TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Mauricyo Vogue dirige a sensível Ópera do Desbunde ou para Zé Celso com alunos de uma oficina sobre esse grande artista brasileiro
Publicado em 10/07/2025, 12:00
115
Facebook Share Button
Ópera do Desbunde ou para Zé Celso
Com os alunos da Oficina "Descobrindo a linguagem subversiva e poética da arte do diretor Zé Celso"
Direção Maurícyo Vogue, participação especial
Texto Renan Queiróz

Tem momentos que ficam guardados no coração da gente e é através da arte, em especial do teatro, que tenho vivido com alegria e fé num futuro mais humano.
Os artistas brasileiros são incríveis e poder acompanhar a trajetória de quem ama e vive para o teatro, é um privilégio.
O ator, diretor e professor Maurícyo Vogue é um ótimo exemplo de um profissional talentoso e apaixonado pelo seu ofício.
Vogue faz o teatro acontecer no Paraná. Em 1997, integrou o elenco do espetáculo A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza, produção do TCP - Teatro de Comédia, sob direção de Gabriel Villela. Nesse trabalho, não o conheci, mas foi quando comecei a prestar atenção no seu nome.
No mesmo ano, logo em seguida, foi backing vocal no show Tambores de Minas, de Milton Nascimento, também sob direção de Villela. Foi um marco e vê-lo no palco dirigido de modo brilhante, foi inesquecível.
A partir daí, acompanhar a sua trajetória é um prazer. Agora, residindo em Curitiba, ter a oportunidade de ver os seus espetáculos é presenciar uma arte feita com competência e sensibilidade.
Durante três meses, Vogue ministrou uma oficina baseada no universo criativo do libertário e saudoso José Martinez Corrêa, o Teatro Oficina e o seu grupo Uzyna Ozona.
A homenagem ao Zé Celso é feita através de cenas que trazem a sua visão sobre a arte e o artista, com um espírito festivo e que transcende todo o tipo de preconceito.
Um espetáculo musical, com alunos/artistas que deram um show de talento e com o colorido impresso no figurino, na maquiagem e na luz.
Vogue sobe ao palco e fala sobre o legado de Zé Celso, sobre o quanto
as suas criações sào importantes para o teatro. Ele lê um manifesto do autor da peça Renan Queiroz e ao fundo, um vídeo do mestre Zé, ao piano, ilumina o palco.
A partir daí, a alma de Zé é revelada através do teatro, com falas e criações cênicas que traduzem, com muito amor e esmero, a devoção de Zé Celso ao deus Dionysos e à arte como ação sagrada.
Foram duas sessões do espetáculo, as quais tiveram o apoio do Instituto Joanir Zonta, do Teatro Regina Vogue, fundado pela mãe de Mauricyo Vogue, e pelo IOP - Instituto de Oncologia do Paraná, que cuida da saúde desse artista tão talentoso e querido no Paraná e apois a nossa arte.
Maurícyo é integrante da banda Denorex 80, que apresenta performances bem-humoradas misturando música dos anos 80, teatro e humor. Em tudo o que realiza traz a sua alma amorosa, cheia de vida.
Mauricyo e Zé Celso carregam a irreverência como um grito por um mundo melhor através da arte.
Em 2026, o teatro do mineiro Gabriel Villela, que é diretor, cenógrafo e figurinista, será a fonte de estudos da Oficina.
Magia, poesia, valorização da cultura popular, o valor da riqueza da arte mineira, sua terra natal, linguagem épica, beleza e muita criatividade, eis o universo genisl de Villela.
Estudar a sua trajetória, linguagem e visão referente ao fazer teatral é conhecer parte essencial da História do Teatro Brasileiro nos últimos 35 anos..
Fez Faculdade de Artes Cênicas na USP e estreou profissionalmente em 1989, com o excelente, e muito premiado espetáculo, Você Vai Ver O Que Você Vai Ver, de Raymond Queneau.
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS