TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Prima Facie é um grito pelo respeito à mulher: NÃO É NÃO!
Publicado em 25/03/2025, 22:00
84
Facebook Share Button
A história da bem-sucedida advogada Tessa infelizmente é mais comum do que imaginamos.
1 a cada 3 mulheres é vítima de violência sexual !
Prima Facie é um grito pelo respeito à mulher: NÃO É NÃO!
Uma advogada defende abusadores. Algo inaceitável, mas que proporcionou uma carreira de sucesso para uma mulher pobre que nunca teve nada com facilidade. Ela é ambiciosa, capitalista e o pensamento machista a domina, seja por formação ou convivência ou convicção. Acredita nas leis e sempre consegue, através delas, provar a, mesmo que suposta, inocência dos seus clientes.
A sua vida, no entanto, sofre uma reviravolta e ela sofre na pele as agruras de um abuso ...
O texto é da dramaturga australiana Suzie Miller.
Estreou em 2019 no Stables Theatre, em Sydney, Austrália. É uma obra recente, atual e necessária porque coloca em questão a justiça e a violência contra a mulher.
Débora Falabella acabou de receber o Prêmio Shell de Melhor Atriz. Prima Facie faz uma temporada de sucesso em São Paulo, no Teatro Vivo, passou pelo Rio, Brasília, e chega ao Festival de Curitiba muito elogiada. Débora diz que esse é um dos espetáculos mais difíceis que já fez e todos que viram são unânimes em elogiá-la pela força e arrebatamento de sua intervenção.
Com certeza é um trabalho especial. Impossível não sair impactada do teatro. É visceral. Débora vai dando, a cada cena, um vigor impressionante à sua personagem.
No início, com humor, ela fala de sua vida, a relação com a familia, com os amigos, namorados, conta sobre o cotidiano no escritório de advocacia. Tudo com dinamismo e crença que o seu trabalho é digno. Ora, ela acredita que assim como um motorista de taxi não escolhe passageiros, nem corridas, um advogado não escolhe os clientes e o seu papel é inocentá-lo, mesmo que ele seja culpado.
A partir do momento em que ela sofre o estrupro, existe uma ruptura, como se a peça tivesse dois atos. O grau de tensão é elevado e vai aumentando a cada momento, chegando à beira do sufocamento. Apesar do tema pesado e do teor trágico, é um espetáculo que toca a nossa alma e nos provoca a pensar no quanto a justiça nos protege, ou não, de ações truculentas, nojentas e desprezíveis, e se as punições quando ocorrem penalizam os agressores de forma correta.
De uma profissional segura, que acredita que todos têm o direito à defesa, após ser a vítima da violência, (cometida por um colega de trabalho) todas as suas convenvicções são postas em xeque.
Houve um relacionamento sexual consentido, mas após uma noite de amor e bebidas, a moça começa a passar mal, diz que não quer trancar, mas ele continua.
A dor é enorme, o desespero faz com que ela perca o chão. Decide denunciar o molestador, mas sabe que dificilmente a justiça prevalecerá. Yara de Novaes dirige com precisão. Dá à Débora toda a segurança para que as nuances da personagem sejam apresentadas com louvor. O trabalho de corpo da atriz é primoroso.
Débora está só no palco, com poucos elementos cênicos, mas a sua presença é tão forte que o palco se transforma num furacão de emoções. Complicado escrever as emoções que Prima Facie provoca. É preciso assistir ao espetáculo para compreender o quanto ele é estonteante!
A personagem conta detalhadamente como foi o estupro, a sensação de horror, a decisão da denuncia, a busca por justiça...a demora do julgamento, as dúvidas, a perda da autoestima... um mundo em que a vítima vira culpada num piscar de olhos.
O ritmo é vertiginoso. Luz, trilha, cenário, todos os elementos cênicos ajudam a contar a história.
Uma peça necessária. Para entender que a lei que deveria protejer a mulher é machista e que nunca, ninguém, conseguirá entender o quanto o estupro é horripilante, ela precisou sentir na pele o que as vitimas dos criminosos que ela defendia sentiam... a dor tão grande fazia com que elas dessem depoimentos contraditórios e nessas falas é que a advogada encontrava as brechas legais para absolver os seus réus! Agora, sentindo na pele a dor de uma mulher que sofreu violência, perdeu amigos, encontrou apoio materno, mas poucas pessoas a defenderam, acreditava na sua palavra. O agressor chegou a dizer que tudo fora inventado para que ao prejudicá-lo profissionalmente, a advogada pudesse alcançar um patamar mais alto ainda na sua carreira ...
Um texto atual. A vítima virá ré! Ora, sempre é a mulher que provocou, seja por usar uma roupa mais decotada, seja por ter aceitado as primeiras carícias... não, nada justifica um estupro. NÃO É NÃO. E Esse espetáculo tece uma narrativa longa, detalhada e desesperadora do que é ser mulher num mundo machista e misógino! .
Ficha Técnica
Texto: Suzie Miler
Direção: Yara de Novaes
Encenação: Débora Falabella
Tradução: Alexandre Tenório
Cenário: André Cortez
Figurino: Fabio Namatame
Iluminação: Wagner Antonio
Produção Executiva: Catarina Milani
Direção de Produção: Edson Fieschi e Luciano Borges
Realização: Borges & Fieschi Produções e Antes do Nome A temporada é realizada atráves da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da PRIO.
Mais uma sessão: 26 de março às 20h30
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS