Turismo e eventos culturais: Centro de Memória do Circo homenageia as mulheres nas artes circenses com evento gratuito
O projeto, intitulado A Mulher do Circo, reunirá apresentações, homenagens, palestras e debates com artistas mulheres
O ciclo A Mulher do Circo objetiva pesquisar, refletir, compreender e valorizar o papel da mulher no circo, com destaque para as artistas que nasceram e foram criadas em circos itinerantes. A ENTRADA É GRATUITA.

O evento é realizado pelo Centro de Memória do Circo (CMC), do Centro Cultural Olido, da Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo, que é o primeiro centro de memória do Brasil consagrado exclusivamente ao circo e suas artes. Um panorama dos circos existentes hoje e do papel da mulher no picadeiro.

Na abertura do projeto, uma cerimônia de confraternização entre mulheres circenses de diferentes gerações e formações, como Maria Druck e Maira Campos (equilibrismo no arame), Daniele Siqueira (malabarismo), Lily Curcio, a palhaça Jasmin, Mafê Vieira e Giulia Cooper (apresentação), Amercy Marrocos, Marilia de Dirceu, Florcita, Tania Fabri, entre outras.

A coordenadora do Centro de Memória do Circo, Veronica Tamaoki, comenta: “É muito complexo e ainda pouco estudado o papel da mulher no circo. Muito provavelmente é no circo que a mulher vivencia papéis quase que antagônicos. Enquanto de dia, é dona de casa, de uma casa sobre rodas ou de uma barraca que, na maioria das vezes, não possui a mesma comodidade de uma residência fixa, de noite ela, a estrela do picadeiro, doma feras e realiza façanhas que desafiam as leis físicas da gravidade. Quem a vê no espetáculo, dificilmente a reconhece no quintal do circo”.

Uma observação muito interessante da coordenadora é que os nomes dos circos revelam a predominância de um controle patriarcal, visto que a maioria dos circos possuem nomes masculinos, mas por outro lado, nos bastidores, esses mesmos circos são chamados pelo nome de suas proprietárias: Circo da dona Carola, Circo da dona Dália, Circo da dona Luzia etc”.

A Mulher do Circo
Local: Sala Olido - Centro Cultural Olido
Data: 26/09 às 18h
Duração: 120 min. Gratuito
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO
Centro Cultural Olido – Térreo e sobreloja
Av. São João, 473 – Centro
Funcionamento - Exposição
Segunda a Sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 20h.
Atendimento CMC:
Segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábado e domingos, das 13h às 20h.
Pesquisa ao acervo apenas com horário marcado
Telefone: +55 11 2899-7377 - E-mail: memoriadocirco@prefeitura.sp.gov.br






DE OLHO NA CENA ® 2015 - Todos os Direitos Reservados
. . . . . . . . . . . .

DE OLHO NA CENA BY NANDA ROVERE - TUDO SOBRE TEATRO, CINEMA, SHOWS E EVENTOS Sou historiadora e jornalista, apaixonada por nossa cultura, especialmente pelo teatro.Na minha opinião, a arte pode melhorar, e muito, o mundo em que vivemos e muitos artistas trabalham com esse objetivo. de olho na cena, nanda rovere, chananda rovere, estreias de teatro são Paulo, estreias de teatro sp, criticas sobre teatro, criticas sobre teatro adulto, criticas sobre teatro infantil, estreias de teatro infantil sp, teatro em sp, teatros em sp, cultura sp, o que fazer em são Paulo, conhecendo o teatro, matérias sobre teatro, teatro adulto, teatro infantil, shows em sp, eventos em sp, teatros em cartaz em sp, teatros em cartaz na capital, teatros em cartaz, teatros em são Paulo, teatro zona sul sp, teatro zona leste sp, teatro zona oeste sp, nanda roveri,

CRISOFT - Criação de Sites ® 2005
HOME PAGE | QUEM SOU | TEATRO ADULTO | TEATRO INFANTIL | MULTICULTURAL | CONTATO
CRÍTICAS OPINIÕES CINEMA
MATÉRIAS MATÉRIAS SHOWS
ESTREIAS ESTREIAS EVENTOS