O grupo apresentou o seu novo espetáculo Outros em Belo Horizonte, no Galpão Cine Horto, espaço que gerenciam, e depois fez curta temporada no Rio de Janeiro.
As estreias são sempre muito esperadas pela qualidade das produções que realizam.
Conheci o Grupo Galpão em 1992, com a encenação da montagem Romeu e Julieta e desde então é um prazer acompanhar a sua trajetória e também um dever (enquanto amante do teatro, membro do júri do Prêmio Aplauso Brasil e jornalista cultural).
O Galpão completa 37 anos de estrada neste ano e realiza um trabalho de pesquisa para a criação dos espetáculos. Muita dedicação, pesquisa e estudo (de corpo e voz). É um dos grupos brasileiros que mais viaja, pelo país e pelo exterior.
Depois de Nós, com direção de Marcio Abreu, último trabalho realizado, que estreou em 2016 e está em repertório, o Galpão estreia OUTROS, continuidade da parceria com Abreu.
Outros é uma montagem em processo, que flerta com a performance, e foi criado a partir de muitas experimentações e intervenções nas ruas para contato com o público.
A presença nas ruas ocorreu para que a escuta fosse algo essencial para a concepção das cenas, dando voz assim ao outro, numa época em que o individualismo impera.
Durante o processo de criação, foi fundamental o laboratório sobre vivência de performance, ministrado pela atriz e performer Eleonora Fabião.
Frigorífico, do francês Joel Pommerat, e Os embebedados, do russo Ivan Viripaev foram obras estudadas para dar á equipe subsídios para a realização de um trabalho que busca discussões sobre o nosso cotidiano.
Os artistas pretendem provocar o espectador a refletir sobre a construção da memória e o impacto do agora no porvir. Não traz um discurso pré-definido e trata de questões relacionadas ao momento em que vivemos e das questões que o tornam não mais viável. Claro que, nessa reflexão, a arte e o lugar do artista (importância dos artistas) têm espaço primordial.
A ideia é colocar em discussão a necessidade de ruptura com pensamentos e estruturas arraigadas para que novos horizontes sejam possíveis.
A música, composta pelos próprios atores, que a executam ao vivo, é de suma importância para que o conteúdo apresentado ganhe força.e seja realizada uma comunicação com o público. Nas palavras do diretor, ¨OUTROS descreve trajetórias entre o cheio e o vazio, entre a insuficiência das palavras e a potência do silêncio, entre construção e ruína, entre os tempos, passado, presente e futuro e que busca interligar o artístico, o existencial e o político, reagindo à dureza e à violência desses tempos nossos quando a ignorância usada como arma sustenta um fascismo crescente e contra o qual precisamos lutar com as armas das linguagens, do amor, do erotismo e da consciência¨
O Galpão conquista o sucesso nas suas realizações a partir da parceria realizada com artistas competentes, muitos já parceiros de longa data.
Babaya, que assina a Preparação vocal, e Ernani Maletta, preparação musical e arranjos vocais/instrumentais, são exemplos de artistas que realizam com o Galpão um trabalho intenso de canto, musicalidade e aprimoramento instrumental.
Num país em que a arte, e o teatro, claro, mereceriam mais apoio, a trajetória do Galpão é um exemplo de sucesso, sucesso conquistado a partir de muito talento e dedicação. Tive o privilégio de acompanhar dias de trabalho de criação no galpão de ensaios, em Belo Horizonte.
Desde cedo há estudo de voz e coro e ensaios, preparação vocal e instrumental (já que nos seus trabalhos geralmente a trilha é executada e interpretada ao vivo pelos atores).
Não vou me ater aos dados históricos porque eles estão disponíveis no site (www.grupogalpao.com.br), mas vale ressaltar que com a criação de “Ó pro cê vê na ponta do pé” e “A comédia da esposa muda” o grupo começou a chamar a atenção do público de Minas Gerais e, no decorrer dos anos, a passagem por festivais foi um meio para mais pessoas conhecerem o talento de todos.
Em 1992, com a direção de Gabriel Villela, o antológico Romeu e Julieta, encenado numa veraneio, começou a encantar plateias brasileiras e também no exterior. O texto de Romeu e Julieta ganhou a prosódia de Guimarães Rosa e referências mineiras, tão presentes no cotidiano do diretor e da trupe teatral.Foi um momento mágico do nosso teatro. Teatro de rua que foi parar no Globe Theatre, em Londres, teatro que foi de Shakespeare, com excelentes críticas.
Romeu e Julieta foi um ponto essencial para a trajetória do Galpão, que a partir daquele momento começou a ser conhecido no Brasil e no mundo e hoje se consagra como O Galpão, que se constitui como um grupo de atores que realiza o teatro de pesquisa e está sempre aberto a desafios.
Como a ideia é sempre crescer enquanto artistas e cidadãos, sempre foram convidados diferentes diretores para as montagens: Fernando Linares, Paulinho Polika, Eid Ribeiro, Gabriel Villela (que além de Romeu e Julieta dirigiu, posteriormente, A Rua da Amargura e Os Gigantes da Montanha), Cacá Carvalho, Paulo José, Ulisses Cruz, Paulo de Moraes, Yara de Novaes, Jurij Alschitz, Marcio Abreu e tantos outros.
O Grupo Galpão prova que o sucesso é fruto de muita dedicação. Antes da temporada paulistana de Outros, faz apresentações em Belo Horizonte do sarau poético De tempo Somos, dentro da programação da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.
A temporada paulistana do Galpão conta também com apresentações de Nós, dias 9 e 10 de março de 2019, também no Sesc Bom Retiro.
OUTROS
Dir: Marcio Abreu
ESTREIA (aberta ao público com venda de ingresso) - 24 de janeiro, às 21h
25 de janeiro a 03 de março de 2019
sexta e sábado, às 21h; domingo e feriado, às 18h
Vendas pelo site https://www.sescsp.org.br, a partir de 15/01 e nas unidades do Sesc, a partir de 17h30, do dia 16/01
***
NÓS (classificação indicativa: 16 anos)
Dir. Marcio Abreu
9 e 10 de março de 2019
Sábado, 21h e domingo, 18h
Vendas pelo site https://www.sescsp.org.br, a partir de 26/01 e nas unidades do Sesc, a partir de 17h30, do dia 27/0
Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 – Campos Elísios/São Paulo
R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia) e R$9,00 (Credencial Plena Sesc)
Info.: (11) 3332-3600
*Funcionários da Petrobras e portadores do cartão com bandeira da empresa têm direito a 50% de desconto na compra de até dois ingressos, mediante comprovação (crachá funcional ou cartão).
Site: www.grupogalpão.com.br
FICHA TÉCNICA | OUTROS
ELENCO
Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara
EQUIPE DO ESPETÁCULO
Direção: Marcio Abreu
Dramaturgia: Eduardo Moreira, Marcio Abreu e Paulo André
Iluminação: Nadja Naira
Cenografia: Play Arquitetura – Marcelo Alvarenga
Figurino: Paulo André e Gilma Oliveira
Trilha e efeitos sonoros: Felipe Storino
Direção de movimento: Kenia Dias
Colaboração artística: Nadja Naira, Felipe Storino e Kenia Dias
Preparação musical e arranjos vocais/instrumentais: Ernani Maletta
Preparação vocal: Babaya
Adereços: Junia Melillo
Interlocuções artísticas: Leda Martins e Eleonora Fabião
Assistência de direção: Paulo Andre, Lydia Del Picchia e Eduardo Moreira
Assistência de cenografia: Thays Canuto
Assistência de iluminação e operação de luz: Rodrigo Marçal
Cenotécnica e construção de objetos: Joaquim Pereira e Helvécio Izabel
Assistência de sonorização e operação de som: Fábio Santos
Assistente técnico: William Teles
Assistente de produção: Cleo Magalhães
Confecção de figurino: Bárbara Toffanetto, Maria Antônia, Penha Hermisdorf e Sonia Maria da Boa Viagem
Estagiárias de cenografia: Taísa Campos e Laís Martins
Estagiárias de figurino: Emiliana Normandia, Élida Murta e Maria Cândida Lacerda
Técnica de Gyrotonic: Waneska Torres
Registro e cobertura audiovisual: Luiz Felipe Fernandes
Fotos: Guto Muniz
Músicas originais: Beto Franco, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Julio Maciel e Paulo André, Lydia Del Picchia e Luiz Rocha, Teuda Bara e Luiz Rocha
Projeto gráfico: Estúdio Lampejo
Produção executiva: Beatriz Radicchi
Direção de produção: Gilma Oliveira
Produção: Grupo Galpão
GRUPO GALPÃO
ATORES
Antonio Edson - Arildo de Barros - Beto Franco - Chico Pelúcio - Eduardo Moreira -
Fernanda Vianna - Inês Peixoto - Júlio Maciel - Lydia Del Picchia - Paulo André - Simone Ordones - Teuda Bara
EQUIPE
Gerente Executivo – Fernando Lara
Coordenadora de Produção – Gilma Oliveira
Coordenadora de Planejamento – Larissa Scarpelli
Coordenadora de Comunicação – Bárbara Prado
Coordenadora Administrativa – Wanilda D’Artagnan
Coordenador Técnico e Técnico de Luz – Rodrigo Marçal
Produtora Executiva – Beatriz Radicchi
Cenotécnico – Helvécio Izabel
Técnico de Som – Fábio Santos
Assistente Financeiro – Cláudio Augusto
Assistente Administrativa – Andréia Oliveira
Assistente de Comunicação - Letícia Leiva
Assistente de Planejamento – Emiliana Normandia
Auxiliar Técnico – William Teles
Auxiliar Administrativo – Rayane Gregório
Recepcionista – Cídia Edvania Santos
Serviços Gerais - Danielle Rodrigues
Gestor Financeiro de Projetos – Artmanagers
Assessor Contábil – Maurício Silva
E mais
DE TEMPO SOMOS – UM SARAU DO GRUPO GALPÃO
19 e 20 de janeiro de 2019
Campanha de Popularização do Teatro e da Dança – Belo Horizonte (MG)
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