TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Proto Henrique IV acontece de forma online e com uma força muito especial nesse tempo de esperança
Publicado em 18/11/2021, 19:30
179
Facebook Share Button
Gabriel Villela é um ¨diretor encantador¨ que leva para o palco a maestria de um artesão dominando a arte teatral de uma maneira única, porque além de todo o conhecimento sobre o seu ofício, traz à cena a magia e a beleza como meio de reflexão, deslumbramento e meio de transformação.
Seja a peça teatral uma obra mais colorida ou um texto que trata a fundo as mazelas humanas, a poesia se faz presente e a esperança desperta através da arte.
A direção tece magias a partir de um emaranhado de emoções e sensações de um criador que não tem limites para a criatividade. Villela conta com um time de profissionais do mais alto quilate para auxiliá-lo e dar vida ao seu imaginai.
A quarentena nos fez ficar reclusos, e esse momento tão ímpar e triste da nossa história atual mostrou o quanto é essencial o teatro nas nossas vidas.
A arte nos salvou com o teatro de Villela, que é feito sempre com tanto esmero!
As apresentações acontecem online, mas a preparação para a magia acontecer foi realizada com a mesma dedicação do teatro (do encontro mágico e presencial entre ator e plateia). E esse encontro acontecerá no ano que vem, com o elenco completo e presencial.
Proto Henrique IV é um experimento cênico, aliás, um grande experimento cênico! A câmera faz seu papel, claro que importante para a transmissão via youtube, mas a emoção ecoa como se não existisse a tela entre ator/espectador.
Atores ao vivo no Teatro Ruth Escobar e o público/espectador respirando junto com Chico Carvalho, desfrutando de toda a beleza de uma realização de muita qualidade.
Os limites entre a loucura e a sanidade para viver num mundo cruel pode doer demais. As máscaras de todos os seres humanos podem ruir de modo desastroso e viver num mundo de ilusão pode ser bem mais cômodo...ou necessário.
A direção precisa, detalhista e sensível de Villela guiou um ator do quilate de Chico Carvalho para apresentar a história de um nobre que pensa ser, ou finge ser, Henrique IV. Voz, corpo, movimentações, o olhar, um movimento específico de um dedo da mão, uma entonação irônica, entre tantos (mínimos detalhes) da interpretação de Chico Carvalho, mostram a competência e segurança de um ator.
Mudanças certeiras entre Henrique IV e Matilde, o olhar magnetizante, a voz marcante e a interpretação sempre segura nos colocam diante de um grande ator.
A participação de Breno Manfredini como contrarregra cênico merece muitos aplausos, dando suporte às mudanças dos personagens e às trocas de figurinos e elementos cênicos.
Os figurinos trazem as cores exatas para a caracterização dos personagens e para o espírito poético criado por Villela. O cenário e o figurino muitas vezes se juntam num só elemento, o que, além de um efeito cênico muito interessante, contribui para a mudança de personagens que a adaptação exige e também fortifica esse elemento poético da montagem.
Um destaque para o canto de Breno Manfredini: a música é sempre essencial no trabalho de criação de Villela. As canções dão suporte à atmosfera poética e à dualidade sanidade/loucura que a obra apresenta. É um elemento fundamental para que o universo da fábula ganhe vida. Também merece menção a atuação de Manfredini como boneco/marionete, fantástico.
A delicadeza teatral do diretor Gabriel Villela chega com toda a força nesse momento de esperança.
A lua e a estrela contempladas pelo protagonista trazem um momento especial de um espetáculo que é belo do início ao fim, que iluminam o teatro da delicadeza de Villela.
A tradução e adaptação de Claudio Fontana reforçam o caráter atual da obra e falas que colocam a trama muito próxima aos nossos dias. Transformou um texto para 13 personagens, colocando em foco apenas Henrique IV e Matilde, sem perder em nenhum momento a essência do que Pirandello escreveu.
Gabriel Villela (diretor, cenógrafo e figurinista) e Claudio Fontana (ator, que assina nesse trabalho a tradução/adaptação do texto e a produção) idealizaram esse projeto e a sua estreia não pôde ocorrer no ano passado devido à pandemia, mas agora está mostrando toda a sua potência para nos fazer refletir e também para nos deslumbrar!
Esse é um projeto que em 2022 seguirá com a estreia da montagem com todos os personagens e que se mostra extremamente pertinente em nosso cenário atual.


Ficha Técnica
Elenco: Chico Carvalho
Texto: Luigi Pirandello
Tradução e adaptação: Claudio Fontana
Direção, Figurinos e Cenografia: Gabriel Villela
Diretor Assistente e Iluminação: Ivan Andrade
Contrarregra/camareiro cênico: Breno Manfredini
Canto e arranjos vocais e instrumentais: Marco França
Assistente de Figurinos: José Rosa
Adereços de arte: Jair Soares Jr
Costureira: Zilda Peres
Maquiagem: Claudinei Hidalgo
Fotografia: João Caldas Fº
Assistência de Fotografia: Andréia Machado
Programação Gráfica: Renata Monteiro
Diretor de Palco: Alexander Peixoto
Produção Executiva: Augusto Vieira
Direção de Produção: Claudio Fontana

Serviço
PROTO-HENRIQUE IV, de Luigi Pirandello, drama.
Em Henrique IV, Pirandello explora os limites entre a loucura e a lucidez a partir da estória de um homem que, após uma queda do cavalo e uma pancada na cabeça, vive (ou finge viver) o personagem que representava no carnaval numa festa a fantasia.
Duração: 60min.
Últimas semanas de PROTO-HENRIQUE IV, de Pirandello, direção @gabriel.villela com @chicocarvalho e @brenomanfredini . De sexta a domingo às 20h. INGRESSOS GRATUITOS no Sympla. Até 5/12 ! #teatro


Viva o teatro de Gabriel Villela! Viva os artistas que comungam com a visão desse grande diretor sobre a arte, o teatro: nos salva através da beleza e poesia!
Aplausos para Claudio Fontana, que tem com o diretor Gabriel longa parceria como ator e produtor, e nesse trabalho assina a adaptação e tradução!
GABRIEL VILLELA - o teatro da delicadeza

Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS