Espetáculo infantil “A Menina e a Árvore” chega à Caixa Cultural Curitiba Com sessões acessíveis e oficina gratuita, a peça tem como objetivo oferecer ao público infantil, mas encanta também os adultos, uma história que faça aflorar a imaginação em uma trama delicada de aventura.
Em cen, o premiado grupo Dobra, que completa 15 anos de trajetória em 2026, apresenta a trama de uma menina que vive em uma fazenda com o pai, o irmão e a avó e começa a explorar lugares que desconhece. Ao ultrapassar os limites desconhecidos do seu território, ela é guiada pela intuição, pelas memórias familiares e pelos sinais da natureza, como uma planta caída e aparentemente sem vida. Uma jornada de aprendizado, descobertas, riscos e encantamento passando por montanhas, rios, florestas misteriosas, encontra jacarés, pássaros e forças da natureza.
O lúdico está presente na encenação. A caixa preta do palco é vazia e os atores preenchem o espaço através do teatro físico, da pantomima, da palhaçaria e da sonoplastia vocal ao vivo. Eles que criam as imagens e atmosferas que contestualizam a trama.
“A linguagem da plataforma é extremamente potente para o universo infantil, porque propõe um jogo que as crianças dominam: aquele em que todos podem ser tudo, desde que estejam a favor da história. Os atores são personagens, mas também animais, objetos, elementos da natureza e até efeitos especiais. O público se sente parte da aventura”, destaca o diretor e ator Matheus Lima.
O figurino de Camila Nhary ( Tom na Fazenda), é inspirado no pôr do sol com tons de laranja, vinho e roxo. O visagismo de Mona Magalhães reforça o lúdico e familiar dos personagens
“O que existe para além do que já é conhecido? O que nos espera depois do rio? Essas perguntas atravessam a peça e também a vida”, completa Matheus.
Oficina gratuita: corpo, gesto e espaço cênico
Além das apresentações, a programação inclui a oficina gratuita “DesDobra – Corpo, gesto e espaço cênico”, voltada para artistas, estudantes de artes cênicas e interessados na pesquisa corporal do grupo.
Ministrada por Helena Marques e Matheus Lima, a oficina acontece no sábado, 28 de fevereiro, das 10h às 13h, na própria Caixa Cultural Curitiba. A atividade tem como foco a linguagem gestual e o estudo do espaço cênico, base da pesquisa desenvolvida pela Dobra ao longo de 15 anos de atuação.
A proposta oferece ferramentas de autoconhecimento e autonomia criativa, estimulando a construção de caminhos artísticos singulares a partir do corpo e da presença.
Vagas: 30 participantes
Inscrições gratuitas: até 20/02 através do formulário: https://forms.gle/res6pJKWgiTbnA7w9
Ficha Técnica
Realização: Dobra Teatro
Idealização, Direção e Dramaturgia: Matheus Lima
Direção Musical: Helena Marques
Elenco: Ana Achcar, Helena Marques, Matheus Lima e Reinaldo Dutra
Figurino: Camila Nhary
Iluminação: Ana Luzia de Simoni
Visagismo: Mona Magalhães
Identidade Visual: Thais Gallart
Colaboração Artística: Ana Carolina Sauwen, Julio Adrião, Pablo Aguilar e Silvana Lima
Mídias Sociais: Daniel Barboza
Assistente de Figurino: Julia Faria
Cenotécnico: Rivaldo dos Santos Farias
Costureira: Maria Améllia
Operação de Luz: Diego Diener
Assessoria de Imprensa local: A Cena Comunica
Fotografia: Renato Mangolin
Direção de Produção: Bárbara Galvão (Pagu Produções Culturais)
Coordenação de Produção: Carolina Bellardi e Fernanda Pascoal (Pagu Produções Culturais)
Produção Executiva: Ana Flávia Massadas e Fernando Queiroz
Parceria: Bando de Palhaços
Produção Local: Maduh Cavalli
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Serviço:
Oficina DesDobra – Corpo, gesto e espaço cênico
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280. Centro
Data: 28 de fevereiro (sábado)
Horário: das 10h às 13h
Inscrições: gratuitas e devem ser feitas Inscrições até 20/02 através do formulário: https://forms.gle/res6pJKWgiTbnA7w9
Vagas: 30 vagas
Público-alvo: grupos de teatro e artistas interessados
ESPETÁCULO
A MENINA E A ÁRVORE
Caixa Cultural Curitiba
Rua Conselheiro Laurindo, 280. Centro
27/02 (sexta) - 18h
28/02 e 01/03 (sábado e domingo) - 15h / 18h
No domingo, 15h - Audiodescrição / bate-papo com a equipe após espetáculo
Valor: R$ 5,00/10,00
Classificação: Livre
Ingressos a partir de 21/02, na bilheteria física da Caixa (terça a sábado, de 10h às 20h e domingos, de 10h às 19h e no site Bilheteria Digital: https://www.bilheteriadigital.com/teatrocaixacuritiba |