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Teatro Adulto - Estreias

Diretor Gabriel Villela estreia Rainhas do Orinoco no Teatro Vivo

Rainhas do Orinoco integra o projeto cultural Vivo EnCena. No elenco, Walderez de Barros, Luciana Carnieli e Dagoberto Feliz
Sinopse
Rainhas do Orinoco é uma comédia de autoria do mexicano Emilio Carballido, que propõe diversas reflexões, entre elas: sobre a vida dos artistas, as barreiras do nosso dia a dia, a busca de um mundo melhor e a finitude da vida.

Na trama, duas coristas decadentes, Mina (Walderez de Barros) e Fifi (Luciana Carnieli), estão navegando pelo Rio Orinoco, a caminho de um show para entreter trabalhadores de um campo petroleiro. Elas creditam que irão ganhar um bom dinheiro no trabalho.

Ao acordarem, as atrizes percebem que toda a tripulação do barco, menos um homem esfaqueado (Dagoberto Feliz), desapareceu. Eles ficam à deriva.

Enquanto uma delas se conforma com o ocorrido porque não tem mais perspectivas de futuro, a outra, mais corajosa e sonhadora, tenta resolver o grave problema. As esperanças são escassas e quanto mais o tempo passa, mais fica claro que dificilmente a história terá um final feliz.

Mais um trabalho com direção de Gabriel Villela que já de início chama a atenção pelo colorido e beleza do figurino (criado por Villela - com cores, texturas e caimentos inspirados nas vestimentas típicas da América Latina) e do cenário (um picadeiro criado por William Pereira, em formato de barco com detalhes naifs).

Gabriel Villela comenta que a encenação foi elaborada a partir da estética do circo-teatro (que sempre permeia as suas criações). A ideia foi recuperar a linguagem dos grandes circos e melodramas de meados dos anos 60, que teve seu auge com Vicente Celestino, Gilda de Abreu, Tonico e Tinoco, José Fortuna, Circo Arethusa, Dercy Gonçalves, Grande Otelo e Oscarito. “Este espetáculo é o irmão ingênuo, formoso, brincalhão da minha montagem de Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu, de Soffredini, em 1990, e que foi um momento em que a arte popular acabou nos dando a matéria prima para a configuração de um teatro mais brasileiro, do interior do Brasil profundo. Carballido teve a sabedoria de fazer uma grande comédia. A peça é um depoimento humanista de alguém que enxerga através da comédia e do melodrama a existência de dois seres humanos desprotegidos na carne e nos grotões da America Latina. Colocamos em cena esse texto usando a linguagem estética do circo-teatro”, comenta o diretor.

Para quem acompanha a trajetória de Villela, existe uma parceria frutífera e duradoura com uma equipe de criação que garante a qualidade dos trabalhos.

O diretor traz um trio de atores experientes e que já foram dirigidos por ele em diversos espetáculos. Walderez atuou em A Ponte e a Água de Piscina, Fausto Zero e Hécuba; Luciana Carnieli atuou em Ópera do Malandro, Gota D’água e Vestido de Noiva; Dagoberto Feliz participou de A Tempestade e Vem buscar-me que ainda sou teu.

Villela sempre ressalta a importância de toda a equipe para o sucesso dos espetáculos que dirige. “Meu trabalho como diretor é como uma pesquisa em laboratório científico: ela não é feita sozinha. Existe porque há 10, 15 criadores em volta. É uma grande oficina, um ateliê de criadores diversos”, afirma Gabriel.

Ivan Andrade e Daniel Mazzarolo são os assistentes de direção. Babaya assina a direção musical, preparação vocal, arranjos vocais e a partitura dos textos; Dagoberto Feliz elaborou os arranjos instrumentais (o musicista, ator e diretor já assinou uma versão do texto de Carballido, com Bete Dorgam e Daniela Carmona em cena); os adereços e objetos de cena foram confeccionados em sua maioria por Shicó do Mamulengo e Cláudio Fontana é o diretor de produção. Caetano Vilela assina a luz, em sua primeira parceria com Villela.

A trilha é um ponto alto da encenação. O repertório é o resultado de pesquisas de músicas latino-americanas cantadas na voz de Cascatinha e Inhana. Elas são tocadas e cantadas ao vivo pelos atores.

O projeto Vivo EnCena promove o Workshop sobre Técnicas da Música em Cena, em Manaus

O evento será nos dias 27 e 28 de maio, com o diretor, cenógrafo e figurinista mineiro Gabriel Villela e a diretora musical Babaya Morais.
Durante os dois dias de atividades, os participantes ouvirão relatos práticos sobre os espetáculos dirigidos por Villela, que contaram com a preparação vocal de com Babaya, entre eles, Romeu e Julieta, A Rua da Amargura e Os Gigantes da Montanha’ com o Grupo Galpão, e a A Tempestade que ficou em cartaz no ano passado na capital paulista.
As inscrições estão abertas até o dia 16 de maio, através do e-mail vivoencena@gmail.com.
Para se inscrever, preencher o campo Assunto com o nome do workshop. No corpo do e-mail, informar dados pessoais, incluindo nome completo, RG, telefones para contato e e-mails, além de citar experiência artística e interesse na atividade.
20 vagas.
Os selecionados receberão e-mail e ligação telefônica até o dia 20 de maio.
Gratuito.
Indicado para maiores de 18 anos, com noções básicas de canto.
Centro Cultural Palácio da Justiça
Av. Eduardo Ribeiro, 901 - Centro, Manaus

Ficha Técnica
Texto: Emilio Carballido
Tradução: Hugo de Villavicenzio.
Direção: Gabriel Villela. Elenco: Walderez de Barros, Luciana Carnieli e Dagoberto Feliz
Figurino: Gabriel Villela
Cenografia: William Pereira
Arranjos Instrumentais: Dagoberto Feliz
Direção Musical: Babaya
Iluminação: Caetano Vilela
Assistentes de direção: Ivan Andrade e Daniel Mazzarolo
Foto de João Caldas
Produção Executiva: Luiz Alex Tasso
Direção de Produção: Claudio Fontana
Patrocínio: Vivo e 2S Inovações Tecnológicas

Serviço
Duração: 90 min. Onde: Teatro VIVO: Av Dr Chucri Zaidan, 2460, Morumbi - telefone:(11) 974201529. Temporada: Sextas às 21h30, sábados às 21h00 e domingos às 18h00. Ingresso: R$ 50 (sex), R$ 50 a 80 (sáb e dom). Classificação 14 anos. Estreia 13/05. Até 3 de julho.
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DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

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