TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Festival de Curitiba - observações sobre A hora da estrela ou o canto de Macabéa
Publicado em 09/04/2022, 22:00
143
Facebook Share Button
O Guairão é fenomenal, pomposo, mas o palco enorme e muitas vezes é difícil enxergar encenações que ocupam o seu palco.
No caso do musical A hora da estrela ou o canto de Macabéa, um cenário para um teatro menor. A escolha do Guairão ocorreu porque o tema levou muitas pessoas ao teatro, mas a montagem pede um lugar menor. Atores muito distantes.
Sentei-me na fileira A para ver o musical A hora da estrela ou o canto de Macabea e o espetáculo "passou por mim" porque não vi nada de modo nítido. Uma pena!
O texto é fiel à obra de Clarice Lispector, interessante e atual. Fala de seres invisíveis perante a sociedade de modo inteligente. A moça nordestina, orfã, considerada feia e que fede nem percebe que é explorada. Não age, não fala. É ignorante, ingênua e sem futuro promissor. Quando percebe que é um zero à esquerda na visão das pessoas já é tarde demais.
A trilha de Chico Cesar é fiel ao texto de Clarice Lispector e as músicas trabalham com o estilo de ópera rock. Excelente!
Laila é uma diva. Vive Macabea e a atriz, que interpreta essa mulher sem glamour nenhum. O metateatro se faz presente e narração e interpretação se misturam.
O cenário é formado essencialmente por mesas que se transformam em diversos espaços, como o quarto de pensão onde Macabea reside e o escritório onde ocupa o cargo de datilógrafa.
Uma espécie de cerca está no chão e dependurada no teto, também estabelecendo a existência de espaços diferenciados; nos remete também a um lugar de roça para representar a origem humide de Macabea. A luz e as roupas têm essencialmente cores apagadas para ressaltar a vida apagada da protagonista.
Em alguns momentos o vermelho se sobressai, apesar de apática a tudo o que acontece na sua vida e à sua volta, claro que no fundo da sua alma mora uma mulher com sonhos e desejos.
Com o cenário bem na parte traseira do palco ficou complicado visualizar a interpretação dos atores e o tom delicado de algumas cenas.
Laila como sempre interpreta com competência e como canta. Todo o elenco merece aplausos.
O mundo precisa de compaixão, respeito e atenção para com o outro.
Macabea só encontra tudo isso no delírio antes de morrer após ser atropelada por um homem da alta sociedade carioca.
Olhar para o outro é essencial, eis uma reflexão importante que o musical suscita.
DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS