Cinema: Primoroso, delicado e sensível, eis algumas das qualidades do excelente O Filme da Minha Vida com direção de Selton Mello
Para quem gosta de cinema e quer um passeio diferente, existem opções de cinema ao ar livre que acontecem temporariamente. O objetivo é ocupar a cidade de uma forma diferente e interessante.
Filme lindo e necessário para deixar a vida da gente mais interessante!
Primoroso, delicado, singelo e sensível, eis algumas das qualidades do excelente O Filme da Minha Vida com direção de Selton Mello. ¨Cinema arte¨ que encanta e mostra que temos muitos artistas que sabem fazer cinema muito bem!

A história não tem nada de original, não precisa ser e nem por isso deixa de ser interessante.

Eis a sinopse: Drama baseado no livro Um Pai de Cinema , do chileno Antonio Skármeta - autor da obra que originou O Carteiro e o Poeta, Serras Gaúchas, 1963. Tony (Johnny Massaro) sente a falta do pai francês (Vincent Cassel), que foi embora sem dar satisfação. Professor de francês, Tony é apaixonado por livros e cinema. Com o passar do tempo, ele descobre informações sobre o seu pai e vive a descoberta do amor por Luna (Bruna Linzmeyer), num pacato cotidiano ao lado de sua mãe (Ondina Clais) e conta com a amizade de Paco (Selton), antigo amigo da família.

Comecei com essa observação para acentuar que a história é corriqueira, de um menino que sente muito a partida de seu pai e não sabe muito bem como lidar com a sua falta. Não sabe muito bem como interagir com a sua mãe, que sofre e não consegue deixar de lado esse amor e partir para novas experiências, aproveitar a vida ( afinal é nova e muito bonita). Essa história, vale dizer, é muito bem construída e contada, com um roteiro de qualidade.

Os grandes méritos do filme, no entanto, estão na direção e na escolha do elenco. Um elenco muito bem escalado, que interpreta com segurança. Citar o trabalho de um ator é complicado, pois todos estão no mesmo nível de excelência. Elenco: Vincent Cassel, Selton Mello, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin, Ondina Clais, Beatriz Arantes, João Prates, Erika Januza, Martha Nowill, Miwa Yanagizawa. e Antonio Skármeta. Direção: Selton Mello.

Selton já tinha demonstrado muito talento em seus filmes anteriores (Feliz Natal e o Palhaço) e nesse novo trabalho o cuidado com todos os detalhes impressiona. A delicadeza com a qual ele dirige os atores está nítida em cada cena, cada diálogo, olhar, cada expressão, cada gesto, movimento e fala dos atores.

A poesia está impressa no texto e condução das cenas em que a ¨realidade nua e crua¨ tem em vários momentos um teor onírico, salientando assim a mente de um menino jovem que vive a angústia de estar longe do pai, mas também passa por momentos típicos de um jovem, como a descoberta do amor.

A fotografia e a trilha são grandes aliadas da direção. As sequências de imagens são deslumbrantes e a câmera valoriza cada olhar, cada expressão, o que torna o filme ainda mais cativante.

As imagens destoadas para reforçar a alma, as sensações e pensamentos dos personagens; a natureza e as cores do interior do Rio Grande do Sul e planos dignos de um profissional como o diretor de fotografia Walter Carvalho, que junto com o diretor de arte Claudio Amaral Peixoto, realiza um trabalho brilhante.

A trilha nos leva para os anos sessenta e a nostalgia impera numa pulsão de emoções, sensações e deslumbramentos!
É uma delicia assisti-lo. Tem alma, tem luz, boa energia.

E o que é a Bruna Linzmeyer? que atriz! Linda atuando, dá um show!. Que olho e que olhar. A sua forte presença é muito bem aproveitada pela direção. Menina sonhadora, imaginação fértil, apaixonada por fotografia; mulher meio enigmática, apaixonada, apaixonante.

O Tony tinha que ser o Johnny Massaro, que também tem um olhar marcante, um sorriso curioso de quem está descobrindo o mundo, com suas alegrias e mazelas. Massaro tem uma fisionomia de menino muito novinho e isso ajuda muito na construção do personagem. O rito de passagem da adolescência para a maturidade é mostrado com muita segurança por esse jovem ator.

Selton Mello, além de um diretor de talento, é um ator extraordinário! Faz um homem bruto e que cria porcos ( Paco), que se interessa pela mãe de Tony e é amigo e confidente do garoto, mas que, ao mesmo tempo, não quer deixar o amor descompromissado.

Ondina como a mãe Sofia, que sofre com o sumiço do marido, também merece destaque, assim como Martha Nowill como a simpática prostituta; Bia Arantes como a sedutora Pietra e a participação muito especial do veterano ator Rolando Boldrin, que é conhecido como apresentador, mas é um ator carismático – o seu condutor de trem traz muita poesia.

Filme lindo e necessário para deixar a vida da gente mais interessante!

Para curtir e acompanhar as notícias:
https://www.facebook.com/FilmedaMinhaVida/

Como não sou especialista em cinema, eis duas matérias que falam sobre o apuro técnico do longa:
http://casavogue.globo.com/LazerCultura/noticia/2017/07/desconstruindo-estetica-visual-de-o-filme-da-minha-vida.html Por Paula Jacob
http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,selton-mello-evoca-tolstoi-em-o-filme-da-minha-vida,70001921808 Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS