O Ponto de Partida é um grupo sensacional, com 35 anos de estrada, que une música, dança e teatro para contar histórias com encantamento. O grupo ganha mais brilho ainda com os Meninos de Araçuaí, completando 15 anos de existência.
Partindo do princípio que todo mundo tem um baú de lembranças, seja através de objetos guardados com esmero, seja através das recordações ¨guardadas no coração¨, Presente de Vó traz a história de quatro famílias, inspiradas no universo do escritor moçambicano Mia Couto. que habitam um lugar onde emana poesia. Os sonhos guiam o cotidiano dos moradores.
No lugarejo, o velho Cambeva tem uma oficina que restaura as lembranças e memórias. Diversos personagens precisam da ajuda de Cambeva: Temporina precisa resgatar as lembranças da infância porque está perdendo as cores; Zalém e a Calunga recolhem e catalogam lembranças; Maria Metade e seus Meninos encantados serão sempre crianças porque habitam as histórias; Deolinda, neta do Cambeva, e o ajudante Tuzébio tentam adivinhar qual será o presente que ela ganhará do avô no aniversário.
O público acompanha a trajetória dos personagens e a magia das cenas ganha mais força com uma trilha sonora que mistura canções de Chico Buarque, Caetano, Gilberto Gil, além de cirandas guaranis, cantigas de ninar africanas, batuques, aleluias e composições assinadas por membros do Ponto de Partida ( Pablo Bertola, Lido Loschi, Júlia Medeiros e Pitágoras Silveira).
Para a criação do espetáculo, os avôs e avós dos meninos e meninas de Araçuaí, resgataram histórias e canções que marcaram as suas vidas, promovendo assim, através da arte, um encontro entre gerações, um encontro entre passado e presente.
Presente de Vó é um presente para o espectador. É daqueles espetáculos que ficam guardados na memória porque nos faz lembrar da infância e de momentos especiais ao lado dos nossos avós.
Quem teve com os avós uma relação de imenso amor e admiração, como eu tive, com certeza ficará emocionado (a).
No início do processo de elaboração do projeto, a ideia era gravar um CD registrando o conteúdo das pesquisas, mas o resultado superou as expectativas: foram lançados quatro discos com histórias e músicas, os quais inspiraram a montagem Presente de Vô.
Imperdível!
Sobre o Ponto de Partida:
O grupo foi fundado em Barbacena, em 1980, por artistas que não deixariam a cidade, mas também não aceitariam os limites da província. Assim, tornou-se uma companhia de repertório itinerante e independente com 20 profissionais em exercício permanente. Criou e sistematizou métodos e processos de produção e criação e desenvolveu uma linguagem própria e uma dramaturgia brasileira que sustenta seus 35 espetáculos. Fiel às suas origens de movimento cultural, atualmente o Ponto de Partida é responsável direto pela formação ou o trabalho de 323 pessoas que se dividem e se somam em suas diversas atividades e projetos, como a Bituca ( homenagem ao Milton Nascimento, visto que o artista está sempre ligado aos trabalhos do grupo): Universidade de Música Popular e os Meninos de Araçuaí.
O Grupo acabou de inaugurar a Estação Ponto de Partida, no conjunto arquitetônico que abrigou a Sericícola, segunda fábrica de seda do Brasil, celebrando seus 35 anos.
Sobre os Meninos de Araçuaí:
Coro de crianças entre 7 e 16 anos. Foi criado em 1998 juntamente com o Grupo Teatral Ponto de Partida, responsável pela formação técnica do Coro, oferecendo oficinas de interpretação, dança, instrumentos musicais e musicalização. A música entrou como um grande aliado no processo de formação de cidadania, socialização, sensibilização, estética e principalmente o desenvolvimento da autoestima. O resultado deste cuidadoso trabalho é a consagração deste coral já com 06 cds e 02 dvds gravados, participação no CD Pietá de Milton Nascimento e em inúmeros espetáculos, por diversas cidades brasileiras, e Paris (Ano do Brasil na França).
Um depoimento de Fernanda Montenegro sobre o grupo e o espetáculo:
https://www.youtube.com/watch?v=FfOeN3PJYrI&feature=youtu.be
Presente de Vô – Imagina
https://www.youtube.com/watch?v=xqfTSk0PMP4
Serviço:
Governo de Minas Gerais e Natura apresentam
Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí em Presente de Vô
24 e 25 de outubro, Espaço Tom Jobim, Rio de Janeiro
informações: 21 2274.7012
vendas: www.ingresso.com
http://www.grupopontodepartida.com.br/
Recado do Ponto de Partida:
E a gente quer fazer um convite: queremos ouvir alguma lembrança sua, uma memória de infância. Você conta para a gente? Basta escrever nos comentários do Facebook (https://www.facebook.com/grupopontodepartida?fref=ts) , ou postar no seu próprio Face ou Instagram com a hashtag #umamemória. Assim a gente descobre, juntos, histórias em comum – e histórias incomuns.
|