TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Entrevistas e dicas de espetáculos

Curitiba - Ator Jonatas Medeiros apresentou Ilíada em LIBRAS, Canto 1 dentro do Festival Homero no Teatro José Maria Santos
Publicado em 17/08/2025, 22:00
118
Facebook Share Button
O ator, diretor e intérprete de Libras Jonatas Medeiros está em cena e a direção é da artista surda Rafaela Hoebel.
A peça integra o Projeto Homero, da Via Iliadahomero com a apresentação de oito solos que encenam cantos da Ilíada e Odisseia de Homero, clássico grego que está entre as obrss mais importantes de todos os tempos.
Eles pesquisam a língua de sinais e a sua aplicação no teatro há dez anos.
A direção é feita em parceria com Octavio Camargo, pesquisador da obra de Homero e criador da Cia Iliadahomero (em 1999). É uma das primeiras traduções da obra do poeta grego para a língua de sinais.
Sem grandes aparatos cênicos, o foco está na palavra e no ator. A montagem é bilingue. Enquanto Jonatas interpreta utilizando a língua de sinais, o ator Fernando Marés narra, ao vivo, o conteúdo do texto. Impressiona a desenvoltura de Jonatas Medeiros. Ele encena o texto através de sons, expressões faciais e movimentos corporais precisos. " o corpo fala de modo visceral".

O Projeto Mostra Homero:
As peças encenadas, todas solo, fazem parte da primeira tradução completa de Ilíada e Odisseia, para o português, realizada por Manoel Odorico Mendes.
A ideia é mostrar que mesmo sendo complexa, a obra de Homero pode ser compreendida por todo tipo de público e que a sua adaptação para o teatro é potente: mesmo após séculos e séculos, as guerras assolam o mundo devido à ganância de poder, ao desejo desenfreado de obtenção de terras e à valorização exacerbada do dinheiro.
Aborda também a relação entre o ser humano e o meio ambiente, com a exploração sem limites da natureza e suas consequências. E, obviamente, evidencia que a Guerra é masculina, e sinônimo de masculinidade. A mulher, como sempre na História, renegada aos desejos masculinos e ao lar; a sua voz silenciada.
Vale lembrar que A Ilíada e a Odisseia narram fatos da Guerra de Tróia e são os registros mais antigos da língua grega em alfabeto fonético (século VIII a.C.), e a recitaxção dos poemas foi institucionalizada em Atenas no Festival das Panateneias, no século VI a.C., como uma política pública de educação no período clássico.
A iluminação, de todos os espetáculos, é de Beto Bruel, essencial para, realçar a força dos textos, os momentos de tensão e de calmaria. Para saber mais sobre A Cia e o projeto: https://iliadahomero.wordpress.com/sobre-nos/

Sinopse: Ilíada em LIBRAS, Canto 1: O Canto 1 da Ilíada marca o início do conflito entre Aquiles e Agamêmnon, que terá desdobramentos trágicos ao longo de todo o poema. Crises, sacerdote de Apolo, pede a restituição de sua filha, Criseida, capturada pelos gregos, mas é desprezado por Agamêmnon. Apolo, em resposta, envia uma praga devastadora ao exército aqueu. Aquiles, ultrajado, se retira da guerra, dando início à sua célebre ira. A cena final se desenrola no Olimpo, onde Tétis, mãe de Aquiles, roga a Zeus que favoreça os troianos como vingança, selando o destino do conflito.

E mais:
#21/08 (quinta, 20h) – Pedro Inoue, Odisséia, Canto 13.
#22/08 (sexta, 20h) – Letícia Guimarães, Ilíada, Canto 18. 23/08 (sábado 20h) – Lourinelson Vladmir, Ilíada, Canto 3.
24/08 (domingo 19h) – Richard Rebelo, Ilíada, Canto 16.

Contato e informações:
Ficha Técnica: @ciailiadahomero e site Cia Iliadahomero
Direção artística: Octavio Camargo
Direção de produção: Giceli Camargo
Elenco: Maureen Miranda, Leticia Guimarães, Richard Rebelo, Pedro Inoue, Raquel Rizzo, Lourinelson Vladmir, Fernando Marés e Jonatas Medeiros
Iluminação: Beto Bruel
Montagem e operação de luz: Fernando Dourado
Assistente de iluminação: Christian Camargo
Documentação e arte gráfica: Gilson Camargo
Clique nas imagens para ampliar:



DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS