Gabriel Villela é um ¨diretor encantador¨ que leva para o palco a maestria de um artesão dominando a arte teatral de uma maneira única, porque além de todo o conhecimento sobre o seu ofício, traz à cena a magia e a beleza como meio de reflexão, deslumbramento e meio de transformação.
Seja a peça teatral uma obra mais colorida ou um texto que trata a fundo as mazelas humanas, a poesia se faz presente e a esperança desperta através da arte.
A direção tece magias a partir de um emaranhado de emoções e sensações de um criador que não tem limites para a criatividade. Villela conta com um time de profissionais do mais alto quilate para auxiliá-lo e dar vida ao seu imaginai.
A quarentena nos fez ficar reclusos, e esse momento tão ímpar e triste da nossa história atual mostrou o quanto é essencial o teatro nas nossas vidas.
A arte nos salvou com o teatro de Villela, que é feito sempre com tanto esmero!
As apresentações acontecem online, mas a preparação para a magia acontecer foi realizada com a mesma dedicação do teatro (do encontro mágico e presencial entre ator e plateia). E esse encontro acontecerá no ano que vem, com o elenco completo e presencial.
Proto Henrique IV é um experimento cênico, aliás, um grande experimento cênico! A câmera faz seu papel, claro que importante para a transmissão via youtube, mas a emoção ecoa como se não existisse a tela entre ator/espectador.
Atores ao vivo no Teatro Ruth Escobar e o público/espectador respirando junto com Chico Carvalho, desfrutando de toda a beleza de uma realização de muita qualidade.
Os limites entre a loucura e a sanidade para viver num mundo cruel pode doer demais. As máscaras de todos os seres humanos podem ruir de modo desastroso e viver num mundo de ilusão pode ser bem mais cômodo...ou necessário.
A direção precisa, detalhista e sensível de Villela guiou um ator do quilate de Chico Carvalho para apresentar a história de um nobre que pensa ser, ou finge ser, Henrique IV. Voz, corpo, movimentações, o olhar, um movimento específico de um dedo da mão, uma entonação irônica, entre tantos (mínimos detalhes) da interpretação de Chico Carvalho, mostram a competência e segurança de um ator.
Mudanças certeiras entre Henrique IV e Matilde, o olhar magnetizante, a voz marcante e a interpretação sempre segura nos colocam diante de um grande ator.
A participação de Breno Manfredini como contrarregra cênico merece muitos aplausos, dando suporte às mudanças dos personagens e às trocas de figurinos e elementos cênicos.
Os figurinos trazem as cores exatas para a caracterização dos personagens e para o espírito poético criado por Villela. O cenário e o figurino muitas vezes se juntam num só elemento, o que, além de um efeito cênico muito interessante, contribui para a mudança de personagens que a adaptação exige e também fortifica esse elemento poético da montagem.
Um destaque para o canto de Breno Manfredini: a música é sempre essencial no trabalho de criação de Villela. As canções dão suporte à atmosfera poética e à dualidade sanidade/loucura que a obra apresenta. É um elemento fundamental para que o universo da fábula ganhe vida. Também merece menção a atuação de Manfredini como boneco/marionete, fantástico.
A delicadeza teatral do diretor Gabriel Villela chega com toda a força nesse momento de esperança.
A lua e a estrela contempladas pelo protagonista trazem um momento especial de um espetáculo que é belo do início ao fim, que iluminam o teatro da delicadeza de Villela.
A tradução e adaptação de Claudio Fontana reforçam o caráter atual da obra e falas que colocam a trama muito próxima aos nossos dias. Transformou um texto para 13 personagens, colocando em foco apenas Henrique IV e Matilde, sem perder em nenhum momento a essência do que Pirandello escreveu.
Gabriel Villela (diretor, cenógrafo e figurinista) e Claudio Fontana (ator, que assina nesse trabalho a tradução/adaptação do texto e a produção) idealizaram esse projeto e a sua estreia não pôde ocorrer no ano passado devido à pandemia, mas agora está mostrando toda a sua potência para nos fazer refletir e também para nos deslumbrar!
Esse é um projeto que em 2022 seguirá com a estreia da montagem com todos os personagens e que se mostra extremamente pertinente em nosso cenário atual.
Ficha Técnica
Elenco: Chico Carvalho
Texto: Luigi Pirandello
Tradução e adaptação: Claudio Fontana
Direção, Figurinos e Cenografia: Gabriel Villela
Diretor Assistente e Iluminação: Ivan Andrade
Contrarregra/camareiro cênico: Breno Manfredini
Canto e arranjos vocais e instrumentais: Marco França
Assistente de Figurinos: José Rosa
Adereços de arte: Jair Soares Jr
Costureira: Zilda Peres
Maquiagem: Claudinei Hidalgo
Fotografia: João Caldas Fº
Assistência de Fotografia: Andréia Machado
Programação Gráfica: Renata Monteiro
Diretor de Palco: Alexander Peixoto
Produção Executiva: Augusto Vieira
Direção de Produção: Claudio Fontana
Serviço
PROTO-HENRIQUE IV, de Luigi Pirandello, drama.
Em Henrique IV, Pirandello explora os limites entre a loucura e a lucidez a partir da estória de um homem que, após uma queda do cavalo e uma pancada na cabeça, vive (ou finge viver) o personagem que representava no carnaval numa festa a fantasia.
Duração: 60min.
Últimas semanas de PROTO-HENRIQUE IV, de Pirandello, direção @gabriel.villela com @chicocarvalho e @brenomanfredini . De sexta a domingo às 20h. INGRESSOS GRATUITOS no Sympla. Até 5/12 ! #teatro
Viva o teatro de Gabriel Villela! Viva os artistas que comungam com a visão desse grande diretor sobre a arte, o teatro: nos salva através da beleza e poesia!
Aplausos para Claudio Fontana, que tem com o diretor Gabriel longa parceria como ator e produtor, e nesse trabalho assina a adaptação e tradução!
GABRIEL VILLELA - o teatro da delicadeza
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