TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Críticas - Teatro Adulto

A intensidade de A Última Dança
Publicado em 22/09/2016, 23:00
322
Facebook Share Button
Natália Gonsales em cena é de tirar o fôlego. No espetáculo A Última Dança, a atriz encena monólogo inspirado em diário da escritora e filósofa francesa Simone Weil, que era operária e registrou o difícil cotidiano dentro das fábricas.

As pesquisas publicadas por Eclea Bosi (“Simone Weil - A condição operária e outros estudos sobre a opressão”) também foram usadas para a criação do espetáculo, que foi adaptado para o teatro pelo dramaturgo, diretor, coordenador do Núcleo de Dramaturgia do SESI, César Baptista.

Natália participou de todo o processo de adaptação, já que o projeto é seu e muitos questionamentos na peça também são seus e de César Baptista, claro.

Simone Weil tinha uma vida confortável, mas deixou tudo de lado e foi viver um cotidiano de privações ao lado de operários. Um trabalho escravizante, extenuante, sob a fome e a loucura de ter que produzir e produzir. Estar doente? Expor sentimentos? Lutar contra a opressão? Nada disso é permitido devido a um único alvo: produzir e produzir para uma elite que tem o único objetivo: o enriquecimento.

Os direitos trabalhistas vieram depois, com muito custo, e essa peça é necessária, um grito contra a exploração e escravidão, que ainda continuam existindo em pleno 2016. Aliás, existe um movimento com o objetivo de tirar cada vez mais os direitos conquistados... O futuro é incerto e amedronta.

Num primeiro momento, a atriz conversa com a plateia e logo em seguida dá voz a Simone, às suas angústias, dores e inquietações. Um cotidiano onde o ser humano perde a sua identidade em nome de uma rotina marcada pela fome, calor no ambiente de trabalho, doenças, acidentes. Um ambiente sub-humano.

Natália mostra todo esse cotidiano através de um trabalho intenso, que emociona. A voz e o corpo são essenciais para a representação desse esforço absurdo do trabalhador para cumprir as metas absurdas do trabalho.

Um ritmo de trabalho tão intenso que coloca o ser humano à beira da loucura e o esgotamento físico e mental é inevitável.

Máquinas de linha de produção ocupam o palco ( cenografia criada por Flavio Tolezani a partir de objetos de trabalho que eram da fábrica do avô de Natália) e as movimentações dos equipamentos são feitas pela atriz de forma ensandecida porque para conseguir atingir as metas de alta produção as máquinas não podem parar nenhum segundo.

Natália é bailarina e o seu condicionamento físico é incrível. Além disso, os movimentos coreografados transmitem emoções que a fala não tem a capacidade de transmitir,porque o corpo desse trabalhador está tão debilitado que não há forças para a comunicação verbal e o semblante traz a fisionomia de uma mulher envelhecida devido à rotina extenuante.

A luz e a trilha sonora ( e efeitos sonoros) contribuem para que a ambientação transmita a insalubridade das fábricas, o desespero do trabalhador. O barulho contínuo e irritante das máquinas, o vermelho do calor, a penumbra do local de trabalho, o azul de uma mulher que tenta manter a sanidade, a vestimenta bege e a cor bege traduzindo em cena a inércia perante uma vida exposta ao desrespeito e à miséria financeira e intelectual.

Como escrever sobre essa triste realidade sem vivenciá-la? Simone Weil teve a coragem de largar uma vida confortável para se dedicar a conhecer esse cotidiano de privações. Morreu nova, doente, aos 34 anos, e deixou os escritos que serviram de base para esse espetáculo impactante e que tem que ser visto!

Ficha Técnica
Concepção e Atuação: Natalia Gonsales. Encenação: Natalia Gonsales, César Baptista, Fernanda Bueno e Janaína Suaudeau. Provocadores: César Baptista e Janaína Suaudeau. Criação Dramatúrgica: César Baptista. Direção de Movimento e Coreografia: Fernanda Bueno. Composição Sonora: Daniel Maia. Iluminação: Igor Sane. Cenário: Flávio Tolezani. Figurino: Natália Gonsales. Designer Gráfico: Murilo Thaveira. Fotografia: Flávio Tolezani. Produção Executiva: Anna Zêpa. Direção de Produção: Natalia Gonsales

Serviço:
Reestreia 19 de setembro.
Duração: 60 minutos.
Classificação: 12 anos
Local: Viga Espaço Cênico – Sala Viga.
Rua Capote Valente, 1323. São Paulo / SP
Capacidade: 80 lugares.
Informações: (11) 3801-1843
Temporada: 19 de setembro a 28 de novembro.
Segundas-feiras, às 21h
Ingresso: R$ 30
Horário de funcionamento da bilheteria: duas horas antes do espetáculo, com possibilidade de reserva por telefone a partir das 14h, para chegada até 15 min. antes do início da sessão. Gênero: drama. Até 28 de novembro.


Natália e Flávio Tolezani estão em cartaz com Fala Comigo Antes da Bomba Cair
Direção de Carla Candiotto.
Da junção dos textos Fala Comigo Como a Chuva e me Deixa Ouvir, que faz parte do conjunto de peças curtas em um ato do autor americano Tennessee Williams, e Vamos Sair da Chuva Quando a Bomba Cair, do paranaense Mário Bortolotto, o público acompanha um jogo intenso entre um casal que desejam muito construir uma vida em comum, mas que são muitos diferentes e a convivência é tumultuada.
Teatro Eva Herz – Avenida Paulista, 2073 (Conjunto Nacional)
166 lugares
(11) 3170-4059
Terças, às 21h.
R$ 50
Até 25 de outubro.
http://www.deolhonacena.com.br/index.php?pg=3a2b&sub=117#linha
Clique nas imagens para ampliar:

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS