TEATRO
Acompanhe o melhor do teatro adulto e infantil! As principais estreias nos palcos estão aqui.
Não deixe de ler as matérias e críticas.

Teatro Adulto - Estreias

Carmen com Natalia Gonsales, Flavio Tolezani e Vitor Vieira estreia no Teatro Aliança Francesa

O espetáculo que mistura teatro, música e dança, tem direção de Nelson Baskerville
Sinopse
Escrito por Luiz Farina baseado na novela Carmen de Prosper Mérimée, a peça é um clássico que mostra a trajetória de uma cigana que foi conhecida mundialmente, ocupando palcos e telas de cinema.

Carmen surgiu como romance em 1845foi personagem de filmes de grandes diretores, Chaplin, Peter Brook, Lubitsch, Saura e Godard. Nesses trabalhos, ao contrário da obra de Mérimée, a cigana foi mostrada como “femme fatale”, mas que na sua essência foi vítima de assassinato, mas não temia o risco e a morte, com uma história que se opõe aos dogmas da burguesia.

Numa época em que a mulher era criada para ser dona de casa, Carmen vive com José uma trágica paixão.
Nessa montagem, José narra o seu amor por Carmen e explica o motivo que o levou a ser preso. Carmen também expõe o seu ponto de vista em relação à história.

Foi a pulsão dessa mulher, que teve um fim trágico, que impulsionou Natália e Tolezani a levarem a história de Carmen para o teatro. O casal, parceiros na vida e na arte, já encenaram juntos, por exemplo, Fala comigo antes da bomba cair, com textos de textos de Mário Bortolotto e Tennessee Williams sobre o amor.

Segundo Natália, que idealizou o projeto com o seu marido e parceiro profissional Flavio Tolezani, “Este projeto tem como objetivo a montagem do espetáculo, o resgate dos principais personagens criados por Mérimée para que o público volte a se intrigar e querer decifrá-los. E assim, basear-se na literatura de Prosper Mérimé e também permitirá que a construção cênica explore a cultura cigana numa linguagem contemporânea.”, conta Natalia Gonsales.

Flavio destaca que ¨a dinâmica da dramaturgia criada por Luiz Farina, a partir da obra do Mérimée, não admite apenas uma interpretação. Carmen, também como narradora, relata os acontecimentos que levaram à sua tragédia. E assim, a montagem tem como intuito não apenas encenar essa história, mas oferecer ao público elementos conflitantes e contraditórios de uma mesma realidade contados por duas pessoas com pontos de vista divergentes e que são surpreendidas pelo desejo e pela paixão”, comenta o ator.

Na encenação de Baskerville, para ressaltar a trágica história de amor entre Carmen e José, são utilizados elementos clássicos como a dança flamenca, os costumes ciganos e a tauromaquia, resignificados ao som de guitarras distorcidas, microfones e coreografias. “O ponto de vista que nos interessa é o de Carmen, a mulher assassinada, dentro de uma sociedade que pouco mudou de comportamento ao longo dos séculos, que aceitou brandamente crimes famosos cometidos contra mulheres como os de Doca Street, Lindomar Castilho e mais recentemente de Bruno, o goleiro. Crimes muitas vezes justificados pela população pelo comportamento lascivo das vítimas, como se isso não fosse aceito em situações invertidas relativas ao comportamento masculino. O homem pode. A mulher não. Nessa encenação Carmen morre não porque seu comportamento justifique qualquer tipo de punição, mas porque José é um homem, como tanto outros, doente como a sociedade que o criou”, afirma Nelson Baskerville.

Ficha Técnica
Elenco: Natalia Gonsales, Flávio Tolezani e Vitor Vieira. Direção: Nelson Baskerville. Assistente de direção: Janaína Suaudeau. Criação Dramatúrgica: Luiz Farina. Direção de movimento e coreografia: Fernanda Bueno. Flamenco: Andi El Canijo. Música Original: Marcelo Pellegrini. Cenário e iluminação: Marisa Bentivegna. Figurino: Leopoldo Pacheco. Assistente de figurino: Carol Badra. Designer gráfico: Murilo Thaveira. Fotografia: Ronaldo Gutierrez. Direção de produção: Cesar Baccan. Colaboração de produção: Joana D´Aguiar. Realização: Bem Casado Produções Artísticas. Idealização: Natalia Gonsales e Flávio Tolezani.

Serviço
TEMPORADA: 30 de junho a 20 de agosto. Sexta e sábado às 20h30 e domingo às 19h.
Classificação: 12 anos.
Gênero: drama.
Duração: 60 minutos.
Local: Teatro Aliança Francesa.
Rua Gen. Jardim, 182 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01220-000
Telefone: (11) 3572.2379
Capacidade: 226 lugares + 4 PNE
Ingresso: R$ 50
Horário de funcionamento da bilheteria: duas horas antes do espetáculo.

DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS