TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Teatro Adulto - Estreias

Ay, Carmela! estreia no Teatro Sergio Cardoso

A peça é baseada nas impunidades da Guerra Civil Espanhola
Direção de Lavínia Pannunzio
Sinopse

Ay, Carmela! é uma peça baseada nas impunidades da Guerra Civil Espanhola, mas ao falar de um povo que sofre com a tirania de um governante, a trama está próxima de todas as sociedades que são vítimas de governos de caráter autoritário. A arte é sempre desrespeitada.
Na história criada pelo dramaturgo José Sanchis Sinisterra, dois artistas - Carmela e Paulino – comediantes que sofrem com os desmandos governamentais.
Os artistas estão no interior da Espanha e não conseguem trabalhar. Carmela morreu fuzilada pelos fascistas e Paulino está vivo, mas como viver diante de desmandos, assassinatos e censura? A arte precisa sobreviver, a arte nos salva do caos.
Lavínia Pannunzio é a diretora desse espetáculo pertinente e interessante. Nas suas palavras: "Além dos dois personagens em cena, há um outro personagem fundamental na peça, o apagamento. Ele tenta se impor sempre e é por isso que é tão importante preservar a memória. É uma forma de evitar que algumas atrocidades aconteçam novamente. É preciso filmar, falar, pintar, cantar com muita violência e intensidade sobre toda vivência traumática gerada pelo fascismo em qualquer lugar do mundo", enfatiza.
A obra estreou em 1987 e promovia uma reflexão sobre os 50 anos da Guerra Civil Espanhola. Sinisterra escreveu a obra para questionar a Lei da Verdade, isto é, um processo que liberou tiranos e algozes de suas responsabilidades em relação aos abusos cometidos no período.
Num momento em que muitas atrocidades são cometidas, em pleno 2022, falar de autoritarismo e abusos é de extrema importância. A arte que provoca reflexões.
O estilo clown está presente nas interpretações, com referências a obra Esperando Godot, de Beckett. Dois artistas de ¨mãos atadas¨ diante de um déspota no poder.
Apesar das mazelas, do tênue limite entre vida e morte, o estilo ¨clownesco¨ dá leveza às cenas através do cenário de Chris Aizner . A trilha de Hedra Rockenbach cria um tom fantástico . A luz de Wagner Antônio dá ao ambiente o peso do fascismo que limita a vida dos personagens. Maria D'Cajas recriou artesanalmente vestimentas do período da Guerra Civil Espanhola.


Sinopse
Durante a guerra civil espanhola, dois humildes artistas comediantes de variedades: Carmela e Paulino, que percorrem a zona republicana apresentando o seu show, passam por engano para a zona nacionalista dominada pelos fascistas. Uma vez lá, para tentar sobreviver, eles devem improvisar uma apresentação teatral em honra às tropas vencedoras, perante altos comandantes militares e prisioneiros republicanos. Uma história que nos fala de amor e morte, de violência e ternura, de sobrevivência, resistência e compaixão.



Ficha Técnica
Autor: José Sanchis Sinisterra
Direção - Lavínia Pannunzio
Elenco: Flávia Couto e Paulo Williams
Direção de Arte e Cenografia - Chris Aizner
Figurino - Maria D'Cajas
Iluminação - Wagner Antônio
Trilha Sonora - Hedra Rockenbach
Produtoras : Gabi Gonçalves / Gabs Ambròzia
Orientação de Pesquisa - Cristiane Paoli Quito
Preparação de flamenco - Trini Fumero
Preparação de palhaçaria: Joana Barbosa
Preparação corporal: Fabricio Licursi
Preparação de canto: Graciele Valverde
Desenvolvimento e acabamentos: Patrícia Cardoso, Kananda Carneiro, Elis Nunes
Interpretação e arranjo para violão e viola: Ricardo Pauletti
Operação de som: Carlos Munhoz, Iris Yazbek
Operação de Luz: Vinicius Andrade
Fotografia: Ronaldo Gutierrez
Criação gráfica: Arison Nakazato
Filmagens: Raquel Marques
Assessoria de imprensa: Canal Aberto Comunicação
Realização: Tecelagem da Arte
Coprodução: Corpo Rastreado


Serviço
Ay, Carmela!
Temporada: 28 de abril de 2022 a 29 de maio de 2022. Quinta-feira a domingo, 19h
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)
Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos:
R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada)
Vendas pelo site da Sympla

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS