A Súbita Companhia de Teatro que cria espetáculos, produtos audiovisuais, ministra aulas e assina publicações, está completando a sua maioridade, 18 anos .
A cia faz parte da história do teatro curitibano e tem um espírito contemporâneo, crítico, que valoriza a palavra, o ator e o movimento de uma forma instigante (a sociedade e o fazer teatral sempre são o foco dos espetáculos).
Integram a cia, Maíra Lour (diretora artística, dramaturga e atriz), Pablito Kucarz (ator, dramaturgo e artista gráfico), Gilmar Kaminski (diretor de produção), Lucri Reggiani (iluminadora), Dafne Viola (atriz e assistente de direção), Álvaro Antonio (sonoplasta), e para cada projeto sempre tem convidados. Nesse trabalho integram o elenco: Dafne Viola, Flávia Imirene, Nathan Gabriel, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano.
A estreia de Deriva marca a comemoração dos 18 anos e apresenta toda a fúria e força de artistas que acreditam que o teatro é uma forma importante de reflexão para que existam mudanças positivas na sociedade e nas relações humanas.
O espetáculo é o corpo em movimento no centro histórico de uma cidade, centro histórico que tem a sua beleza, o seu Patrimônio precioso e enfrenta os problemas de todos os centros urbanos de cidades grandes, Curitiba ainda tem uma certa calma no cotidiano, mas enfrenta problemas estruturais e de violência como tantas outras metrópoles do Brasil e do mundo.
A dramaturgia é fruto da observação cotidiana dos integrantes da Súbita, sediada no centro histórico de Curitiba, também é fruto de reflexões a partir de uma afirmação do geógrafo Milton Santos ("O centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está"), além disso, a Súbita Companhia realizou leituras, derivas e vivências no espaço urbano, em parceria com Carla Kinzo, Sol Faganello e Ivan Haidar.
Deriva não tem começo, meio, nem fim. São cenas dinâmicas, intensas, onde voz e corpo transmitem emoções e sensações sobre o urbano, as suas contradições, interações, loucuras. Com poucos objetos de cena, quem faz o palco pulsar são os atores, com a ajuda se uma trilha que evoca o ritmo psicodélico de uma cidade, muito lixo e pouco luxo. |