TEATRO
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Entrevistas e dicas de espetáculos

(Um) Ensaio sobre a cegueira é o Grupo Galpão na sua essência - teatro feito com maestria e em sintonia com o público
Publicado em 20/11/2025, 22:00
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não é tarefa fácil colocar em palavras o que é Um Ensaio Sobre a Cegueira do Grupo Galpão. São artistas que integram um grupo com 43 anos de estrada.
O Grupo Galpão é de 1982 e sempre encantou pelo talento dos artistas, pela vontade de sempre enfrentar desafios e pela ânsia de sempre aprimorar o trabalho de interpretação, corpo, voz, canto, instrumento. Claro que colocar no palco a adaptação de um livro de autoria do gênio Saramago não é tarefa fácil, mas o Galpão dá vida à história de uma cegueira coletiva de um modo magistral.
Fazia anos que o diretor Rodrigo Portella, jovem e já experiente talento do teatro, carregava o desejo de levar o romance aos palcos. Era pra ser o Galpão o instrumento teatral para esse sonho acontecer.
No trânsito, no semáforo, um homem começa a ver tudo branco. Uma estranha epidemia se alastra rapidamente.
Todos os contaminados são levados a um manicômio pelas autoridades e a cada dia o número de vítimas aumenta. A cada dia os alimentos escasseiam, a higiene fica de lado e a condição é desumana. Ali, naquele lugar imundo, nojento, inóspito, pudores não valem mais nada, o homem deixa de lado a dignidade em nome da sobrevivência. Tudo é desespero, o futuro é incerto. Ainda existe um fio de compaixão, mas cada um tem que cuidar de si antes de pensar no próximo, mas apesar de tudo o olhar para o próximo está morimbundo, mas ainda persiste..
O livro é sufocante. A peça também é, mas a música, a trilha original, tão potente, dá um fôlego ao público.
Numa situação-limite onde todos estão vigiados e tentar fugir é impossível, ver que a maldade humana não tem limites é horripilante.
A exploraçâo sexual das mulheres, que cedem aos desejos dos homens (que deveriam zelar pela vida dos contaminados), em troca de um pouco de alimento, é o ápice da falta de empatia, é o momento mais impactante do livro e também da peça. Que adaptação brilhante! Que elenco brilhante!
Dizer que atores tão incríveis dão o tom exato a cada cena, a cada momento em que o tormento avassala a alma nem é preciso. É aula de interpretação nas camadas que o espetáculo exige, com pitadas de humor e cenas em que os silêncios, os barulhos das movimentações e olhares desesperados têm uma força explosiva.
Os atores interpretam, tocam instrumentos, cantam, plenos. A essência do teatro emana. Os atores criam os ambientes, movimentando os móveis e objetos de cena, além da luz que dá o tom de um lugar que se transforma num espaço abjeto.
A luz branca forte que atordoa cada vez que alguém começa a ver o 'mar branco". Um fato que é repentino, desconhecido. É o homem cego diante do poder.
O individualismo, o homem lobo do próprio homem. A cegueira da alma. A dor de uma guerra. Impossível não pensar em Gaza, por exemplo.
Na ficção, as autoridades isolam os afetados em quarentena. No mundo real, a quarentena ainda é algo tão recente e o egoísmo quase nos levou a um caos infinito. Ainda pode existir uma luz no fim do túnel... e depende de nós que a luz emane...
( Um) ensaio sobre a cegueira traz a alma popular do Galpão, cada ator, com as suas especificidades artísticas, brilha nesse trabalho e isso é fruto de muito talento e de muita dedicação, estudo, humildade. Um ensaio sobre a cegueira tem a cara do Galpão no seu modo de interpretar, executar a trilha e encantar.
Emociona ver o quanto o público se emociona e valoriza o trabalho desses artistas mineiros, brasileiros, mambembes. Desde 1992, com o histórico Romeu e Julieta, direção Gabriel Villela, que fez os londrinos vibrarem no Globe Theatre, tenho o privilégio de acompanhar tudo o que o grupo realiza. É a arte pulsando, viva, na sua plenitude, tocando a nossa alma. (UM) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

ELENCO: Antonio Edson, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Luiz Rocha, Lydia Del Picchia, Paulo André e Simone Ordones

Ficha Técnica

Direção e Dramaturgia: Rodrigo Portella

Diretores Assistentes: Georgina Vila Bruch e Paulo André

Direção musical, trilha original e paisagem sonora: Federico Puppi

Cenografia: Marcelo Alvarenga (Play Arquitetura)

Figurino: Gilma Oliveira

Interlocução Dramatúrgica: Bianca Ramoneda

Iluminação: Rodrigo Marçal e Rodrigo Portella

Adereços: Rai Bento

Visagismo: Gabriela Dominguez

Desenho sonoro, programação e mixagem: Fábio Santos

Assistência de direção: Zezinho Mancini
Assistência de figurino: Caroline Manso

Assistência de cenografia: Vinícius Bicalho

Construção cenário: Artes Cênica Produções

Costuras: Danny Maia

Fotos: Igor Cerqueira e Mateus Lustosa

Registro e cobertura audiovisual: Luiz Felipe Fernandes
Comunicação: Letícia Levia e Fernanda Lara

Projeto gráfico: Filipe Lampejo e Rita Davis

Consultoria de Acessibilidade: Oscar Capucho

Operação de luz: Rodrigo Marçal

Operação de som: Fábio Santos
Técnico de palco: William Bililiu

Assistente técnico: William Teles

Assistente de produção: Zazá Cypriano

Produção Executiva: Beatriz Radicchi

Direção de Produção: Gilma Oliveira

Produção: Grupo Galpão


Produção Local em São Paulo: Lindsay Castro Lima e Mariana Mantovani - Híbrida Arte e Cultura
Assessoria Local em São Paulo: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes


FICHA TÉCNICA - GRUPO GALPÃO

Atores e atrizes do Grupo Galpão

Antonio Edson – Arildo de Barros – Beto Franco – Chico Pelúcio – Eduardo Moreira – Fernanda Vianna – Inês Peixoto – Júlio Maciel – Lydia Del Picchia – Paulo André – Simone Ordones – Teuda Bara



Conselho Executivo

Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernando Lara, Gilma Oliveira e Lydia Del Picchia

Equipe

Gerente Executivo: Fernando Lara

Coordenadora de Produção: Gilma Oliveira

Coordenadora Administrativa: Wanilda D'Artagnan

Coordenadora de Planejamento: Alba Martinez

Coordenadora de Comunicação: Fernanda Lara

Coordenador Técnico e Técnico de luz: Rodrigo Marçal

Produtora Executiva: Beatriz Radicchi

Técnico de Som: Fábio Santos

Técnico de Luz: William Bililiu

Supervisor administrativo: Cláudio Augusto

Assistente de Planejamento: Duda Carmona

Assistente de Comunicação: Lucy Ribeiro

Assistente Administrativo: Caroline Martins

Assistente de Produção: Zazá Cypriano

Assistente Técnico: William Teles

Serviços Gerais: Danielle Rodrigues

Design Gráfico: Cíntia Marques

Assessoria de Imprensa: Personal Press - Polliane Eliziário

Comunicação Digital: Rizoma Comunicação & Arte - Letícia Leiva e Matheus Carvalho
Assessor Contábil: Wellington D'Artagnan

Gestora Financeira de Projetos: Artmanagers



Grupo Galpão

O Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), é uma das companhias teatrais mais conhecidas do Brasil, tanto por seus 43 anos de atividade contínua quanto por sua pesquisa de linguagem.

Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, com raízes ligadas à tradição do teatro popular e de rua.

Fazem parte do Galpão Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

Ao montar espetáculos com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes, Marcio Abreu, Rodrigo Portella, além dos próprios integrantes, que também dirigem espetáculos do Grupo –, o Galpão desenvolve um teatro que alia rigor e investigação de linguagens, com um repertório com grande poder de comunicação com o público.
Seus trabalhos dialogam com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

Galpão em números
Fundação: novembro de 1982
27 espetáculos
15 projetos audiovisuais
2 000 000 espectadores
100 prêmios brasileiros
+3400 apresentações
300 cidades
18 países diferentes
+80 festivais internacionais
+210 festivais nacionais

Sesc 24 de maio
Estreia 2025 | Classificação: 16 anos | Duração: 140 minutos | Gênero: Dram
Temporada: De 20 de novembro a 14 de dezembro de 2025
Quinta a sábado, às 19h | Domingo e dia (feriado) 20/11, às 18h
Local: Sesc 24 de maio - Rua 24 de Maio, 109 - República, São Paulo - SP (350 metros da estação República do metrô) - Teatro

Recursos de acessibilidade:As sessões com acessibilidade em LIBRAS serão às quintas e aos domingos. As sessões com AUDIODESCRIÇÃO serão aos domingos.

Ingressos: no site sescsp.org.br/24demaio ou através do aplicativo Credencial Sesc SP a partir do dia 11/11 e nas bilheterias das unidades Sesc SP a partir de 12/11 - R$70 (inteira), R$35 (meia) e R$21 (Credencial Sesc).

Ingressos populares: em atendimento à Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e ao art. 29, IV, da Instrução Normativa MINC Nº11/2024, as sessões dos 27, 28, 29 e 30 de novembro e 4, 5, 6, 7,11 e 12 de dezembro contarão com cota de 20% de ingressos gratuitos, disponibilizados apenas presencialmente, na bilheteria do Sesc 24 de Maio, uma hora antes de cada apresentação. Cada pessoa poderá retirar apenas um ingresso, conforme disponibilidade. Não será possível a retirada de ingressos para outras datas.

Ingressos Experiência: Venda somente para maiores de 18 anos, com os mesmos valores da bilheteria.
Ingresso Experiência - Válido para maiores de 18 anos. A compra é única e intransferível. Inclui participação guiada pelo elenco, com locomoção no palco, de olhos vendados, durante cerca de 60 minutos da peça. O primeiro ato a pessoa assiste o espetáculo da plateia e, o segundo ato, vendada em cima do palco. 14 pessoas participam da experiência. É necessário chegar com 30 minutos de antecedência para orientações — atrasos inviabilizam a participação, mas o espetáculo poderá ser assistido normalmente. Use roupas e calçados confortáveis. A experiência aborda temas sensíveis e inclui indicação de violência sexual. Ao participar, você autoriza o uso de sua imagem pelo Grupo Galpão mediante assinatura de termo.
Clique nas imagens para ampliar:



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DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

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