Tempo de Viver
A peça é texto inédito de Carlos Colabone com direção de Gonzaga Pedrosa e Carlos Colabone.
A história fala de amizade, memória e maturidade e no elenco estãoi Lucélia Machiavelli, Selma Luchesi, Suia Legaspe e Valéria Lauand.
A trama mostra a convivência entre quatro mulheres que se encontram numa praia em pleno Réveillon. Elas recordam momentos importantes da vida e almejam que o futuro seja de imensa felicidade.
Perfil das personagens, todas maduras e com uma personalidade forte:
Alma tem 66 anos. Viúva. Elegante, polida, perspicaz, amorosa e insegura. Seu olhar revela uma tristeza. Fotógrafa internacional que registrou durante anos o trabalho de um grupo de mergulhadores que buscavam espécies raras pelo mundo marinho.
Carmen tem 73 anos. Viúva. De forte personalidade, vaidosa, despachada, engraçada, criativa, egocêntrica, comunicativa, irônica. Não dispensa adereços exagerados, de cores vibrantes. Usa uma bengala. Empresária bem-sucedida, proprietária de uma grife feminina.
Yara tem 56 anos. Solteira. Franca, aberta, alegre e politizada. Cabeleireira, proprietária de um importante salão de beleza em um bairro nobre da cidade. Juracy tem 54 anos. Casada. Mulher simples, amável, convicta em tudo o que diz e faz. Presta serviço para a comunidade da igreja à qual pertence.
Serviço:
Temporada: 21 de janeiro a 26 de fevereiro - Sextas e sábados às 21h e domingos às 20h
Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo (metrô Vergueiro) -Rua Vergueiro, 1.000
Telefone. (11) 3397-4002
Duração: 80 min
Censura: 16 anos
Lotação:Sala Espaço Missão (60 lugares)
Ingressos: R$20,00 - a venda estará disponível na bilheteria em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; e domingos, das 13h às 20h30), e no Ingresso Rápido a partir de 30 dias antes do evento (mesmo no caso de temporadas longas) preço popular: R$3,00 (dia 27/01) – nesse dia não serão vendidos ingressos pela internet e serão vendidos apenas dois por pessoa, na bilheteria do CCSP, que será aberta somente duas horas antes do início do espetáculo.
Ficha Técnica:
Texto: Carlos Eduardo Colabone. Dramaturgismo: Gonzaga Pedrosa. Direção: Carlos Colabone e Gonzaga Pedrosa. Elenco: Lucélia Machiavelli / Selma Luchesi / Suia Legaspe / Valéria Lauand. Cenografia e figurino: Carlos Colabone. Iluminação: Fran Barros. Trilha sonora: Ricardo Severo. Preparação Corporal: Luzia Carion. Makeup Designer: Beto França. Fotografia: Bob Sousa. Designer Gráfico: Victor Iemini. Vídeos da Internet: Bruno Kott e Ricardo Lisboa eYantra Imagens. Produção técnica: Impacto R. Assistente de produção: Isabella Menezes. Direção de Produção: Fernanda Moura. Realização: Palimpsesto Produções Artísticas e Prêmio Zé Renato. Idealização: Carlos Colabone.
Grupo Golpeia de Teatro apresenta o espetáculo PROJETO RASTEJAR
Em cena, os intérpretes-criadores Dani Corrêa, José Alessandre e Roberto Santos.
Com concepção, texto e direção de Wagner Menddes Vasconcelos, o espetáculo é ambientado no universo teatral: três atores e um músico aguardam o diretor de uma montagem que pretende falar das relações humanas contemporâneas através de uma viagem para o tempo da escravidão.
Um dos atores está em crise e enquanto o diretor não chega, ele coloca em xeque a sua vida o teatro e a sua profissão.
É o primeiro trabalho do grupo Golpeia de Teatro que idealizou o Projeto a partir da ação de “rastejar”, vista como uma atitude de transformação, um genuíno recomeço num momento em que o ser humano tenta descobrir novos caminhos para a sua vida e no caso do artista, busca reinventar o seu processo de criação.
Ficha Técnica:
Projeto Rastejar
Concepção, texto e direção: Wagner Menddes Vasconcelos
Intérpretes criadores: Dani Corrêa, José Alessandre e Roberto Santos
Preparação corporal: Roberto Santos e Andrea Prior
Revisão de textos e apoio dramatúrgico: José Alessandre
Trilha sonora original e execução ao vivo: Yussuf Farhan
Criação e operação de luz: Igor Sane
Arte visual: Alexandre S. de Paula
Fotos: Vivian Barborsick
Produção executiva: Wagner Menddes Vasconcelos e José Alessandre
Assistência de produção: Nilton Araújo
Assessoria de imprensa: Pombo Correio http://pombocorreio.art.br/
Blog Grupo Golpeia: https://grupogolpeia.wordpress.com/
Facebook Grupo Golpeia: https://www.facebook.com/grupogolpeia/
Serviço:
projeto Rastejar
Temporada: 17 de janeiro a 28 de março
Segundas e Terças às 21h
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: 14 anos
Local: Viga Espaço Cênico – Sala Piscina – http://viga.art.br/
Rua Capote Valente, 1323 – Metrô Sumaré – Tel.: (11) 3801-1843
Lotação: 35 lugares
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) – R$ 20,00 (meia)
Bilheteria do teatro aberta a partir de 1h antes da sessão
Vendas online: http://www.aloingressos.com.br/
Alice, Retrato de Mulher que Cozinha ao Fundo mostra detalhes da vida da companheira de Gertrude Stein, Alice B. Toklas.
Monólogo com Nicole Cordery, faz temporada gratuita na Oficina Cultural Oswald de Andrade
O monólogo Alice, retrato de mulher que cozinha ao fundo fala da companheira de Gertrude Stein, Alice B. Toklas, que foi autora de um famoso livro de receitas e personagem de uma Autobiografia escrita por Gertrude Stein.
O objetivo da montagem é mostrar aspectos da relação entre Gertrude e Alice através de dramaturgia fragmentada e dissonante, que lembra a estrutura das obras literárias de de Gertrude Stein. Um olhar delicado para a relação entre as duas mulheres na Paris dos anos 20
Para escrever a peça, a dramaturgia Marina Corazza partiu de diversas fontes, entre elas,duas importantes referências, que mostram o cotidiano, a criação e o pensamento dessas mulheres: The Alice B. Toklas Cookbook, escrito por Alice e A autobiografia de Alice B. Toklas, escrita por Gertrude Stein.
Na primeira obra, Alice descreve as receitas servidas em um dos endereços mais badalados da Paris dos anos 20 onde viveu com Stein, o 27 Rue de Fleurus.
A segunda obra é o livro mais conhecido de Gertrude e traz a “autobiografia” de sua companheira, já que ela assume a voz de Alice.
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Marina Corazza
Direção: Malú Bazán
Atriz: Nicole Cordery
Cenários e figurinos: Anne Cerutti
Iluminação: Nelson Ferreira
Trilha sonora: Rui Barossi e Pedro Canales
Apoio vocal: Lucia Gayotto
Serviço
Oficina Cultural Oswald de Andrade
de 12/01 a 28/01
quinta a sábado
quintas e sextas 20h
sábados 18h
Dias 14, 21 e 28/01
Aos sábados, após o espetáculo, haverá bate-papo com atriz, diretora e dramaturga da peça, Nicole Cordery, Malú Bazán e Marina Corazza, respectivamente, e a jornalista convidada Gabriela Longman - Mestre em Arte e Linguagem pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris) e doutoranda em teoria literária pela USP.
Lotação 40 pessoas
Indicação 14 anos
Duração: 60 minutos
Grátis
ROMEU E JULIETA - De almas sinceras a união sincera nada há que impeça faz nova temporada no Teatro do Núcleo Experimental
Direção de Zé Henrique de Paula de 6 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017
A peça, baseada no clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, é uma versão da montagem R&J, de 2006. Na encenação, quatro atores se revezavam entre todos os papéis da peça, permitindo um olhar sobre a afetividade em todas as suas manifestações.
Nesta remontagem, quatro jovens atores e três atrizes investigam a discussão sobre como as questões de gênero influenciam na leitura de uma mesma obra: até que ponto estamos atrelados a papéis e a modelos de comportamento impostos pelo gênero? Como as questões de gênero se relacionam com a construção da afetividade? Como as questões de gênero se relacionam com a descoberta da sexualidade? Como a sociedade encara a homoafetividade e a homofobia?
A trama se passa numa grande cidade, num espaço abandonado. Nesse lugar, sete jovens estudantes de teatro resolvem passar a noite ensaiando Shakespeare e se revezam nos papeis de Romeu e Julieta.
Ficha Técnica:
Texto: William Shakespeare
Adaptação: Zé Henrique de Paula
Direção – Zé Henrique de Paula
Direção Musical e Preparação Vocal – Fernanda Maia
Preparação de Elenco – Inês Aranha
Assistente e Direção – Herbert Bianchi
Cenário – Zé Henrique de Paula
Assistente de Cenografia – João Paulo Oliveira
Figurinos – Zé Henrique de Paula e Cy Teixeira
Iluminação – Fran Barros
Projeto Gráfico – Herbert Bianchi
Coordenação de Produção – Claudia Miranda
Produção Executiva – Mariana Mello
Assistente de Produção – Laura Sciulli
Elenco
Cícero de Andrade
Danilo Rosa
Débora Peccin
Lucas Sanchez
Luiza Porto
Natália Foschini
Thiago Sak
Serviço:
ROMEU E JULIETA - De almas sinceras a união sincera nada há que impeça
Teatro do Núcleo Experimental
6 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017
Sextas e sábados às 21h. Domingos às 19h.
Duração: 1h40
Ingressos: R$ 40
Classificação: 14 anos
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Estudo Para Missa Para Clarice - Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus reestréia no CCBB?SP
O ator e diretor Eduardo Wotzik volta em cartaz, dia 4 de janeiro
No palco, o ator representa um arauto que estásecundado por duas beatas (representadas pelas atrizes Cristina Rudolph e Natally do Ó) e prega reflexões filosóficas e existenciais calcada em fragmentos da escritora Clarice Lispector.
O formato é o de uma missa e a idéia é trabalhar com o poder da palavra. O objetivo é celebrar a obra da escritora e estabelecer uma comunhão do público com o teatro.
O espetáculo começou a ser gerado há mais de 20 anos, quando o ator e diretor Eduardo Wotzik começou a receber trechos de textos de Clarice Lispector enviado por duas amigas e atrizes com o intuito de montar um espetáculo. No decorrer dos anos, o artista acabou selecionando textos que falavam sobre Deus
Segundo Wotzik, mais do que uma ode a Clarice Lispector,Estudo Para Missa Para Clarice surgiu como uma necessidade de dizer ao mundo que a“salvação é pelo risco”. “É preciso dizer não à estupidificação e sobreviver à miséria intelectual e espiritual a que estão nos submetendo. Temas sérios são tratados de maneira superficial e o espaço artístico tem sido usado como um mero passatempo ou entretenimento, em um verdadeiro desperdício de tempo, dinheiro e HD. Clarice Lispector usava uma expressão: “Use-se”. Complemento com o não desperdice-se”, provoca o diretor.
Serviço:
ESTUDO PARA MISSA PARA CLARICE - UM ESPETÁCULO SOBRE O HOMEM E SEU DEUS - Reestreia em 4 de janeiro, quarta, às 20 horas, no CCBB-SP. Direção, concepção, edição e texto final - Eduardo Wotzik. Elenco - Cristina Rudolph, Natally Do Ó e Eduardo Wotzik.Direção de Arte - Analu Prestes. Iluminação - Fernanda Mantovani e Tiago Mantovani. Elenco - Cristina Rudolph, Natally Do Ó e Eduardo Wotzik. Música - Henryk Gorécki. Dramaturg - Vittorio Provenza.Diretores Assistentes - Carla Ribas, Daniel Belmonte, Alexandre Varella. Direção de Produção - Michele Fontaine e Jessica Leite.Classificação - 14 anos. Duração - 80 minutos. Ingressos - R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Temporada - Até 1º de fevereiro. Quartas, quintas e sextas, às 20 horas.
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651/3652
Teatro: 130 lugares
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal.
www.bb.com.br/cultura - www.twitter.com/ccbb_sp - www.facebook.com/ccbbsp
Ingresso: R$ 20,00 – inteira, R$ 10,00 – Funcionários e clientes do BB, estudante, professores da rede pública, sênior acima de 60 anos
Bilheteria: de quarta a segunda, de 9h às 21h
Vendas online: www.ingressorapido.com.br / 11 4003-1212
Estacionamento conveniado:
Estapar
Rua Santo Amaro, 272
Informações pelo telefone (11)3113.3651
R$ 15,00 pelo período de 5 horas. (Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.)
Traslado gratuito
Transporte gratuito até as proximidades do CCBB - embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272, e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.
O Misantropo, de Molière, com direção de Marcio Aurelio, reestréia em São Paulo
A peça volta em cartaz a partir do dia 13 de janeiro no Teatro Aliança Francesa.
O texto foi escrito em 1666, mas era inédito no Brasil.
A trama, ambientada na Versalhes de Luís XIV, coloca em evidência a hipocrisia social num universo em que as convenções comportamentais ditam as atitudes das pessoas e mostram o quanto o ser humano pode ser falso e vazio.
Sinopse
É dia de festa no apartamento cobertura de Celimene, uma viúva alegre e rica. Amigos, familiares e amores dessa dama da sociedade se reúnem para confraternizar, beber, dançar, comer e… falar da vida alheia!
Nesse ambiente festivo, Alceste, o misantropo, tem sua visão de mundo confrontada com as convenções sociais de sua amada anfitriã e todos os convidados.
E, como tudo pode acontecer numa grande festa, o cinismo e a incoerência do que chamamos bom comportamento vão se revelando, fazendo-nos reavaliar, sob o olhar preciso da comédia, nossas próprias atitudes e comportamentos sociais.
Serviço
O MISANTROPO
Texto: Molière
Tradução e adaptação: Washington Luiz Gonzales
Encenação: Marcio Aurelio
Elenco (em ordem alfabética):
Alexandre Bacci (Acácio)
Eduardo Reyes (Filinto)
Paula Burlamaqui (Celimene)
Paulo Marcello (Oronte)
Regina França (Aricene)
Renata Maia (Eliane)
Washington Luiz (Alceste)
Gênero: comédia
Duração: 90 min.
Recomendação: 12 anos
Temporada 2017: a partir de 13 de janeiro
Sextas e Sábados: 20h30 | Domingos: 19h
Ingressos:
Sextas e Sábados: R$ 50/ R$25 meia
Domingo: R$ 40/R$20 meia
Bilheteria do teatro 2h antes do início do espetáculo.
Pela Internet: www.ingressorapido.com.br | 4003-1212
Estreou: dia 21 de outubro de 2016
Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim 182 – Vila Buarque. Capacidade: 226 lugares + 4 PNE.
Estacionamento conveniado em frente.
Informações: (11) 3572-2379
www.teatroaliancafrancesa.com.br
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Autor
Molière
Encenação
Marcio Aurelio
Assistente de encenação
Ligia Pereira
Cenário, figurino, iluminação e sonoplastia
Marcio Aurelio
Tradução e adaptação
Washington Luiz Gonzales
Elenco (em ordem alfabética)
Alexandre Bacci
Eduardo Reyes
Paula Burlamaqui
Paulo Marcello
Regina França
Renata Maia
Washington Luiz
Preparação Vocal:
Marcelo Boffat
Preparação Corporal:
Marize Piva
Assistentes de produção:
Roberta Viana e Rafa Souza
Fotos:
Laércio Luz
Assessoria de imprensa:
Flavia Fusco Comunicação
Direção de produção:
Rosí Fer
Produção:
Criola Filmes
Idealização:
Ó Artes e espetáculos
Realização:
Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a Cidade de São Paulo.
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