A Caixa Cultural tem tradição na realização de eventos musicais e sempre as atividades são gratuitas. Entre os nomes de nossa MPB que passaram pela Caixa Cultural Sâo Paulo estão Miúcha, Flávio Venturini, Ângela Ro Ro e Thaís Gulin.
A série de concertos A Dama e o Maestro, que acontece entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2016, traz Mônica Salmaso e André Mehmari, Célia e Nelson Ayres, Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil, Claudette Soares e Leandro Braga. Os artistas interpretam grandes canções da MPB.
Segundo o coordenador geral do evento, Vander Lopes, o objetivo é proporcionar ao público encontros refinados entre mestres pianistas brasileiros e grandes intérpretes, com arranjos criados especialmente para os espetáculos. “Este projeto celebra o que há de mais sofisticado na música popular brasileira”, garante Lopes.
No roteiro da apresentação da cantora Mônica Salmaso e do pianista, arranjador, compositor e multi-instrumentista André Mehmari, clássicos como Senhorinha, de Guina e Paulo César Pinheiro, Camisa Amarela, de Ary Barroso, Milagre, de Dorival Caymmi, Insensatez, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e Baião de Quatro Toques, de José Miguel Wisnick.
A cantora Célia e Nelson Ayres, um dos maiores pianistas e maestros brasileiros, apresentam Adeus Batucada, de Sinval Sylva, e Minhas Madrugadas, de Paulinho da Viola e Candeia, entre outras pérolas da nossa MPB.
Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil têm dois CDs lançados em parceria e farão improvisos para composições como Nunca , de Lupicínio Rodrigues, Estrada Branca, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e Pois é, de Tom Jobim e Chico Buarque.
Encerrando a programação, o encontro um, entre uma das principais precursoras da bossa nova, Claudette Soares, e o pianista e maestro dos mais requisitados da atualidade Leandro Braga. No repertório, destaque para composições feitas por Roberto Carlos, especialmente para Claudette (De tanto Amor e Você), além de clássicos da bossa nova já gravados pela artista.
|