Programação da 34ª edição já está disponível
A bilheteria oficial abre nesta terça-feira (10), a partir das 10h – www.festivaldecuritiba.com.br. Ingressos estarão disponíveis pelo site oficial e pela bilheteria física, no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 - Piso L3, Centro Cívico).
Para garantir um bom lugar e conseguir ver os espetáculos que escolheu é bom comprar amanhã mesmo. Tem espetáculo que esgota em menos de uma hora!
Curitiba respira teatro por 14 dias, teatro e outras artes que nos salvam do caos. ¨Festival para Todos¨ é o slogam desse evento que é o maior no Brasil das artes cênicas, entre os maiores do mundo. São atrações nacionais e internacionais aguardadas pelos curitibanos e por turistas que amam a cultura.
O Festival é a celebração do teatro, da arte em geral. O evento prima por abraçar diversas áreas da arte, na linda Curitiba. Encontros com artistas nos teatros e nas coletivas. Muito trabalho, mas também momentos memoráveis.
A diversidade de estilos e a valorização das diferenças tem norteado o evento e a cada ano o publico prestigia com mais afinco.
São trabalhos de artistas renomados, muitos famosos pela mídia – por integrarem elencos de novelas, outros pelo talento reconhecido no teatro, dedicando a sua vida ao tablado; todos, claro, com criações que suscitam reflexões e promovem também diversão.
Neste ano, de 30 de março até 12 de abril, o evento terá mais de 435 atrações em diferentes teatros, espaços culturais, ruas, praças e instituições de Curitiba e da Região Metropolitana, Tem para todas as idades e gostos.
Tem teatro mais tradicional, teatro de caráter alternativo, dança, shows, produções de grupos, produções independentes, apresentações em teatros italianos e em teatros alternativos e, claro, uma programação de encontros, conversas, oficinas, e muito mais.
A programação foi divulgada num encontro de café da manhã com a imprensa e influenciadores. Na ocasião falaram o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, e a diretora de produção Fabíula Passini.
Knopfholz exaltou as 34 edições: ¨Celebrando o teatro, a arte e a cultura de vários cantos do país e do mundo, sempre com uma programação diversa, acessível e pensada para todas as pessoas, promovendo o mercado da economia criativa de Curitiba e região”, explica o diretor, destacando que em 2025 o evento recebeu mais de 200 mil pessoas em todas as suas atrações.
Entre os nomes confirmados: os atores Malu Galli, Du Moscovis, Herson Capri, Natália do Vale, Celso Frateschi, e Walter Casagrande Júnior (o grande nome do futebol pisando num palco!), os diretores Nelson Motta, Miguel Falabella, Rodrigo Portella, Inez Viana, Fernando Philbert, além de grupos e companhias consagradas como Grupo Galpão, Grupo Corpo, Armazém Cia de Teatro, Coletivo Prot{agô}nistas, Grupo Magiluth, Coletivo Negro, Companhia de Teatro Heliópolis, Súbita Cia de Teatro, Corpo Rasteatro, entre outros. Do exterior tem peça da Argentina e uma co-produção Alemanha/ Moçambique.
Fabíula Passini ressalta que a Mostra Lucia Camargo celebrará em 2026 a arte como criação coletiva, homenageando grupos teatrais e reverenciando que já partiu: “A seleção feita pela curadoria para esta edição é muito preciosa, não só pela qualidade dos espetáculos selecionados, mas pela solidificação e celebração de grupos e companhias que fizeram história nessas mais de três décadas do Festival de Curitiba. Além disso, pela riqueza plural e geográfica, evidenciando o quanto temos trabalhos primorosos espalhados pelo Brasil nos últimos tempos”, comenta.
A programação da Mostra Lúcia Camargo e os teatros de Curitiba:
No icônico TEATRO GUAÍRA – GUAIRÃO: Musical Tim Maia - Vale Tudo”, com roteiro de Nelson Motta e produção de seu filho Carmelo Maia; “Na Marca do Pênalti”, com o ex jogador e comentarista esportivo, Casagrande; “Dois Papas”, 1ª montagem internacional do texto de Anthony McCarten, com Celso Frateschi;“Sabedoria dos Pais, direção de Miguel Falabella que traz o paranaense Herson Capri e a atriz Natália do Vale, que comemoram 50 anos de carreira; Piracema, dança do mineiro Grupo Corpo, que marca os 50 anos da companhia.
No GUAIRINHA, o também mineiro Grupo Galpão encena “(Um) Ensaio Sobre a Cegueira”, com direção de Rodrigo Portella, baseado na obra de José Saramago ( um grito contra a cegueira humana/ignorância; “Dias Felizes”, com a Cia Armazém; a estreia de Juana Profunda em “O Grande Cabaré Combo Drag Week”, que celebra os seus 10 anos de trajetória drag, participação especial de Miranda Lebrão (RJ), “{FÉ}STA, o circo negro ganha voz com o Coletivo Prot{agô}nistas; “Mulher em Fuga”, Malu Galli e Tiago Martelli, direção de Inez Viana e dramaturgia de Pedro Kosovski – um basta à violência contra a mulher.
No TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS: “A Boca Que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas)”, da Companhia de Teatro Heliópolis com dramaturgia de Dione Carlos: “Deriva” da curitibana Súbita Companhia; “Sidarta”, obra livremente inspirada no livro homônimo de Hermann Hesse, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura; “Cabo Enrolado” dança urbana paulista.
No SESC DA ESQUINA, “Reparação” chama a atenção porque é inspirado em um caso real de violência contra uma jovem; “Brace” com o bailarino Edivaldo Ernesto; o contemporâneo “Pai Contra Mãe ou Você Está Me Ouvindo”, com concepção, dramaturgia e direção geral de Jé Oliveira e que foi indicada a prêmios; “Veias Abertas 60 30 15 Seg”, inspirado no livro ‘As Veias Abertas da América Latina’, de Eduardo.
TEATRO CLEON JACQUES: música, teatro e artes visuais no espetáculo Vinte!; dança “A Bailarina Fantasma”, criada pela bailarina brasileira Verônica Santos a partir da icônica e polêmica escultura francesa ‘A Bailarina de 14 anos’, do escultor Edgar Degas; a arte argentina é representada por “Bailarinas Incendiadas¨ com Ignacio González, especialista em história da dança.
A belíssima ÓPERA DE ARAME foi construída para abrigar o primeiro espetáculo da história do Festival de Curitiba e recebe uma montagem histórica dos palcos que recebe uma nova ¨roupagem¨: ¨A Máquina”, com direção de João Falcão, e uma visão contemporânea da tragédia Édipo Rei, “Édipo REC”, do Grupo Magiluth que comemora 20 anos de estrada.
Na CAIXA CULTURAL CURITIBA “Atrás das Paredes” e “Como um Palhaço - Like a Clown”.
TEATRO PAIOL receberá mais uma peça sob direção de Rodrigo Portella, O Motociclista no Globo da Morte”, com texto de Leonardo Netto e Eduardo Moscovis em mais um trabalho solo; a peça de cultura popular é celebrada em “Histórias de Teatro e Circo - Três Gerações de Arte Brincante”, do grupo Carroça de Mamulengos, com 50 anos de estrada.
Além da MOSTRA LÚCIA CAMARGO, com curadoria da produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, da atriz e diretora Giovana Soar e do dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa, o Festival conta com o FRINGE, sem curadoria, com várias mostras dentro do super evento que traz artistas do Brasil, muitos de Curitiba, Argentina, Peru, Chile e Bolívia, (Instagram @mostrafringe); o já consagrado INTERLOCUÇÕES, com formação e debates - Parte das oficinas possui vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail interlocucoes@fetivaldecuritiba.com.br; o RISORAMA, humor de primeira linha que tem como anfitrião Diogo Portugal e ocorre nos dias 3, 4, 6 e 7 de abril, na Pedreira Paulo Leminski. Entre os já confirmados, estão Nany People, Bruna Louise, Nando Viana, Rodrigo Marques, Fabiano Cambota, Marcelo Duque, Gio Lisboa, Teteu Severo e Chico Raiz - @risoramaoficia; o show de variedades para toda a família MISH MASH – 11 e 12 de abril na Pedreira Paulo Leminski (@mishmash.oficial) o GASTRONOMIX com música artístico e instrumental, artes cênicas e gastronomia, curadoria do estrelado Chef Celso Freire, dias 11, das 11h às 21h, e 12 de abril, das 11h às 18h, também na Pedreira Paulo Leminski. Instagram @gastronomixoficial.
E não para por aí!
A inclusão e o grito contra o capacitismo na Mostra Surda de Teatro. fortalecendo a premissa de “Festival para Todos”, a Mostra irá para o terceiro ano de sucesso absoluto. Entra os destaques: “Sopro de Liberdade”, baseada na obra “O Grito da Gaivota” e “Voz Invisível: Catharine Moreira”, performance que convida o público a se comunicar através do corpo e das Libras: “Gralha Azul Pinhão” e a língua de sinais criando memoórias. a a língua de sinais como memória, cultura e continuidade de histórias.
Além disso, estão na programação da Mostra Surda de Teatro as peças “Cangaceira Surda Mara”, sobre uma nordestina que viaja pelo Sertão disseminando a cultura surda por meio de suas histórias e brincadeiras; “OZ”, contando a história de um casal que, desde cedo, aprende a reconhecer os limites impostos aos corpos e às formas de afeto; o “Slam Resistência Surda”. Vejam no site toda a programação de peças e oficinas.
O respeito ao próximo e o amor ao teatro perpassa pela infância: GURITIBA – o Projeto cultural, social e de formação de plateia não é exclusividade do Festival, ele é uma ação formativa continuada para crianças, adolescentes, educadores e,claro, que contempla pais e familiares.
Dias 4, 5, 11 e 12 de abril com espetáculos para todas as idades no Auditório Poty Lazarotto, localizado no Museu Oscar Niemeyer. Acessibilidade, escuta, respeito, comunicabilidade: “Azul”, peça que fala sobre o TEA e “Da Janela”, espetáculo que transforma acessibilidade em jogo de cena. Para além de Curitiba, instituições e escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana receberão os espetáculos de circo “O Circo é Nosso!”, da Cia Mirabólica; de teatro infantil “Ayô e o Gigante”, da Batalhão Cia de Teatro; e de contações de histórias “Nhe’enga: Sobre Viver Histórias”, da Cia. Tagarelices.
Recado da Tip Mídia, assessoria de imprensa (diretor geral Maximilian Santos), e realizadores:
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Valores:
Mostra Lucia Camargo – De R$42,50 (meia entrada) até R$85 (entrada inteira), + taxa adm.
Risorama – De R$42,50 (meia entrada) até R$85 (entrada inteira) + taxa adm.
Fringe – De GRATUITOS até R$75 (entrada inteira) + taxa adm.
Mostra Surda de Teatro - GRATUITA.
MishMash – De R$30 até R$60 (entrada inteira) + taxa adm.
Programa Guritiba – De GRATUITOS até R$60 (entrada inteira) + taxa adm.
Gastronomix – De R$10 até R$20 (entrada inteira) + taxa adm.
*Estudantes de teatro e artistas profissionais contam com ingressos promocionais de R$40 e R$20, somente na bilheteria física. Verifique as condições especiais para colaboradores de empresas apoiadoras e clubes de descontos.
Serviço:
34.º Festival de Curitiba
Data: De 30/3 até 12/4 de 2026
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller - Piso L3 (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também todos os espetáculos que contam com acessibilidade em Audiodescrição e intérpretes de Libras.
Descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba #fringe #risorama #mishmash #gastronomix #interlocuções #mostrasurda #temporadademusicais
|