O Bem Amado musicado estreou para comemorar os 100 anos de Dias Gomes e encantou o público do Festival de Curitiba
Elenco: Cassio Scapin, Marco França, Eduardo Semerjian, Rebeca Jamir, Luciana Ramanzini, Kátia Daher, Ando Camargo, Heitor Garcia, Magno Argolo e Roquildes Júnior. Músicos: Marco França (piano, clarinete, violões, lira e percussão), Bruno Menegatti (violões e rabeca), Daniel Warschauer (sanfona), Roquildes Júnior (percussão). Autor: Dias Gomes. Direção: Ricardo Grasson. Produção: Rodrigo Velloni. Letras e Músicas: Zeca Baleiro e Newton Moreno. Arranjos: Zeca Baleiro e Marco França. Direção Musical e Música Original (Instrumental): Marco França. Cenário:
O Bem-amado musicado é divertido, crítico, trazendo a essência da obra do Dias Gomes.
O jeitinho de tirar vantagem, a perspicácia, o puxa- saquismo, a ignorância na política e religião, o ufanismo, a mesquinhez, os rincões do Brasil onde ainda divergências são resolvidas na "bala".
As músicas do maranhense Zeca Baleiro trazem a essência da obra original com um frescor contemporâneo.
O pernambucano premiado Newton Moreno é muito competente, conhece bem o nordeste e sabe como criar letras para a linguagem de um espetáculo musical tão potente. Diálogos afiados, precisos e dinâmicos que foram escritos há mais de 60 anos e ao serem atualizados com dados políticos e religiosos da atualidade, mostram o quanto são pertinentes para os nossos dias.
Estudo da prosódia garantiu que o sotaque não seja estereotipado e a interpretação caractural demais (visto que Odorico, por exemplo, tem que ser um pouco "exagerado" para que o seu populismo tenha sentido).
O diretor dá às cenas humor, realçando o dinamismo que o texto traz e as músicas carregam. Ele tem nas mãos um elenco que interpreta, canta e compreende com louvor o espírito crítico e divertido que o musical tem. Tom de voz, cacoetes, olhar, movimentos e gestos estão em harmonia para que a trama prenda a atenção do espectador.
Citar um ator é complicado, todos de muito talento. Química perfeita entre todos.
A tarefa de agradar é difícil porque muitas pessoas têm na memória a versão para a TV. E o elenco dá conta do recado.
A brasilidade está presente no texto, nas músicas, nas interpretações, cenário e figurino.
O cenário de Chris Aizner traz detalhes do passao e contemporâneos, realçando a atemporalidade da obra e o quanto ela continua vibrante.
Destaque para os figurinos de Fábio Namatame, com adereços de Kleber Montanheiro, com detalhes que destacam a natureza de cada personagem e que tem a xilogravura como inspiração.
A cenografia também nos leva para um Brasil onde o populismo ainda persiste num emaranhado de interesses escusos e ações com o objetivo de ludibriar o povo.
Fez sucesso merecido em São Paulo e é um dos espetáculos mais esperados do Festival de Curitiba 2023.
Velloni Produções Artísticas @obemamadomusicado e @velloni.producoes
Elenco: Cassio Scapin, Marco França, Eduardo Semerjian, Rebeca Jamir, Luciana Ramanzini, Kátia Daher, Ando Camargo, Heitor Garcia, Magno Argolo e Roquildes Júnior. Músicos: Marco França (piano, clarinete, violões, lira e percussão), Bruno Menegatti (violões e rabeca), Daniel Warschauer (sanfona), Roquildes Júnior (percussão). Autor: Dias Gomes. Direção: Ricardo Grasson. Produção: Rodrigo Velloni. Letras e Músicas: Zeca Baleiro e Newton Moreno. Arranjos: Zeca Baleiro e Marco França. Direção Musical e Música Original (Instrumental): Marco França. Cenário: Chris Aizner. Desenho de Luz: Cesar Pivetti. Figurino: Fábio Namatame. Direção de Movimento e Coreografia: Katia Barros e Tutu Morasi. Designer Gráfico e ilustrações: Ricardo Cammarota. Fotografia: Ronaldo Gutierrez. Preparação Vocal: Marco França. Visagismo: Alisson Rodrigues. Adereços: Kleber Montanheiro. Diretor Assistente: Pedro Arrais. Assistente de. Direção: Heitor Garcia. Designer de Som: Fernando Wada. Operador de Som: Lucas Onodera. Direção de Palco: Jones de Souza. Camareira: Consuelo Campos. Contrarregra: Eduardo Portella. Assistente de Luz e Operador: Rodrigo Pivetti. Microfonista: Ana Mendes. Cenotécnico: Alicio Silva. Produção Executiva: Swan Prado. Assistente de Produção: Adriana Souza. Redes Sociais e Assistente de Designer Gráfico: Daniela Souza. Assessoria de Imprensa: Pombo Correio. Assessoria Jurídica: Martha Macruz de Sá e Vinícius Precioso. Gestão Financeira: Vanessa Velloni. Idealização: Ricardo Grasson e Cassio Scapin. Administração: Velloni Produções Artisticas. Realização: Sesc SP |