fez diferença em seu tempo porque foi um homem absolutamente ligado a gestos de caridade, gestos de amor. Eu não contesto gestos de caridade. É possível contestar um gesto de amor?” Padre Fábio de Melo
|