MANTENHA FORA DO ALCANCE DO BEBÊ mostra um encontro aparentemente comum entre uma assistente social e uma moça que quer adotar o bebê. Aos poucos, no entanto, o público percebe que a moção é cheia de neuroses. No elenco estão os atores Débora Falabella, Anapaula Csernik, Jorge Emil e Diego Dac. A peça é de Silvia Gomez.
A assistente social precisa saber detalhes da vida pessoal, conjugal, cotidiana, da moça, mas ela além de ter um comportamento estranho, fala coisas misturadas, sem muito nexo. Em nenhum momento ela demonstra ter equilíbrio emocional para ser mãe e chega demonstrar que tem instintos incendiários.
Não é o amor que move a adoção. A moça quer um filho perfeito e para satisfazer caprichos. Como se fosse um objeto que podemos comprar numa loja qualquer.
A situação foge do controle, principalmente porque a assistente social também demonstra sérios problemas de comportamento; certamente está descontente com o seu trabalho e com a sua vida pessoal.
Quando Rubens (Jorge Emil), o marido da entrevistada, chega no local, algo inesperado acontece.
O diretor Eric Lenate assina diversos trabalhos que mexem com a loucura humana, mostrando que todos nós temos as nossas esquisitices, nossos dramas pessoais (Ludwig e suas irmãs, Mantenha fora do Alcance do Bebê, Sit Down Drama, O Céu Cinco Minutos antes da tempestade, também de Silvia Gomez). Os personagens geralmente extrapolam o limite da sanidade, agindo de maneira diferente do que a sociedade considera ¨normal¨.
Em Mantenha fora do alcance do bebê, drama e o humor se misturam porque como a situação dos personagens é desoladora, o humor existente é nervoso, ácido até.
A vida é surreal dentro e fora da sala de entrevistas: Uma superpopulação de lobos toma ruas, calçadas e linhas de metrô. Dentro da sala, um lobo acompanha a conversa e ajuda nas tarefas cotidianas.
O elenco merece atenção especial. Débora Falabella e Anapaula Csernik precisam estar em total sintonia para que o jogo, intenso, prenda a atenção do espectador.
A luz e a trilha também merecem atenção. O cenário é movido pelo elenco, especialmente pelo lobo, e contribui para dar à encenação um clima surreal, como se a vida fosse montada e desmontada, construída e destruída. Como se as pessoas ( personagens) não tivessem controle nenhum sobre as suas vidas.
Ficha Técnica e Serviço:
Texto – Silvia Gomez.
Direção, Cenografia e Adereços – Eric Lenate.
Elenco – Débora Falabella, Anapaula Csernik, Jorge Emil e Diego Dac.
Assistência de Direção – Janaína Afhonso. Assistência de Cenografia – Saulo Santos. Direção de Palco – Diego Dac e Saulo Santos.
Figurinos e Adereços – Rosângela Ribeiro.
Iluminação e Adereços – Alini Santini. Mascareiro – Fábio Pinheiro.
Trilha Sonora, Sonoplastia e Engenharia de Som – L.P. Daniel.
Projeto Gráfico – Laerte Késsimos. Fotos de Cena e Vídeos – Leekyung Kim. Direção de Produção – Ricardo Grasson. Produção Executiva – Cícero de Andrade e Ricardo Grasson. Assistente de Produção – Fran Ferraretto e Felipe Costa.
|