Agropeça comemora 30 anos do Teatro da Vertigem
A peça coloca o agronegócio nas terras de Dona Benta
Numa arena do galpão do Sesc Pompeia, a renomada Cia da Vertigem, que comemora 30 anos, fala do agronegócio através do mundo dos rodeios. A trama éassociada aos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
O objetivo da nova peça é investigar o conservadorismo e o reacionarismo que tomou conta do Brasil nos últimos.
Uma criação do Teatro da Vertigem concebida e dirigida por Antonio Araújo, texto final de Marcelino Freire e co-direção de Eliana Monteiro.
A temporada no Galpão do Sesc Pompeia é de 04 de maio a 11 de junho.
No elenco estão André D' Lucca (Saco e Rainha de Sinop), Andreas Mendes (Dona Benta, Marquês de Rabicó e palhaço de rodeio), Lucienne Guedes (Narizinho e Santa | cantora gospel), Mawusi Tulan (tia Nastácia), James Turpin (Visconde de Sabugosa, Boi), Paulo Arcuri (Coronel Teodorico), Tenca Silva (Emília), e Vinicius Meloni (Pedrinho).
A cenografia é de Eliana Monteiro e William Zarella Junior e iluminação de Guilherme Bonfanti. Os figurinos são de Awa Guimarães e a direção musical é de Dan Maia.
SINOPSE
No meio de uma arena, que ora é rodeio, ora é o centro de um sítio, os personagens, à mesa de jantar ou prestes a domar um touro brabo, enfrentam-se na tentativa de desvendar um país que “rumina” e ao mesmo tempo “agoniza” em busca do próprio destino. Não sabemos se o que estamos assistindo é a representação de um país cruel e conservador, ou se tudo faz parte de uma antiga fábula infantil que, de alguma forma, moldou o imaginário brasileiro.
Serviço
Agropeça
Teatro da Vertigem
Data: 04/05/2023 a 11/06/2023
de quarta-feira a sábado, às 20h, domingo e feriado, às 17h
Local: Sesc Pompeia - Rua Clélia, 93 – Lapa – São Paulo - SP | Galpão
Ingressos: R$ 50 (inteira), R$ 25 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino); e R$ 15 (Credencial Plena).
Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 120 minutos
FICHA TÉCNICA
AGROPEÇA
Uma criação do TEATRO DA VERTIGEM
Texto: Marcelino Freire
Concepção e Direção Geral: Antonio Araújo
Co-direção: Eliana Monteiro
Desenho de luz: Guilherme Bonfanti
Performers:
André D' Lucca, Andreas Mendes, James Turpin, Lucienne Guedes, Mawusi Tulani, Paulo Arcuri, Tenca Silva e Vinicius Meloni
Artistas Colaboradores:
Nicolas Gonzalez (1ª e 2ª Fase)
Lee Taylor (1ª Fase)
Dramaturgismo: Bruna Menezes
Assistente de Dramaturgismo: João Crepschi
Conceito do Espaço: Antonio Araújo
Cenografia: Eliana Monteiro e William Zarella Junior
Sound Designer Associados: Randal Juliano, Guilherme Ramos e Kleber Marques
Figurino: Awa Guimarães
Visagismo: Tiça Camargo
Direção Musical e Trilha Original: Dan Maia
Direção vocal: Lucia Gayotto
Videografismo: Vic von Poser
Preparação Corporal: Castilho, Ricardo Januário
Preparação Corporal (1ª Fase): Fabrício Licursi
Direção de movimento: Castilho
Assistente de Direção: Gabriel Jenó
Assistentes de Iluminação: Giorgia Tolaini
Músicos: Lisi Andrade e Ricardo Saldaña
Operação de luz: Giorgia Tolaini
Operador de Áudio: Fernando Sampaio
Operadoras de Projeção: Júlia Ro e Vic von Poser
Operadores de Câmera: André Voulgaris e Matheus Brant
Operadores de seguidor: Igor Beltrão e Lays Ventura
Contrarregras: Clay Dalim, Flores Ayra, Gabriel Jenó e Jacob Alves
Cenotécnico: Zé Valdir Albuquerque
Montagem, Pintura e Tratamento de Cenografia: Elástica SP Cenografia
Costureiras: Francisca Rodrigues e Cleonice Barros Correa
Sonoplastia dos Ensaios: Dener Moreira
Aulas de Laço: Gui Sampaio
Crânios de Boi: Vinicius Fragata
Máscara Rabicó: Pietro Schlager
Tradutor Yorubá: Mariana de Òsùmàrè
Assistente de arquitetura: Maria Piedade
Acompanhamento no projeto de luz: Chico Turbiani
Estagiária de Direção: Julie Douet Zingano
Estagiário de Iluminação: Felipe Mendes e Caio Maciel
Fotos: Lígia Jardim
Documentarista: Padu Palmerio
Designer: Guilherme Luigi
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Produção: Corpo Rastreado – Leo Devitto e Gabi Gonçalves
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Sobre o Teatro da Vertigem
O grupo Teatro da Vertigem, criado em 1992 na cidade de São Paulo, desenvolve um trabalho artístico com base em elementos característicos, que vão desde a utilização de espaços não convencionais da cidade, passando pela criação de espetáculos a partir do depoimento pessoal dos seus integrantes e de processo colaborativo entre atores, dramaturgo, encenador e demais criadores, até a pesquisa sobre os processos de interferência na percepção do espectador
Entre os espetáculos da trajetória do grupo estão O Paraíso Perdido, de 1992, encenado na Igreja Santa Ifigênia; O Livro de Jó, no Hospital Humberto Primo, de 1995; Apocalipse 1,11 (2000), no antigo Presídio do Hipódromo; a Trilogia Bíblica, apresentada na íntegra em 2002; a residência artística na Casa Nº1, em uma parceria entre o Patrimônio Histórico, a Secretaria Municipal de Cultura e o grupo, em 2003, que serviu de criação do projeto seguinte: BR-3.
Em janeiro de 2007, estreia História de Amor (últimos capítulos) de Jean-Luc Lagarce, e uma exposição sobre a trajetória dos 15 anos do grupo na galeria Olido. Em um projeto de intercâmbio artístico com os grupos LOT de Lima, Peru, e Zikzira, de Belo Horizonte, cria a intervenção cênica A Última Palavra é a Penúltima a partir do texto “O Esgotado”, de Gilles Deleuze, na passagem subterrânea da Rua Xavier de Toledo, no centro de São Paulo.
Neste mesmo ano realizou a ópera Dido e Enéias, de Henry Purcell, num dos galpões da central de produção de cenários e figurinos do Theatro Municipal. Da obra O Castelo, de Franz Kafka estreou Kastelo em 2010, no prédio do Sesc da Avenida Paulista. Ainda em 2012 o Teatro da Vertigem realiza duas estreias: o espetáculo Bom Retiro 958 metros e a ópera Orfeu e Euridice de Christoph W. Gluck, e o espaço escolhido é o inacabado complexo Praça das Artes no centro de São Paulo.
No ano de 2013 comemorou 21 anos do grupo com o projeto 21 Vertigem 21, que trouxe também à Praça das Artes, a exibição gratuita de diversos filmes dos espetáculos do grupo. Em 2014 o diretor Antonio Araújo, a convite do Villes en Scène, estreia com o Teatro da Vertigem, o espetáculo Dizer o que você não pensa em línguas que você não fala, com produção do Teatro Nacional da Bélgica e Festival de Avignon, realizado no antigo edifício da Bolsa de Valores de Bruxelas, e em Avignon, no Hôtel des Monnaies. Nesse mesmo ano o grupo é convidado a participar da 31ª Bienal de Arte de São Paulo, com a intervenção de A Última Palavra é a Penúltima 2.0.
No início de 2015, o Teatro da Vertigem vai ao Festival Santiago a Mil no Chile, e estreia Patronato 999 metros, adaptado a partir de Bom Retiro 958 metros. No mesmo ano, o grupo estreia O Filho inspirado no texto Carta ao Pai de Franz Kafka. Em agosto de 2017 estreia o espetáculo Enquanto Ela Dormia. No ano em que a Cia completou 25 anos de trajetória, foi lançado o livro “Teatro da Vertigem”, com textos críticos de dramaturgos e pensadores que refletem sobre os modos e meios de criação do grupo.
Em 2020, o grupo realizou Marcha à ré, uma performance-filme criada em colaboração com Nuno Ramos, comissionada pela 11ª Bienal de Berlim e filmada por Eryk Rocha, com a realização de uma intervenção artística site-specific em São Paulo. A partir de todo material colhido pela filmagem foi produzido o curta-metragem “Marcha à ré”, que teve sua estreia mundial na Bienal de Berlim, em 05 de setembro de 2020, e estreia no Brasil durante o Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre em Cena no dia 21 e outubro de 2020.
A versão de "Os Capuletos e Montequios", ópera de Vincenzo Bellini, com direção cênica de Antonio Araújo e Iluminação de Guilherme Bonfanti estreou em 2022 no Theatro São Pedro, em São Paulo. |