TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Teatro Adulto - Estreias

Peer Gynt reabre Teatro do Sesi

Gabriel Villela assina a direção, adaptação, cenografia e figurinos
Sinopse
Rainhas do Orinoco acabou de sair de cartaz e Gabriel Villela estreia mais um trabalho que pretende encantar o público com poesia, música e um elenco competente para contar a história de Peer Gynt, um aventureiro que se enriquece de forma ilícita e, num certo momento da história, se transforma em Imperador de Si Mesmo.

Na trama, o jovem anti-herói Peer Gynt sai sua vila para ganhar o mundo e é guiado pelos seus desejos. Encontra duendes, trolls e ninfas, ganha dinheiro mas perde tudo e acaba em um manicômio na cidade do Cairo.

Após tantos destemperos, ele retorna à sua terra natal, percebe que tudo o que ele almejava poderia ter conquistado na sua própria terra e tem que lidar com as consequências de suas ações.

Gabriel Villela sinaliza que o teatro dividia-se entre Quixote e Hamlet antes de Peer Gynt. “Ibsen ousou ao dar uma terceira possibilidade. Diferente do altruísmo entusiasmado do personagem de Cervantes e da funesta e dramática criação de Shakespeare, Peer Gynt surge como a figura do herói anti-romântico, egocêntrico, conquistador contumaz, um verdadeiro Napoleão do drama contemporâneo, algo inovador na época”, explica.

O diretor também destaca que o texto, lançado em 1867, é um dos mais importantes representantes da liberdade e do desprendimento juvenil nos palcos. “Peer Gynt é um espetáculo do livre arbítrio, contestatório e transgressor”, diz Villela.

Chico Carvalho também fala sobre a peça: “é uma peça absolutamente necessária”. “Numa época conservadora como a que estamos vivendo hoje, isso provoca a imaginação da plateia, reforça a atitude política e lúdica do teatro”, comenta.

Quem conhece o trabalho de Villela sabe que o que ele busca nas suas realizações é a magia e a poesia, deixando o cotidiano um pouco mais alegre e interessante, e sem deixar de lado também questões reflexivas referentes à condição humana e ao fazer artístico.

Peer Gynt traz figurinos (assinados por Villela) coloridos, muito bonitos, com texturas, estampas e bordados, enfeites e máscaras, num universo onírico.

As vestimentas estão relacionadas às aventuras do protagonista e remetem à origem, à terra, ao campo, ao desconhecido, ao austero, às estamparias do mundo arábico.

Objetos do cotidiano adquirem significados especiais, poéticos. Travesseiros, camas, colchões, lençóis, portas e janelas, por exemplo, dão vida aos diversos cenários em que a história se passa.

A cada trabalho, os figurinos do Gabriel Villela são mais lindos, ricos em detalhes. A sua direção é mais segura e as cenas têm uma magia ímpar. Com certeza mais um trabalho que deve ser visto! Só pelas fotos dos figurinos e possível verificar o cuidado com todos os detalhes dessa produção teatral.

A trilha promete ser um dos destaques. Os próprios atores interpretam sucessos dos Beatles, como All You Need is Love, Help, Lucy in The Sky e Yellow Submarine, além de músicas do Queen e marchinhas carnavalescas.

Do numeroso elenco, apenas Mel Lisboa ainda não tinha trabalhado com o diretor: Chico Carvalho, Mel Lisboa, Maria do Carmo Soares, Nabia Vilela, Letícia Medella, Mariana Elisabetsky, Marco França, Dagoberto Feliz, Romis Ferreira, Daniel Maia, Marco Furlan, Leonardo Ventura, Rogerio Romera, Luciana Carnieli e Daniel Mazzarolo.

A equipe técnica também é formada por parceiros frequentes e que ajudam a dar forma ao impulso criativo de Villela. Claudio Fontana, ator que está brilhando no espetáculo Esperando Godot (Gabriel assina os belos figurinos), é o responsável pela direção de produção.

E olha que maravilha: O Teatro do Sesi tem a tradição de oferecer entrada gratuita para os seus eventos: reservas antecipadas pelo sistema Meu Sesi (http://www.sesisp.org.br/meu-sesi) a partir de 25 de setembro. Ingressos remanescentes serão distribuídos nos dias do espetáculo, de acordo com o horário de funcionamento da bilheteria (quarta a sábado, das 13h às 20h30 e domingo, das 11h às 20h).
Serviço:
Peer Gynt
Temporada: de 29 de setembro a 18 de dezembro
Datas e horários: de quarta a sexta, às 15h (agendamentos escolares e de grupos); sábado e domingo, às 15h30 (público geral)
Local: Teatro do Sesi-SP, na Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Gênero: Poema dramático
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 110 min
Ficha Técnica: Texto: Henrik Ibsen | Tradução: Leo Gilson Ribeiro | Direção, adaptação, cenografia e figurinos: Gabriel Villela | Diretores Assistentes: Ivan Andrade e Cacá Toledo | Assistente Figurinos: José Rosa I Cenotécnico: Wanderley Wagner I Direção musical: Babaya e Marco França | Assistentes de direção musical: Dagoberto Feliz e Daniel Maia | Iluminação: Wagner Freire | Assistente de iluminação: Alessandra Marques I Diretor de Produção: Claudio Fontana I Produção Executiva: Clissia Morais I Elenco: Chico Carvalho, Mel Lisboa, Maria do Carmo Soares, Nabia Vilela, Letícia Medella, Mariana Elisabetsky, Marco França, Dagoberto Feliz, Romis Ferreira, Daniel Maia, Marco Furlan, Leonardo Ventura, Rogerio Romera, Luciana Carnieli e Daniel Mazzarolo.

Página da peça no Face:
https://www.facebook.com/peergyntgabrielvillela/
Comunidade Gabriel Villela: https://www.facebook.com/groups/133795370015657/?fref=ts
Blog O Teatro da Delicadeza: http://gabrielvillelahomenagem.blogspot.com.br/

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS