TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Com concepção e direção geral de Gabriel Villela, Grupo Maria Cutia apresenta Auto da Compadecida no Sesc Piracicaba e Sesc São Carlos
Publicado em 22/06/2022, 14:00
20
Facebook Share Button
Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é uma montagem dirigida por Gabriel Villela que traz beleza, poesia e muita música
Com o mineiro Grupo Maria Cutia, a peça é divertida, colorida e criativa, sem deixar a reflexão de lado
O espetáculo fez a sua estreia nacional na décima nona edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em junho de 2019, fez temporada em São Paulo e Belo Horizonte, terra natal do grupo Maria Cutia, e passou por algumas cidades com sucesso.
A pandemia chegou, tudo parou e a trupe fez apresentação on-line pelo Sesc com uma versão que contou com elenco reduzido.
Felizmente, com a abertura dos teatros, as viagens voltaram e o Sesc São Carlos e o Sesc Piracicaba, no interior de São Paulo, sediarão apresentações desse espetáculo.
A peça Auto da compadecida ficou muito famosa com a versão para o cinema, que também foi apresentada na TV (em 2000).
Auto da Compadecida é uma peça popular nordestina, que no teatro apresenta a paródia e estruturas brechtianas de modo exemplar, permitindo uma leitura que preserva as características originais do texto e, ao mesmo tempo, apresenta uma visão sempre inteligente e criativa do diretor Gabriel Villela, com sua estética classificada como barroca e um universo mágico, que faz com que o espectador aprimore a sua capacidade de imaginação.
Villela é mineiro e sempre apresenta em seus trabalhos influências das riquezas mineiras. Nesse trabalho, o encontro de Minas e com o Nordeste é levado para o palco através de interpretações realizadas por atores jovens e que representam o talento dos artistas que trabalham fora do eixo Rio/SP.
A música é ponto importante na montagem, pois costura as cenas e contribui para o desenrolar da trama. Entre o cancioneiro presente: Alegria, Alegria, de Caetano Veloso; Eu quero é botar o meu bloco na rua, de Sergio Sampaio e Carcará, de João do Vale e José Cândido.
A história encenada: Uma peça inspirada na abordagem mítica brasileira do herói sem caráter, com suas vicissitudes morais, e no momento político-social atual do nosso país.
Apresenta as aventuras picarescas de Chicó e João Grilo: o público acompanha o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e a partir de um certo momento, uma acabam uma epopeia milagrosa acontece no sertão e envolve o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Até a Nossa Senhora aparece!...
Chicó e João vivem de golpes para sobreviver e são perseguidos pelo cangaceiro Severino de Aracaju, um ¨cabra que não perdoa traição¨.

Direção: Gabriel Villela
Grupo Maria Cutia: Leonardo Rocha, Mariana Arruda, Hugo da Silva
Atores convidados: Lucas De Jota Torres, Malu Grossi, Marcelo Veronez e Polyana Horta
Assistente de Direção: Lydia Del Picchia
Preparação vocal: Babaya
Direção musical: Babaya e Fernando Muzzi
Cenário Figurino: Gabriel Villela
Assistente de Figurino: José Rosa
Fotografia: Tati Motta
Produção: Luisa Monteiro - Grupo Maria Cutia

Sesc Piracicaba
02/07 • Sábado • 19h00
https://www.sescsp.org.br/programacao/auto-da-compadecida/

30/06 • Quinta • 20h00 São Carlos
https://www.sescsp.org.br/programacao/auto-da-compadecida-2/
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS