TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Festival de Curitiba anuncia programação e amanhã começam as vendas dos ingressos
Publicado em 09/02/2026, 22:00
67
Facebook Share Button
Programação da 34ª edição já está disponível

A bilheteria oficial abre nesta terça-feira (10), a partir das 10h – www.festivaldecuritiba.com.br. Ingressos estarão disponíveis pelo site oficial e pela bilheteria física, no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 - Piso L3, Centro Cívico).
Para garantir um bom lugar e conseguir ver os espetáculos que escolheu é bom comprar amanhã mesmo. Tem espetáculo que esgota em menos de uma hora!

Curitiba respira teatro por 14 dias, teatro e outras artes que nos salvam do caos. ¨Festival para Todos¨ é o slogam desse evento que é o maior no Brasil das artes cênicas, entre os maiores do mundo. São atrações nacionais e internacionais aguardadas pelos curitibanos e por turistas que amam a cultura.
O Festival é a celebração do teatro, da arte em geral. O evento prima por abraçar diversas áreas da arte, na linda Curitiba. Encontros com artistas nos teatros e nas coletivas. Muito trabalho, mas também momentos memoráveis.
A diversidade de estilos e a valorização das diferenças tem norteado o evento e a cada ano o publico prestigia com mais afinco.
São trabalhos de artistas renomados, muitos famosos pela mídia – por integrarem elencos de novelas, outros pelo talento reconhecido no teatro, dedicando a sua vida ao tablado; todos, claro, com criações que suscitam reflexões e promovem também diversão.
Neste ano, de 30 de março até 12 de abril, o evento terá mais de 435 atrações em diferentes teatros, espaços culturais, ruas, praças e instituições de Curitiba e da Região Metropolitana, Tem para todas as idades e gostos.
Tem teatro mais tradicional, teatro de caráter alternativo, dança, shows, produções de grupos, produções independentes, apresentações em teatros italianos e em teatros alternativos e, claro, uma programação de encontros, conversas, oficinas, e muito mais.
A programação foi divulgada num encontro de café da manhã com a imprensa e influenciadores. Na ocasião falaram o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, e a diretora de produção Fabíula Passini.
Knopfholz exaltou as 34 edições: ¨Celebrando o teatro, a arte e a cultura de vários cantos do país e do mundo, sempre com uma programação diversa, acessível e pensada para todas as pessoas, promovendo o mercado da economia criativa de Curitiba e região”, explica o diretor, destacando que em 2025 o evento recebeu mais de 200 mil pessoas em todas as suas atrações.
Entre os nomes confirmados: os atores Malu Galli, Du Moscovis, Herson Capri, Natália do Vale, Celso Frateschi, e Walter Casagrande Júnior (o grande nome do futebol pisando num palco!), os diretores Nelson Motta, Miguel Falabella, Rodrigo Portella, Inez Viana, Fernando Philbert, além de grupos e companhias consagradas como Grupo Galpão, Grupo Corpo, Armazém Cia de Teatro, Coletivo Prot{agô}nistas, Grupo Magiluth, Coletivo Negro, Companhia de Teatro Heliópolis, Súbita Cia de Teatro, Corpo Rasteatro, entre outros. Do exterior tem peça da Argentina e uma co-produção Alemanha/ Moçambique.
Fabíula Passini ressalta que a Mostra Lucia Camargo celebrará em 2026 a arte como criação coletiva, homenageando grupos teatrais e reverenciando que já partiu: “A seleção feita pela curadoria para esta edição é muito preciosa, não só pela qualidade dos espetáculos selecionados, mas pela solidificação e celebração de grupos e companhias que fizeram história nessas mais de três décadas do Festival de Curitiba. Além disso, pela riqueza plural e geográfica, evidenciando o quanto temos trabalhos primorosos espalhados pelo Brasil nos últimos tempos”, comenta.

A programação da Mostra Lúcia Camargo e os teatros de Curitiba:

No icônico TEATRO GUAÍRA – GUAIRÃO: Musical Tim Maia - Vale Tudo”, com roteiro de Nelson Motta e produção de seu filho Carmelo Maia; “Na Marca do Pênalti”, com o ex jogador e comentarista esportivo, Casagrande; “Dois Papas”, 1ª montagem internacional do texto de Anthony McCarten, com Celso Frateschi;“Sabedoria dos Pais, direção de Miguel Falabella que traz o paranaense Herson Capri e a atriz Natália do Vale, que comemoram 50 anos de carreira; Piracema, dança do mineiro Grupo Corpo, que marca os 50 anos da companhia.

No GUAIRINHA, o também mineiro Grupo Galpão encena “(Um) Ensaio Sobre a Cegueira”, com direção de Rodrigo Portella, baseado na obra de José Saramago ( um grito contra a cegueira humana/ignorância; “Dias Felizes”, com a Cia Armazém; a estreia de Juana Profunda em “O Grande Cabaré Combo Drag Week”, que celebra os seus 10 anos de trajetória drag, participação especial de Miranda Lebrão (RJ), “{FÉ}STA, o circo negro ganha voz com o Coletivo Prot{agô}nistas; “Mulher em Fuga”, Malu Galli e Tiago Martelli, direção de Inez Viana e dramaturgia de Pedro Kosovski – um basta à violência contra a mulher.

No TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS: “A Boca Que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas)”, da Companhia de Teatro Heliópolis com dramaturgia de Dione Carlos: “Deriva” da curitibana Súbita Companhia; “Sidarta”, obra livremente inspirada no livro homônimo de Hermann Hesse, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura; “Cabo Enrolado” dança urbana paulista.

No SESC DA ESQUINA, “Reparação” chama a atenção porque é inspirado em um caso real de violência contra uma jovem; “Brace” com o bailarino Edivaldo Ernesto; o contemporâneo “Pai Contra Mãe ou Você Está Me Ouvindo”, com concepção, dramaturgia e direção geral de Jé Oliveira e que foi indicada a prêmios; “Veias Abertas 60 30 15 Seg”, inspirado no livro ‘As Veias Abertas da América Latina’, de Eduardo.

TEATRO CLEON JACQUES: música, teatro e artes visuais no espetáculo Vinte!; dança “A Bailarina Fantasma”, criada pela bailarina brasileira Verônica Santos a partir da icônica e polêmica escultura francesa ‘A Bailarina de 14 anos’, do escultor Edgar Degas; a arte argentina é representada por “Bailarinas Incendiadas¨ com Ignacio González, especialista em história da dança.

A belíssima ÓPERA DE ARAME foi construída para abrigar o primeiro espetáculo da história do Festival de Curitiba e recebe uma montagem histórica dos palcos que recebe uma nova ¨roupagem¨: ¨A Máquina”, com direção de João Falcão, e uma visão contemporânea da tragédia Édipo Rei, “Édipo REC”, do Grupo Magiluth que comemora 20 anos de estrada.

Na CAIXA CULTURAL CURITIBA “Atrás das Paredes” e “Como um Palhaço - Like a Clown”.

TEATRO PAIOL receberá mais uma peça sob direção de Rodrigo Portella, O Motociclista no Globo da Morte”, com texto de Leonardo Netto e Eduardo Moscovis em mais um trabalho solo; a peça de cultura popular é celebrada em “Histórias de Teatro e Circo - Três Gerações de Arte Brincante”, do grupo Carroça de Mamulengos, com 50 anos de estrada.

Além da MOSTRA LÚCIA CAMARGO, com curadoria da produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, da atriz e diretora Giovana Soar e do dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa, o Festival conta com o FRINGE, sem curadoria, com várias mostras dentro do super evento que traz artistas do Brasil, muitos de Curitiba, Argentina, Peru, Chile e Bolívia, (Instagram @mostrafringe); o já consagrado INTERLOCUÇÕES, com formação e debates - Parte das oficinas possui vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail interlocucoes@fetivaldecuritiba.com.br; o RISORAMA, humor de primeira linha que tem como anfitrião Diogo Portugal e ocorre nos dias 3, 4, 6 e 7 de abril, na Pedreira Paulo Leminski. Entre os já confirmados, estão Nany People, Bruna Louise, Nando Viana, Rodrigo Marques, Fabiano Cambota, Marcelo Duque, Gio Lisboa, Teteu Severo e Chico Raiz - @risoramaoficia; o show de variedades para toda a família MISH MASH – 11 e 12 de abril na Pedreira Paulo Leminski (@mishmash.oficial) o GASTRONOMIX com música artístico e instrumental, artes cênicas e gastronomia, curadoria do estrelado Chef Celso Freire, dias 11, das 11h às 21h, e 12 de abril, das 11h às 18h, também na Pedreira Paulo Leminski. Instagram @gastronomixoficial.

E não para por aí!

A inclusão e o grito contra o capacitismo na Mostra Surda de Teatro. fortalecendo a premissa de “Festival para Todos”, a Mostra irá para o terceiro ano de sucesso absoluto. Entra os destaques: “Sopro de Liberdade”, baseada na obra “O Grito da Gaivota” e “Voz Invisível: Catharine Moreira”, performance que convida o público a se comunicar através do corpo e das Libras: “Gralha Azul Pinhão” e a língua de sinais criando memoórias. a a língua de sinais como memória, cultura e continuidade de histórias.
Além disso, estão na programação da Mostra Surda de Teatro as peças “Cangaceira Surda Mara”, sobre uma nordestina que viaja pelo Sertão disseminando a cultura surda por meio de suas histórias e brincadeiras; “OZ”, contando a história de um casal que, desde cedo, aprende a reconhecer os limites impostos aos corpos e às formas de afeto; o “Slam Resistência Surda”. Vejam no site toda a programação de peças e oficinas.
O respeito ao próximo e o amor ao teatro perpassa pela infância: GURITIBA – o Projeto cultural, social e de formação de plateia não é exclusividade do Festival, ele é uma ação formativa continuada para crianças, adolescentes, educadores e,claro, que contempla pais e familiares.
Dias 4, 5, 11 e 12 de abril com espetáculos para todas as idades no Auditório Poty Lazarotto, localizado no Museu Oscar Niemeyer. Acessibilidade, escuta, respeito, comunicabilidade: “Azul”, peça que fala sobre o TEA e “Da Janela”, espetáculo que transforma acessibilidade em jogo de cena. Para além de Curitiba, instituições e escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana receberão os espetáculos de circo “O Circo é Nosso!”, da Cia Mirabólica; de teatro infantil “Ayô e o Gigante”, da Batalhão Cia de Teatro; e de contações de histórias “Nhe’enga: Sobre Viver Histórias”, da Cia. Tagarelices.

Recado da Tip Mídia, assessoria de imprensa (diretor geral Maximilian Santos), e realizadores:
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Valores:
Mostra Lucia Camargo – De R$42,50 (meia entrada) até R$85 (entrada inteira), + taxa adm.
Risorama – De R$42,50 (meia entrada) até R$85 (entrada inteira) + taxa adm.
Fringe – De GRATUITOS até R$75 (entrada inteira) + taxa adm.
Mostra Surda de Teatro - GRATUITA.
MishMash – De R$30 até R$60 (entrada inteira) + taxa adm.
Programa Guritiba – De GRATUITOS até R$60 (entrada inteira) + taxa adm.
Gastronomix – De R$10 até R$20 (entrada inteira) + taxa adm.
*Estudantes de teatro e artistas profissionais contam com ingressos promocionais de R$40 e R$20, somente na bilheteria física. Verifique as condições especiais para colaboradores de empresas apoiadoras e clubes de descontos.

Serviço:
34.º Festival de Curitiba
Data: De 30/3 até 12/4 de 2026
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller - Piso L3 (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também todos os espetáculos que contam com acessibilidade em Audiodescrição e intérpretes de Libras.
Descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba #fringe #risorama #mishmash #gastronomix #interlocuções #mostrasurda #temporadademusicais





Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS