TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

O Musical Mamonas - Em cena, a irreverência de Dinho (Ruy Brissac); Júlio (Adriano Tunes); Bento (Yudi Tamashiro), Sergio e Samuel (Elcio Bonazzi e Arthur Lenzura)
Publicado em 14/04/2016, 15:00
260
Facebook Share Button
Não era fã dos Mamonas. Acompanhei o sucesso meteórico dos cinco garotos de Guarulhos que conquistaram o Brasil, mas não era o estilo de música que tocava no meu toca-discos.

Era visível que não somente os adultos se encantavam com as letras bem-humoradas. As crianças gostavam do jeito despojado e irreverente dos garotos.

A música era bem cuidada, elaborada e a levada era especialmente de rock, já que os meninos eram fãs de bandas como Engenheiros do Hawaii, Guns’n Roses, Rush, Legião Urbana e Titãs, mas as letras eram meio sem sentido, para divertir ¨a galera¨, usando um linguajar jovem.

No único disco que gravaram, Mamonas Assassinas (junho de 1995), as composições traziam o pop rock misturado com diversos ritmos, como sertanejo, brega, heavy metal, pagode, forró, música mexicana e reggae.

O álbum vendeu mais de 3 milhões de cópias no Brasil e os Mamonas começaram a fazer shows sem parar e participavam de programas de TV. Um acidente aéreo, no entanto (2 de março de 1996), ocasionou a morte dos cinco integrantes e de pessoas da equipe.

A história do grupo é contada de maneira cronológica, com muito vigor, e pontua desde a formação do Grupo Utopia até a decisão de mudar o rumo das composições e o sucesso estrondoso.

Fatos marcantes, que são detalhados em matérias sobre o grupo, estão presentes, entre eles: a ligação de Samuel com aviões e o descaso do administrador do Ginásio Paschoal Thomeo (conhecido como Thomeozão) quando os meninos tinham a banda Utopia e a mudança de atitude quando, já como Mamonas, eles foram realizar um show no local, com a presença de um grande público.

A decisão de mostrar em detalhes situações emblemáticas da carreira dos Mamonas ocasiona uma grande quantidade de diálogos, que em alguns momentos se estendem um pouco, mas a animação dos atores, o dom para a comédia e os números musicais bem dirigidos mantêm o espetáculo dinâmico.
Quando uma cena começa a se alongar, o número musical garante o dinamismo das cenas.

Em cena tudo é possível. O mundo está muito sem graça e o Anjo Gabriel dá uma importante missão aos Mamonas: criar um musical que reacenda a alegria e irreverência. A morte, portanto, não é mostrada de maneira explícita, para que a encenação não perca a poesia.
É notável a empolgação da plateia, formada por jovens, adultos e mesmo idosos, que na época já estavam na meia idade. Uma prova que os Mamonas ganharam a simpatia de pessoas de todas as idades.

A criativa direção de Possi ressalta o espírito inquieto, brincalhão e despojado do grupo. Contribui para isso o talento dos atores, com destaque para Ruy Brissac, que além da semelhança física, tem uma energia surpreendente e consegue transmitir toda a irreverência de Dinho, com talento para imitações de personalidades, inclusive.

As coreografias e os figurinos seguem o espírito ágil e jovem dos garotos, sem imitação, mas que lembram bastante o visual dos meninos.
Os números musicais, claro, são o ponto alto da encenação. Os atores conseguem dar vida aos sucessos do grupo com desenvoltura e preparo vocal.

A direção musical de Miguel Briamonte ressalta a vitalidade e modernidade das canções e o músico assina composição especial para ajudar na caracterização dos personagens e na montagem da trama.

Ficha Técnica
Texto – Walter Daguerre
Direção Geral – José Possi Neto
Direção Musical – Miguel Briamonte
Elenco
Ruy Brissac – Dinho
Adriano Tunes – Julio
Yudi Tamashiro – Bento
Elcio Bonazzi – Sergio/Samuel
Arthur Ienzura – Sergio/Samuel
Rafael Aragão – Cover Dinho
Patrick Amstalden – Rick Bonadio
Vanessa Mello – Ensemble
Nina Sato – Ensemble
Gabriela Germano – Ensemble
Maria Clara Manesco – Ensemble
Marco Azevedo – Ensemble
Reginaldo Sama – Ensemble
Bernardo Berro – Ensemble
Andre Luiz Odin – Ensemble
Coreografia – Vanessa Guillen
Cenário – Nello Marrese
Figurinos – Fabio Namatame
Designer de Cabelo e Maquiagem – Anderson Bueno
Designer de Luz – Wagner Freire
Designer de som – Gabriel D’Angelo
PRODUTORES ASSOCIADOS – Rose Dalney, Márcio Sam e Túlio Rivadávia
Apresentado por Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Banco do Brasil Seguridade
Patrocinado por Banco do Brasil Seguridade e Besni
Realizado por MINIATURA 9
Serviço

O MUSICAL MAMONAS
Teatro Fecomércio – Sala Raul Cortez (512 lugares)
Rua Dr. Plínio Barreto 285 – Bela Vista
Informações: 3254.1631
Bilheteria: terça a quinta das 14h às 20h; sexta a domingo a partir das 14h. Aceita todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Ar condicionado e acesso para deficientes. Estacionamento do teatro: R$ 20
Vendas: (11) 2626-5286 – www.compreingressos.com

Quinta e Sábado às 21h | Sexta às 21h30 | Domingo às 19h
Ingressos:
R$ 120
(Desconto de 50% para clientes Banco do Brasil Seguridade: Clientes com seguros, previdência ou capitalização do Banco do Brasil. Os clientes com previdência ainda são isentos da taxa de conveniência)
Duração: 120 minutos
Recomendação: 12 anos
Gênero: musical
Temporada: até 29 de Maio
Clique nas imagens para ampliar:

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS