CONTRAÇÕES E URINAL
Contrações entra novamente em cartaz, agora no Teatro Frei Caneca. É um espetáculo que mostra uma história aparentemente absurda, mas que retrata uma séria situação de abuso de poder, intransigência, invasão de privacidade, em nome de um bom rendimento no emprego.
No escritório de uma grande corporação, a gerente (Yara de Novaes) convoca e solicita a Emma (Débora Falabella), sua funcionária, que leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos funcionários qualquer relação sentimental ou sexual com outro empregado da empresa. Ou a funcionária aceita as condições, ou perde o emprego.
No decorrer da encenação, acontecem vários encontros e a frieza humana chega ao ápice. Emma poderia negar as exigências, mas em nome da carreira, abandona a vida particular e enterra os seus sentimentos.
A criativa direção de Grace Passô evidencia a tensão cada vez maior entre as personagens, com som ensurdecedor em alguns momentos e com um ambiente que vai se transformando numa geleira, que reflete as mentes e os corações frios e calculistas dessas pessoas que deixam o amor de lado em nome de sucesso e dinheiro.
A peça tem uma trajetória de reconhecimento: Depois de passar por Brasília, Curitiba, BH, Vitória e Rio de Janeiro (Prêmio APTR e o prêmio Questão de Crítica para Yara de Novaes), onde foi considerada uma das 10 melhores do ano pelo Jornal O Globo, volta para a capital paulista ( na cidade ganharam o Prêmio Aplauso Brasil e o APCA por suas interpretações, prêmio raro de ser dividido por duas atrizes do mesmo espetáculo).
Elas também levaram o no Rio de Janeiro, o também para as duas atrizes. A reestreia acontece dia 22 de abril, sexta-feira às 21h no Teatro Frei Caneca.
Imperdível!
Ficha Técnica:
Texto: Mike Bartlett. Tradução: Silvia Gomez. Direção: Grace Passô. Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes. Cenário e Figurinos: André Cortez. Luz: Alessandra Domingues. Trilha Sonora: Morris Picciotto. Direção de Produção: Gabriel Paiva. Idealização: Grupo 3 de Teatro
Serviço – Contrações
De 22 de abril a 26 de junho.
80 minutos.
14 anos.
Teatro Shopping Frei Caneca – 620 lugares
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação.
(11) 3472-2229
Sextas e sábados às 21h00. Domingos às 19h00.
R$ 60 (sextas). R$ 80 (sábados e domingos).
Venda por internet Ingresso Rápido.
Até dia 26 de junho.
Urinal é um musical criativo e extremamente atual, baseado no texto de Greg Kotis e Mark Hollmann, que estreou em Nova York, em 2001.
A população de um lugar indefinido sofre com a falta de água após uma seca de vinte anos (época conhecida como os Anos Fedidos) e só é possível usar o banheiro público ( que são inspecionado pela funcionária Penélope – Nábia Villela), os particulares foram extintos, e o serviço é pago.
Quem desrespeitar a lei vai para no Urinal. Mas o que é o Urinal? Só assistindo a peça, mas claro que esse lugar não é nada bom!
Nesse espetáculo, alguns personagens não tem nomes e são chamados de acordo com as suas características e funções.
A maioria da população aceita os desmandos calada, mas o jovem Bonitão começa uma revolução e tem o apoio de muita gente.
Ele se apaixona pela bela Luz (Bruna Guerin), que é filha do Patrãozinho (Roney Facchini), presidente da Companhia da Boa Urina, mas nada vai detê-lo na sua luta pela liberação do uso dos banheiros.
Não há glamour nem alegria como na maioria dos musicais. Existe, sim, crítica social à exploração, aos políticos e administradores corruptos.
A população consegue usar os banheiros gratuitamente, num certo momento Luz herda os bens do seu pai, mas não sabe usufruir da liberdade e o final não é feliz como acontece na maioria dos musicais.
Toda a história é narrada pelo Policial (Zé Henrique de Paula), o narrador e assistido ( e comentado) pela jovem moradora de rua Garotinha (Luciana Ramanzini).
O musical, de caráter underground e futurista tem como inspiração principal os cabarés alemães na primeira metade do século XX, especialmente da obra de Bertolt Brecht e Kurt Weill ( com destaque para a Ópera dos Três Vinténs), bem como de George Orwell e Aldous Huxley.
Urinal raz uma história crítica, sem alegrias, mas as cenas não são pesadas porque as apresentações musicais são dinâmicos e com alto astral.
A direção musical de Fernanda Maia é preciosa. A sintonia entre o elenco nas cenas de canto é perfeita e nos momentos de coro a afinação é impressionante.
A criatividade da direção e o talento dos atores garantem a qualidade do musical, que tem um elenco de muito coeso. Destaque para as interpretações de atores que acompanho a trajetória no teatro: Nábia Villela, Luciana Ramanzini, Zé Henrique de Paula, Bruna Guerin, Caio Salay, Roney Facchini e Gerson Esteves.
O cenário e os figurinos customizados ressaltam o espírito underground da encenação. A ambientação lembra becos e fábricas decadentes.
Urinal ressalta o caráter pessimista de uma era, já que não há esperança de um futuro melhor nesse musical inteligente e que infelizmente é extremamente atual.
Um espetáculo que foge dos padrões dos musicais que estão em cartaz e com certeza já tem um lugar de suma importância dentro da história dos musicais montados no Brasil.
Ficha técnica
Elenco: Adriana Alencar, Bia Bologna, Bruna Guerin, Caio Salay, Fabio Redkowicz, Gerson Steves, Luciana Ramanzini, Marcella Piccin, Nábia Vilella, Roney Facchini, Thiago Carreira, Thiago Ledier, Tony Germano e Zé Henrique de Paula.
Tradução e direção: Zé Henrique de Paula
Direção Musical: Fernanda Maia
Versões em português: Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula
Supervisão das versões: Claudio Botelho
Cenografia e figurinos: Zé Henrique de Paula
Iluminação: Fran Barros
Preparação de atores: Inês Aranha
Preparação vocal: Fernanda Maia
Coreografia: Gabriel Malo e Inês Aranha
Projeto sonoro: Raul Teixeira
Assistência de direção musical: Rafa Miranda
Assistência de cenografia: Bruno Anselmo
Assistência de figurinos: Cy Teixeira
Arte gráfica e vídeos: Herbert Bianchi
Coordenação de produção: Claudia Miranda
Produção executiva: Louise Bonassi
Assistência de produção: Mariana Mello
Fotos: Ronaldo Gutierrez
Realização: Núcleo Experimental
Teatro Porto Seguro. As sessões acontecem às quartas e quintas, às 21h00, até o dia 21 de abril.´
Alameda Barão de Piracicaba, 740
http://teatroportoseguro.com.br/
https://www.facebook.com/teatroporto/ |