TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Teatro Adulto - Estreias

O TESTE DE TURING

Estreia a segunda peça da mostra de dramaturgia do ccsp
Sinopse
Com direção de Eric Lenate e um elenco formado por Maria Manoella, Rodrigo Fregnan, Jorge Emil e Felipe Ramos, a peça, com autoria de Paulo Santoro, tem a mente humana como objeto de estudo e fala sobre inteligência artificial.

“Essa é uma obra de ficção científica que se passa em um futuro indeterminado. Eu utilizo o conceito de inteligência artificial como espelho para revelar as limitações da própria consciência humana. Minha ideia é que o público reflita como o desenvolvimento da inteligência artificial pode, em um certo futuro, significar um desafio ao modo como o homem se vê e às suas crenças mais profundas”, afirma Santoro.

A história se passa em uma empresa de tecnologia que afirma ter construído uma máquina capaz de simular por completo a consciência e o comportamento dos seres humanos e a comprovação dessa criação depende da aprovação no famoso teste de Turing, que testa a capacidade de uma máquina exibir, ou não, o comportamento inteligente equivalente a um ser humano.

Para tanto, um linguista, um programador e um matemático) são chamados para realizarem a tarefa, sem saber que todas as suas atitudes já foram previstas bem antes.

Segundo Eric Lenate, o ponto que mais lhe atraiu no projeto foi a possibilidade de falar sobre a questão da tecnologia e vigilância. “Essa foi uma das questões que mais me chamaram atenção. Há tempos venho pensando que somos constantemente vigiados e observados. Isso já foi tratado por George Orwell há algum tempo, mas sempre me interessei pela questão do poder relacionado a isso. Quem diz para essas pessoas que elas podem nos observar e o que de nossa rotina pode ser observado? Quem dá a esses observadores o poder e autorização para tal? Paulo traz um pouco dessa reflexão e esse texto acaba mostrando que esse tipo de questionamento pode ser levantado imediatamente”, reflete o diretor.

Além do tema, Lenate explica também que a maneira como Paulo construiu o texto o deixou atraído pelo projeto. “Ele esgota os temas com os quais trabalha de tal maneira que isso acaba se refletindo nos personagens, que aparentam uma exaustão mental em cena. Isso dá muita riqueza e singularidade a sua dramaturgia”, diz.

O clima em cena é futurista, através da presença de câmeras em cena e de um cenário que coloca os personagens num laboratório, além do figurino e da trilha que contribuem para realçar uma ideia de assepsia.
Estreia em 15 de julho, sexta, às 21 horas, na Sala Jardel Filho. Dramaturgia – Paulo Santoro.Direção, cenografia e adereços – Eric Lenate. Elenco – Jorge Emil, Rodrigo Fregnan, Felipe Ramos e Maria Manoella. Participação em vozes - Hélio Cícero, Martina Gallarza e Fernando Gimenes. Figurinos e adereços - Rosângela Ribeiro. Iluminação e adereços - Aline Santini. Videografia - Laerte Késsimos e Eric Lenate. Trilha sonora, sonoplastia e engenharia de som - L.P. Daniel. Assistência de direção - Felipe Ramos. Assistência de Cenografia e direção de palco - Saulo Santos. Projeto Gráfico - Laerte Késsimos. Fotos de cena e registro documental - Leekyung Kim. Direção de produção - Ricardo Grasson e Fernando Fado. Produção executiva - Eric Lenate. Assistência de Produção - Ricardo Corrêa. Assistentes Administrativos – Olivia Maciel e Felipe Costa. Assessoria de Imprensa - Nossa Senhora da Pauta. Produção - Gelatina Cultural. Idealização - Sociedade Líquida. Realização – Centro Cultural São Paulo. Ingressos – R$ 10,00. Temporada – Até 7 de agosto. Sexta-feira e sábado, às 21 horas e domingo, às 20 horas. Duração - 70 minutos. Recomendado para maiores de 14 anos.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – Sala Jardel Filho – Rua Vergueiro, 1000 –Estação de metrô Vergueiro. Telefone (11) 3397-4002. Bilheteria – de terça a sábado, das 13h às 21h30; e domingos, das 13h às 20h30. Ingressos vendidos online pelawww.ingressorapido.com.br ou pelo telefone 4003-1212. Capacidade – 321 lugares. Acesso para deficientes físicos. www.centrocultural.sp.gov.br
DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS