TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão estreia no Teatro Popular do Sesi com entrada gratuita
Publicado em 09/04/2019, 22:00
171
Facebook Share Button
O cangaço será tratado no mais novo texto de Newton Moreno, As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão . O espetáculo é um musical inspirado em depoimentos de mulheres envolvidas no Cangaço. A direção é de Sérgio Módena e a direção musical de Fernanda Maia, dois artistas de renome no teatro atual. Moreno assina também as letras das canções que integram a trilha sonora.

Só por essa equipe a montagem já é esperada, mas o elenco também é um grande trunfo, os atores interpretam e cantam no palco: Amanda Acosta, Marco França, Vera Zimmermann, Carol Badra, Luciana Lyra, Rebeca Jamir, Jessé Scarpellini, Marcelo Boffat, Milton Filho, Pedro Arrais, Carol Costa, Badu Morais, Eduardo Leão.

Na trama dessa fábula que pretende gerar reflexões sobre os dias de hoje, a força de mulheres que seguiam os bandos nordestinos e lutavam contra a desigualdade social da região, combatiam qualquer tipo de opressão. ¨Um grito de liberdade¨. ¨ Grito que fala sobre coragem, amor, empatia, união, insurreição e liberdade”, nas palavras de Amanda Acosta.

Newton Moreno sempre trabalhou com a questão da cultura e da história do Nordeste e o seu maior objetivo nesse trabalho foi realizar ¨uma escuta sensível a várias vozes femininas, quebrando o silêncio e falando sobre tantas violências, diz o dramaturgo.

O objetivo é realizar um espetáculo de ficção, mas para a sua elaboração foram feitas pesquisas, como acesso a documentários, materiais de internet, notícias de jornal e o livro "Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço", de Adriana Negreiros.

Entre os destaques da montagem, a trilha foi criada a partir de ritmos da cultura nordestina. “Nas canções usei várias referências da música nordestina e tive uma abordagem afetiva desse material, por ser filha de paraibano e por ter morado no Nordeste enquanto fazia faculdade de música. Nessa época, pude entrar mais em contato com a cultura do Nordeste, que é de uma riqueza ímpar, cheia de personalidade, identidade, poesia e, ao mesmo tempo, muito paradoxal. Esse trabalho foi a união das vozes de todos. Não há como receber um texto de Newton Moreno nas mãos e não se encantar com o universo que existe ali”, conta Fernanda Maia.

Sergio Módena salienta que a sua direção em que a narrativa seja uma continuação da cena e não um momento musical. Também sinaliza que a peça, em todos os seus elementos cênicos, busca valorizar o Brasil e a estética de um teatro brasileiro (na embocadura, na fala, na construção do texto e na interpretação dos atores).

Sinopse: Serena (personagem de Amanda Acosta) descobre que seu filho, que ela acreditava ter sido morto a mando do marido, Taturano (personagem de Marco França), está vivo. Ela, então, larga seu grupo do Cangaço, chefiado por Taturano, para partir em busca de seu bebê. Neste momento ela não tem a dimensão de que sua luta para encontrar o filho se tornará uma luta coletiva, maior que seu problema pessoal. Outras mulheres que formavam o bando se engajam nessa batalha, além de futuras companheiras que cruzam seu caminho.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Amanda Acosta, Marco França, Vera Zimmermann, Carol Badra, Luciana Lyra, Rebeca Jamir, Jessé Scarpellini, Marcelo Boffat, Milton Filho, Pedro Arrais, Carol Costa, Badu Morais, Eduardo Leão. Músicos: Pedro Macedo (contrabaixo), Clara Bastos (contrabaixo), Daniel Warschauer (acordeon), Dicinho Areias (acordeon), leandro Nonato (violão), Abner Paul (bateria), Pedro Henning (bateria), Roberta Regina (violoncelo), Felipe Parisi (violoncelo) | Dramaturgia: Newton Moreno | Direção: Sergio Módena | Produção: Rodrigo Velloni | Direção Musical: Fernanda Maia | Canções Originais de Fernanda Maia e Newton Moreno | Coreografia: Erica Rodrigues | Figurino: Fabio Namatame | Cenário: Marcio Medina | Iluminação: Domingos Quintiliano | Assistente de Dramaturgia: Almir Martines | Diretora Assistente: Lorena Morais | Pianista Ensaiador e Assistente de Direção Musical: Rafa Miranda | Designer Gráfico e Ilustrações: Ricardo Cammarota | Fotografia: Priscila Prade | Produção Executiva: Swan Prado e Luana Fioli | Assistente de Produção: Adriana Souza e Bruno Gonçalves | Gestão Financeira: Vanessa Velloni | Administração: Velloni Produções Artísticas | Realização: SESI-SP


Serviço:
As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão
Temporada: de 25 de abril a 4 de agosto
Horários: quinta a sábado às 20h; domingo, às 19h
Local: Teatro do Sesi-SP – av. Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Duração do espetáculo: 120 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Agendamentos: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Grátis. Reservas antecipadas de ingressos pelo site www.centroculturalfiesp.com.br abertas todas as segundas-feiras, às 8h. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia da apresentação, 15 minutos antes na bilheteria do Teatro.


Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS