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Colóquio Teatro e Sociedade - Minicurso Produção Teatral ministrado por Deolinda de Vilhena
Publicado em 25/05/2021, 17:00
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Colóquio Teatro e Sociedade - Minicurso Produção Teatral
ministrado por Deolinda de Vilhena

O colóquio Teatro e Sociedade: novas perspectivas da História
Social do Teatro é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa História
do Teatro Brasileiro

Deolinda Vilhena é jornalista, produtora, pesquisadora e
professora universitária. Mestre em Artes pela USP, Mestre
(2002) e Doutora (2007) em Estudos Teatrais pela Université de
la Sorbonne Nouvelle – Paris 3, com tese sobre o modelo de
produção do Théâtre du Soleil. Realizou seus estudos de pós-
doutorado na Universidade de São Paulo (2008-2010) e na
Université Paris Ouest Nanterre La Défense (2017). É professora
permanente do PPGAC – Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas da Universidade Federal da Bahia e professora do
Departamento de Técnicas da Escola de Teatro da UFBA (desde
2011). O seu curso de Produção Teatral, na UFBA, tem 68h de
carga horária.

No minicurso, obviamente, é impossível abordar todo o
conteúdo. Além disso, segundo Deolinda,
¨não existem fórmulas e nem receitas mágicas¨.
A sua intenção foi suscitar muita provocação, contar a sua
experiência e o seu aprendizado, proporcionando aos
participantes uma reflexão sobre a produção no decorrer dos
anos e salientando que é preciso respeitar um princípio básico:
¨estabelecer a articulação entre planejamento, organização e
disciplina¨.
Deolinda luta pela existência da disciplina Produção Teatral e
afirma que o produtor precisa conhecer a parte técnica e

também teórica para produzir. É preciso conhecer, por exemplo,
o valor de artistas como Molière, Shakespeare, etc.
Um produtor de teatro, portanto, precisa ser da área do teatro;
para se produzir teatro é necessário conhecimento sobre a área.
Produzir não é só uma maneira de ganhar dinheiro, é preciso
encontrar um modelo de sustentabilidade para se viver de teatro
e realizar projetos de qualidade. É preciso um trabalho feito com
paixão e profissionalismo.
Dentre tantas necessidades de estudo e aprendizado para que o
trabalho de produtor aconteça, é essencial o estudo das políticas
públicas do teatro, pensar o poder público na área da cultura,
encontrar um meio termo entre o comercial e o estatal.
Teatro é um produto, precisa da venda de ingresso para
sobreviver. Ora, um médico cobra pela sua consulta, um artista
precisa sobreviver e tem que cobrar pela sua participação em um
espetáculo teatral!
Deolinda sempre cita o Theatre du Soleil, que tem atenção total
para com o público (buscar o público e a sua fidelização). Vale a
pena ler sobre a trupe. Dicas: FRANÇA DE VILHENA, Deolinda
Catarina. Les modes de production au Théâtre du Soleil à l'aune
de la production théâtrale française depuis 1968 : une exception
dans l'exception culturelle ? Tese de Doutorado, sob orientação
de Jean-Pierre Ryngaert. Paris, Université de la Sorbonne
Nouvelle, 25.01.2007.
Ariane Mnouchkine ou a eterna busca pela estética de uma ética
105 Deolinda Vilhena:
file:///C:/Users/abpsh/Downloads/4019-9813-1-PB.pdf
Um encontro com um conteúdo riquíssimo sobre a função do
produtor e princípios os quais é preciso seguir para que seja
possível ¨colocar um espetáculo em pé¨, como por exemplo, a

necessidade da articulação entre administrativo, artístico e a
técnica.
Há muitos detalhes importantes a citar nesse texto, entretanto é
complicado pois só é possível apreender tanta (excelente)
informação assistindo a aula.

Algumas falas e observações:
¨ O público é a única forma de solidificar o trabalho de uma
trupe¨
¨Tem que existir política de Estado não de Governo¨
(sem dirigismo e dentro de princípios democráticos) e utopia:
pluralismo imperando sem gostos e interesses prevalecendo
Deolinda de Vilhena
-União – palavra essencial para a classe artística
- ¨Teatro elitista para todos¨
-Essencial – produtor remunerar bem os artistas e, se preciso,
esperar um pouco, esperar o momento certo (para que as
condições de produção possibilitem uma boa estrutura de
trabalho) – palavras do ator e produtor Claudio Fontana
reiteradas por Deolinda
-Pensar a produção ontem e hoje, entender o passado, para
entender o presente e poder pensar sobre o futuro, um futuro
em que o público precisa ser valorizado, um público que precisa
voltar a ocupar as salas de espetáculos. Como levar o público pós
pandemia????
- Pensar sempre nos direitos autorais, inventar projetos,
elaborar, programar estratégias para levar o público ao teatro.

-Contratar profissionais competentes, negociar, fazer
orçamentos
-O problema do teatro é que, quem faz teatro hoje no Brasil não
consegue se comunicar com o público como deveria. Para tanto,
é pensar no porquê de fazer teatro e para quem ele deve ser
feito.

¨Todo projeto teatral repousa, necessariamente, sobre a
organização de uma infraestrutura, entretanto, a produção é um
dos aspectos menos estudados nos cursos de Artes Cênicas no
Brasil, onde a ausência de uma política cultural acaba por
agravar a situação da Produção Teatral. Torna-se urgente um
estudo sistemático dos métodos possíveis, bem como o
conhecimento das regras sociais, fiscais, econômicas e culturais,
que permitam aos que trabalham em teatro fazer escolhas com
maior clareza. Torna-se imperativo analisar o contexto no qual se
insere a organização geral do teatro, sabendo que sua existência
depende essencialmente das intervenções orçamentárias do
poder público. O lugar do teatro no orçamento global dos
governos, os critérios de intervenção, as escolhas da política
teatral são pontos de referência indispensáveis. Por outro lado,
nós devemos nos colocar no interior da empresa teatral para
analisar qual a melhor maneira para destinar seus recursos e
obter os meios necessários, sejam eles meios próprios ou
obtidos por subvenções, em função do objetivo escolhido¨.
Deolinda Catarina Franca de Vilhena - PRODUCAO TEATRAL DA
PRÁTICA À TEORIA.pdf (portalabrace.org)
-Voltar sempre aos mestres - Ariane Mnouchkine

Dica de Leitura –

-A arte do presente - Ariane Mnouchkine
-A Máquina de Repetir e a Fábrica de Estrelas: Teatro dos Sete
Tania Brandão
-Raiz do teatro brasileiro, exceto TBC: atores produzindo para
conseguir realizar os seus trabalhos. (Fernanda Montenegro)
Nesse sentido, Teatro não se desvencilha das condições políticas,
econômicas e sociais. A partir dessa constatação é necessário
pensar na produção de teatro durante décadas e no hoje (uma
época em que a Lei Rouanet deveria ser uma das ferramentas de
incentivo à cultura e não encarada como o meio para a
viabilização financeira de um trabalho).

¨Teatro só tem sentido quando é feito para alguém¨- palavras de
Ariane Mnouchkine
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DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

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