O diretor Roberto Alvim não para. Entre os seus trabalhos de 2015 estão Caesar, O Balcão e ópera A Voz Humana. No dia 7 de novembro, o diretor estreia uma nova produção, Fantasmas, do norueguês Henrik Ibsen, no Teatro do Sesc Santana.
Com um elenco de peso, formado por atores de renome no teatro, Guilherme Weber, Juliana Galdino, Pascoal da Conceição, Mário Bortolotto e Luísa Micheletti, Alvim encena uma obra que coloca em questão o ser humano e os seus tabus.
Em Fantasmas, o pesadelo assombra a vida dos personagens, que estão à beira da morte, e aborda temas como religião, corrupção, loucura, incesto e eutanásia.
Em cena estão pessoas com medo, desejos reprimidos, caráter duvidoso e que subvertem regras morais.
Fantasmas foi escrita em 1881 e muitos teóricos a consideram como a primeira tragédia moderna da História do Teatro e claro que na época de sua estreia a peça foi um escândalo na Europa. Apesar da passagem dos anos, vale ressaltar, a peça continua super atual e toca em assuntos que geram desconforto, como a hipocrisia humana.
Na mansão da Sra. Alving, convivem diversos personagens, entre eles, um pastor corrompido pelo dinheiro; um mestre-de-obras que pretende prostituir a própria enteada e uma mãe e filho envolvidos numa relação de erotismo. O clima é de embate.
Segundo Roberto Alvim, diretor inquieto, sempre em busca de obras que discutam as ações humanas, a peça reflete parte do que acontece em nosso atual cenário político: “estamos em uma época de recrudescência de fundamentalismos religiosos, o que é um tema de implicações radicalmente políticas em nosso tempo, e a questão que se impõe é: por que precisamos desesperadamente de normas de conduta determinadas por religiões institucionalizadas? O que esta obra-prima de Ibsen parece nos desvelar é que a humanidade sempre teve uma imensa dificuldade em lidar com sua sexualidade e com os caminhos imprevisíveis, surpreendentes e dilacerantes do desejo”, explica o diretor.
Alvim também ressalta que o autor constrói o ser humano em cena com uma imensa complexidade, na medida em que os são contraditórios e apresentam camadas de subjetividade que tocam em instâncias psicológicas e arquetípicas.
¨Encenar um autor clássico como Ibsen é como tocar Bach ao piano – temos que descobrir de que modo cada acorde/ palavra precisa ser ativada para instaurar a densidade atmosférica que a obra requer” comenta Alvim.
O Balcão prorroga temporada
A peça, de Jean Genet, prorroga a temporada até 17 de dezembro, em novos horários. As apresentações acontecem agora às quinta-feiras, às 19 horas.
No espetáculo, jogos eróticos desvelam os mecanismos que estruturam o poder em nossa sociedade e críticam as instituições de poder.
Montado pelo argentino Victor Garcia em 1969, no Teatro Ruth Escobar, o espetáculo trazia grande impacto visual.
Alvim, ao contrário, investe nas palavras, característica marcante em todas as suas direções. “Genet é extremamente verbal: é através das palavras que suas estranhas sensações se constroem. Minha abordagem é radicalmente distinta da empregada por Victor Garcia. Nosso foco é na proferição das palavras de Genet, que soam como uma sessão de hipnose por vezes, outras como gemidos pornográficos, outras como uma maldição contra todo o Império das Imagens que é nossa contemporaneidade. Nosso cenário vazio, coberto por vinil preto reflexivo, é como um traje sadomasoquista que envolve as personagens, evocando o útero estéril das prostitutas”, explica o diretor.
Como contrapartida social, associações LGBT e de garotas de programa cadastradas com a produção terão 20% de desconto no ingresso. |
Serviço e Ficha Técnica:
FANTASMAS - Estreia dia 7 de novembro, sábado, às 21 horas, no Teatro do Sesc Santana.Texto - Henrik Ibsen. Direção, tradução e adaptação - Roberto Alvim. Elenco - Guilherme Weber, Juliana Galdino, Pascoal da Conceição, Mário Bortolotto e Luísa Micheletti. Cenografia e iluminação - Roberto Alvim. Trilha sonora original - LP Daniel. Figurinos - Juliana Galdino.Assistente de direção - Steffi Braucks. Fotografia e video - Leekyung Kim. Projeto gráfico - Felipe Uchôa. Cenotecnia - Diego Dac (Ateliê Russo). Visagismo - Alex (Salão Pierà). Direção de produção - Ricardo Grasson. Produção executiva - Ricardo Grasson e Fernando Fado.Assistente de produção - Felipe Costa e Ivy Souza. Produção - Gelatina Cultural. Idealização - Club Noir. Realização - SESC São Paulo. Duração - 90 minutos. Recomendação etária - maiores de 16 anos. temporada - Até 13 de dezembro. Sextas e sábados, às 21 horas, domingos, às 18 horas. No dia 20 de novembro não haverá apresentação. No dia 28 de novembro, a sessão terá serviço de audiodescrição. Ingressos - R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (estudante com carteirinha e aposentado); R$ 9,00 (credencial plena).SESC SANTANA – TEATRO – Rua Luiz Dumont Villares, 479 – Santana. Telefone – (11) 2971-8700. Acesso para deficientes físicos. Bilheteria – de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 10h às 18h. Aceitam-se cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro, Redeshop e Cheque Eletrônico). Ingressos podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc.Capacidade – 337 lugares. Estacionamento com 122 vagas (de R$ 5,50 a R$ 11,00).www.sescsp.org.br.
O BALCÃO – Estreia dia 2 de outubro, sexta, às 21 horas. Texto – Jean Genet. Direção, Adaptação, Iluminação e Cenografia – Roberto Alvim. Elenco – Juliana Galdino, Renato Forner, Diego Machado, Taynã Marquezone, Luísa Micheletti, Vinicius Tardelli e Arthur Rangel. Figurinos – Juliana Galdino. Trilha Sonora Original – LP Daniel. Duração – 60 minutos. Temporada – Quintas, às 21 horas. Ingressos – R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Até 17 de dezembro.
CLUB NOIR – Rua Augusta, 331 – Consolação. Telefone - 2309-7271. Capacidade – 50 lugares.
Obs: Foto Revista Veja |